Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    bom dia. estou divorciada há 9 anos e meio com um filho desse casamento.
    mais ou menos nessa altura foi dada a regulaçao do poder paternal, uma coisa muito simples porque na altura o pai do meu filho não queria dar-me o divórcio. ou seja, uma pensão de 100 euros mensais ao menor, regularizada segundo a inflação. não ficou mais nada escrito quanto a despesas com a educação, vestuário, saúde, etc. só no ano passado é que exigi ao pai que este pagasse metade das despesas escolares no inicio do ano lectivo e foi o que fez. Mas quando lhe pedi para começar a pagar metade das despesas de saúde do filho, por exemplo, idas ao dentista, enviou-me sms a dizer que nada disso está acordado. neste momento a pensão é de 117,33 euros ( em 9 anos aumentou 17, 33euros). O filho vai neste momento para o 8º ano e como todos sabemos a vida não está fácil.
    a minha duvida é quanto ao que devo fazer. exigir da parte do pai metade das despesas de saúde, vestuário , principalmente do futebol, etc?
    a pensão não é um valor ridículo tendo em conta que iniciou com 100 euros e só vai em 117,33 euros?
    devo pedir uma revisão no tribunal de família? sei que as custas são à volta de 600 euros o que também não é muito agradável já que serei eu a pedir a revisão.
    agradeço a vossa ajuda.
    muito obrigada
  2.  # 2

    Então porque aceitou apensão de apenas100€???
    Legalmente ele não tem de pagar mais nada! Paga se quizer.

    Pode tentar a revisão, mas devia ter pensado melhor era da 1º vez.

    Não é suposto os pais separados pagaram 1/2 dos custos da criança, mas sim dar uma ajuda nesses custos. Afinal um fica com a criança e o outro não.
    Pode parecer machista, mas infelizmente conheço muitos casos que os filhos são entregues à mão porque é a mãe , mas a mãe não tem meios para os sustentar, e o pai tinha e queria o filho....
    Se fosse comigo tambem não gostava da situação....
  3.  # 3

    aceitei essa pensão porque em 2002 parecia estar mais ou menos correcta e porque nunca consegui provar que o pai tem 2 empregos um dos quais que não declara às finanças. Mas 17 euros de aumento em 10 anos?!! Acha que o filho não cresceu e que não tem outro tipo de despesas?!
    o senhor está mal informado, legalmente ele tem de pagar metade de tudo o resto porque a pensão é só de alimentos! isso já estou eu bem informada, estava a evitar era mais um confronto em tribunal.
    o problema é que muitas vezes os pais não querem saber do filho, pensam que dando a pensão de alimentos o assunto está resolvido.
    Mas tal como o senhor também conheço casos nas circunstâncias que descreveu e louvo esses pais que lutam pelos filhos.
    Eu, graças a Deus, tenho bons meios para sustentar o meu filho mas ele também é pai e tem os deveres de pai tal como direitos ,e muito sinceramente é muito triste um filho, com a idade do meu, saber que o pai não quer pagar a consulta médica, que o pai simplesmente 'borrifa-se' se ele está bem ou não, se os testes lhe correm bem ou não, que nunca lhe telefona, que nem sequer os parabéns lhe dá, quando moramos a 500 metros.
    E é o filho que lhe manda uma sms a dizer para o vir buscar ao fim de semana, de 15 em 15 dias, porque o pai nem a isso digna-se a fazer.
    Espero que a sua situação seja menos triste. e obrigada
  4.  # 4

    Tem um local melhor para essas dúvidas: http://www.forumdivorcio.com/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria39
  5.  # 5

    muito obrigada pela atenção.
    • eu
    • 1 setembro 2010

     # 6

    Independentemente das questões legais, 117 euros por mês é de facto uma miséria.
  6.  # 7

    e este ano não houve actualização devido à taxa de inflação ser negativa, justificação dada pelo pai!
    o mais engraçado é que todos nós sabemos que tudo aumentou mas fiz uma pesquisa na net e é a verdadeira a justificação dele. Se a inflação for negativa o pai não tem de aumentar a pensão, que seria para aí de 2,50 euros(o que tem feito anualmente). Agora gostava de saber é como é que tudo aumenta e as pensões de alimentos se mantém?! Nao consigo perceber mesmo.
    Por isso a minha duvida quanto a pedir uma revisão...
 
0.0082 seg. NEW