Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Dynamic444diga qual o travertino de que fala ou quer saber....(turco,brasileiro,romano,alemão,português,mexicano,do peru etc etc)


    O das fotografias que postou.

    Colocado por: Dynamic444era mais interessante o desafio,assim podia sentir,cortar,polir,colar,até cheirar...e ainda com alguma sorte (depende do empenho) trazer algumas amostras.


    Obrigado , mas eu conheço bem a pedra. E acho que é muito bonita.
  2.  # 2

    Colocado por: JoãoAmas eu conheço bem a pedra.


    qual delas??? e de onde??

    quais valores dela,da que gosta...(porosidade,resistência mecânica á flexão e compressão,resistência ao desfeaste e ao choque,absorção de água etc)
  3.  # 3

    Colocado por: Dynamic444qual delas??? e de onde??


    Conheço este! (foto)

    Colocado por: Dynamic444quais valores dela,da que gosta...(porosidade,resistência mecânica á flexão e compressão,resistência ao desfeaste e ao choque,absorção de água etc)


    Gosto do aparência da pedra, os valores ainda estou á espera que você os forneça... :)

    cumps
    •  
      MRui
    • 6 setembro 2010

     # 4

    Colocado por: P+V ARQo Colosseo e a Basílica de São Pedro são em travertino

    E o Terreiro do Paço é em lioz.
      image17.jpg
  4.  # 5

    Colocado por: MRuiDesign é uma coisa, material é outra. Se um grande "ícone" da arquitectura nacional se lembrar fazer uma bancada em esferovite, vamos utilizá-la em nossa casa? Seria interessante ver aqui relatos de pessoas que tenham bancadas em moleanos ou de outras pedras moles e macias. Essas pedras são bonitas, mas pouco recomendáveis para bancadas de IS.

    Aqui vai a minha experiência em pedras:
    No apartamento tinha duas bancadas em mármore muito comum e julgo que de preço acessível (não sei o nome- era esbranquiçado com uns laivos mais escuros acinzentados). Depois de catorze anos de uso continuava impecável.
    Na vivenda com 4 WCs usei nas bancadas (todas com dimensões superiores a 1,5m):
    1 - Quartzo compacto num tom idêntico ao chão - está óptimo.
    2 - Mármore creme marfil (lindíssimo!)- está ligeiramente manchado; são necessários alguns cuidados para não manchar.
    3 e 4 - Calcário vidraço (lindo enquanto novo). No WC que tem pouco uso, continua com bom aspecto mas são necessários cuidados para não manchar. Na suite está uma desgraça, todo manchado. Daqui a alguns anos vou ter de arrancar e por uma bancada em condições. Apesar dos avisos optámos por esta pedra são só pelo preço acessível, mas também pelo tom muito idêntico às paredes dos WC (rect. beije - Margrés).
    CONCLUSÃO: Nada como os compactos. Estão sempre impecáveis.
    • eu
    • 6 setembro 2010

     # 6

    Colocado por: lsobralCONCLUSÃO: Nada como os compactos. Estão sempre impecáveis.


    Está-se a referir a Silestone e outros produtos do género?
    • PatSil
    • 6 setembro 2010 editado

     # 7

    Colocado por: lsobralCONCLUSÃO: Nada como os compactos. Estão sempre impecáveis.


    nada como o vidro,fenólicos,ou o inox.....etc etc etc





    Colocado por: lsobralNa suite está uma desgraça, todo manchado. Daqui a alguns anos vou ter de arrancar e por uma bancada em condições.

    não tem fotos que possa mostrar??
  5.  # 8

    Uma pergunta para a discussão:

    Também estou a pensar em colocar na bancada da suite (com 2 lavatorios), uma pedra... e a que gosto mais é mesmo aquela Moleanos que se usa nas cantonarias....

    Lisinha, com impermeabilizante, e polida... aconselham para tal uso doméstico??

    Isto porque estou com dificuldades em encontrar um movel com 1,50 de comprimento com 2 lavatórios e que seja tb de preço acessivel....

    Marta
  6.  # 9

    As melhores soluções são as de lavatório integral, ou seja: em cerâmica, ou, em grés, lavatório e bancada em peça única. É muito mais higiénico, não tem juntas de silicone a alojar fungos. Há no mercado estes lavatórios com medidas até 140 cm. simples e duplos.
    • PatSil
    • 7 setembro 2010 editado

     # 10

    Colocado por: Arcilio SousaHá no mercado estes lavatórios com medidas até 140 cm


    conheço até 297cmt..duplos ou mais
  7.  # 11

    Eu tenho vidro, travertino e granito!! :)


    Coisas da Casa
    • becas
    • 7 setembro 2010 editado

     # 12

    A minha experiência (16 meses de uso):

    - casa de banho das filhas - bancada melamina branca
    - WC "social" - bancada em folheado de sucupira
    - casa de banho da suite - bancada em mármore de Estremoz.

    Para já, não me arrependo de nenhuma das 3 opções. O efeito estético é muito bonito e não há manchas ou "acidentes" a reportar.
      013 (Small).JPG
      007 (Small).JPG
      012 (Small).JPG
  8.  # 13

    Também estou a pensar em colocar na bancada da suite (com 2 lavatorios), uma pedra... e a que gosto mais é mesmo aquela Moleanos que se usa nas cantonarias....

    Lisinha, com impermeabilizante, e polida... aconselham para tal uso doméstico??


    Se estiver a falar do moleanos que normalmente é aplicado nas cantarias, eu não recomendaria. Contudo, existe moleanos rijo, de qualidade muito superior e com preço a acompanhar um bom mármore. Se gosta desses tons cremes, veja o crema marfil, que é uma pedra que quando resinada e polida, apresenta um resultado final muito interessante.

    Discussões à parte sobre os travertinos, tanto a Dynamic444 como outros intervenientes têm razão. Os dados do e-geo são sobre testes realizados à pedra, na sua forma brutal e sem acabamentos, sendo altamente desaconselhado a sua aplicação em obras de IS. Até o trabalho do ladrilhador é inglório, porque normalmente são pedras "podres", que quebram com facilidade... (daí, na face de aplicação terem rede de fibra de vidro e resina). As imagens apresentadas pela Dynamic444 são na sua maioria (pareceu-me haver uma que por fora era em bruto) pedra que passaram por um processo de "enresinamento".
    Isto consiste em aplicar uma camada de resina sobre uma das faces da pedra, sendo posteriormente polida (ou aplicado outro acabamento, mas é o polimento que faz sentido). A resina, depois de seca apresenta elevados níveis de estanquidade e reduzida/nula absorção de água. Garante também um incremento considerável na resistência da pedra.

    Eu apliquei numa das casas de banho um tampo com 90cms. O travertino resinado, é uma boa pedra para aplicação nos WC, bancadas, etc... Já não é, por exemplo, recomendado para exteriores. Aí deve ser aplicado na sua forma natural, deixando as preocupações de isolamento/estanquidade de infiltrações para outros materiais... :)


    Coisas da Casa
  9.  # 14

    Colocado por: MRui
    Pedras duras (mármore, granito, lioz, etc.). Evitar pedras moles, tipo moleanos.


    Acho que o mais aconselhado seria granito. Lioz absorve mt água e lixo a pedra escurece absorve impurezas, além do mais é uma pedra muito fissurada. Para WC apenas é usada por questões estéticas porque se dependesse da prática, durabilidade, na minha opinião está completamente desaconselhada.

    Dentro do granito existe grande variedade de cores/tonalidades etc... Depende do chão, dos móveis etc
  10.  # 15

    Para aqueles que usam travertino resinado ou não resinado, etc... Só lhes posso dizer que com o tempo irão ter problemas. Uma coisa é a pessoa querer uma coisa esteticamente com impacto e bonita é claro que os mármores oferecem maior variedade nesse "quesito" mas para quem é prático e quer durabilidade e segurança o granito é a melhor opção. Existem várias tonalidades também e garantem mais segurança! Para quem tem dinheiro para fazer remodelações na casa de x em x anos então se quiser colocar mármore tudo bem...
  11.  # 16

    Lioz absorve mt água e lixo a pedra escurece absorve impurezas, além do mais é uma pedra muito fissurada


    Princípio de resposta errado. Já cometeram o mesmo erro ao falar do travertino, mas ninguém percebeu o que a Dynamic queria dizer quando perguntou qual o travertino... Eu faço-lhe a mesma pergunta, qual o Lioz??

    É que arranjo-lhe desde os 10€m2 até aos 200€m2.... Quer do fissurado ou do bom?

    Coisas da Casa
  12.  # 17

    Colocado por: AdrianoP

    Princípio de resposta errado. Já cometeram o mesmo erro ao falar do travertino, mas ninguém percebeu o que a Dynamic queria dizer quando perguntou qual o travertino... Eu faço-lhe a mesma pergunta, qual o Lioz??

    É que arranjo-lhe desde os 10€m2 até aos 200€m2.... Quer do fissurado ou do bom?

    Coisas da Casa


    Também tenho experiência na área aliás é o meu dia a dia. O Lioz seja ele qual for não garante a qualidade que a maior parte dos granitos conseguem. Qualidade no sentido de molhar, acumular sujidade, limpar e manter o mesmo aspecto durante mais tempo. Não entendo a confusão que está a fazer... Não importa até poderia custar 500 euros não é o preço que aumenta ou diminui a qualidade. Se for por essa via tem mármores a 600 ou mais euros m2 e são todos fissurados com cola, mas que são usados porque são mármores exóticos que conseguem um visual de acordo com o que o designer/arquitecto/decorador quer.
  13.  # 18

    ó Portugal, mas também não existem granitos "podres" e fissurados?? Quer comprar um Lioz, com um Lioz abancado, com um St. Florient ou com um lioz de topo da camada desse bom para escacilhar??

    Não importa até poderia custar 500 euros não é o preço que aumenta ou diminui a qualidade.


    Não é? Então há-de explicar o que influencia o preço do Lioz...
  14.  # 19

    Colocado por: AdrianoPó Portugal, mas também não existem granitos "podres" e fissurados?? Quer comprar um Lioz, com um Lioz abancado, com um St. Florient ou com um lioz de topo da camada desse bom para escacilhar??



    Não é? Então há-de explicar o que influencia o preço do Lioz...


    Caro Adriano eu sei que quer sustentar a sua resposta em relação ao Lioz de boa qualidade que se refere, MAS se o senhor trabalhar na área como suponho sabe muito bem que os granitos na sua grande maioria são mais resistentes que o mármore e afins... Claro que há granitos mais macios... mas são excepções.

    Vc encontra granitos mais compactos e resistentes do que mármores é ou não verdade? E se for comprar um Lioz dos bons como diz já foge ao orçamento de muita gente...


    Quanto à minha referência de que não é o preço que define a qualidade eu referia-me que imagine um concorrente seu que lhe dá na telha de "carregar" o m2 de determinado material e dizer este é um material mt bom! Foi apenas um exemplo concerteza que em mts casos o preço caro corresponde a um bom material mas ha alternativas mais baratas e de qualidade superior.

    Repare que aprecio mt o lioz e todo o tipo de mármores nacionais e acho que se deve promover o que é nacional mas sou mt prático e olho a promenores como durabilidade/manutenção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardojss
  15.  # 20

    Portugal, o que eu lhe queria dizer, é que quando diz que um travertino e/ou Lioz não servem para bancadas de IS, não é verdade.

    Porque existem diferentes tipos da mesma pedra, com características muito distintas. Quer seja lioz, granito, travertino, pedra de calçada ou pedra no sapato.

    Por exemplo, eu tenho lioz em casa (não está aplicado em bancadas) que é superior a um qualquer granito évora polido. Mas nem tem comparação. É mais fácil um granito manchar com água do que um lioz de qualidade (pedra a 2 cms com preço de chapa a 25€m2, por exemplo).

    Granitos bons para bancadas, existem muitos. Mas são caros!!! Não é qualquer granito, tal como não é qualquer lioz, tal como não é qualquer travertino!! :)

    Coisas da Casa
 
0.0259 seg. NEW