Olá a todos, na sequência da minha pesquisa deparei-me com este interessante (e muito útil!!!!) fórum...
Estou neste momento num processo de venda da minha actual casa após o qual pretendo construir outra. Como são dois assuntos distintos vou abordá-los em tópicos diferentes.
Possuo uma vivenda geminada integrada numa quinta que está apalavrada para venda. Por sorte (ou não... veremos!) o comprador bateu-me à porta depois da indicação por parte de um amigo comum. Pensava colocar a casa à venda numa agência mas surgindo esta oportunidade poupo uns quantos euros, certo? Mas também arranjo algumas chatices...Para já as minhas dúvidas são:
A minha casa tem 8 anos, necessita de certificado energético para a escritura? se sim, quem pede e paga? Presumo que seja eu... Qual o valor usual para pedir de entrada? Qual o prazo usual para o contrato de promessa compra/venda? Como fazer com os pormenores incluídos na venda, electrodomésticos, acordos entre ambos, etc... descrever tudo no contrato de promessa? Em outro documento? qual... e qual a sua validade legal? O que deve ficar descriminado nesse contrato? Por exemplo lâmpadas, candeeiros exteriores, cortinados, etc.
Agradeço a quem me possa elucidar e já agora que esta discussão também sirva os interesses de mais alguém...
Porque já vi muitos filmes na vida, aconselho que gaste algum do que vai poupar com a imobiliária, com a contrataçao desse serviço a um advogado. O contrato promessa é um documento muito importante para usar "aquela minuta que vi na net"... E é um serviço usualmente pouco caro para nao ser tratado convenientemente e evitar muita chatice no futuro. Todas as suas questões se prendem com esse documento...