Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos. Sou do Algarve, da zona de Lagoa.
    Vou construir uma casa e gosto de fazer o esboço do que quero antes de entregar ao arquitecto.
    Gostava de partilhar convosco e também pedir as vossas opiniões sobre o esboço.
    O lote tem 400m2, aproximadamente 18m(frente) e 22m(lateral), não tem declive, a frente da casa fica voltada a Este e situa-se numa urbanização.
    Tentei poupar espaço, as áreas não são grandes, para que a construção não seja muito dispendiosa (tendo em conta os preços do m2), a minha possibilidade é no total aproximadamente 170m2, gostaria da casa de estilo tradicional, simples, acolhedora e funcional. Não vou construir garagem.

    Hoje já fiz outra alteração ao esboço que vos apresento, aumentei a largura da sala de estar 1m, fica com a mesma largura da sala de jantar, pois pensei que estava muito pequena.

    Agradeço desde já os vossos comentários.
    Cumprimentos
      casa 111.jpg
  2.  # 2

    O primeiro andar
      casa 111 primeirop andar.jpg
  3.  # 3

    Não cumpre com o DL 163/2006. A relação entre a cozinha e a sala de jantar não é das melhores. E tem mau feng-shui.
  4.  # 4

    Além de ter uma mesa do tamanho de um lava loiça o "esboço" (que mais parece projecto quase feito!) não cumpre RGEU e Acessibilidades...pelo que as alterações vão alterar o que já tem.
    Ao nível da distribuição espacial troque a cozinha pelo quarto a cozinha deve ficar mais perto da entrada mas não exposta!
    O investimento que vai fazer numa casa não se limita á distribuição espacial .... se assim for fica prejudicada!

    cumps
  5.  # 5

    caramba...

    (não consigo dizer mais nada)

    pode ser que me recomponha do susto e já comente...

    cumps

    gnuno.torres
  6.  # 6

    AugstHill, vou procurar o DL, quanto ao feng-shui, podia-me dar umas dicas, como melhorar? quais as regras para um bom feng-shui numa casa? é que não tinha pensado nisso.

    Rui por favor não considere a mesa, nem restante mobiliário, fiz o esboço no programa 3DHA "(3D Home Architect Design Suit Deluxe 8)" mas poderia ter feito à mão. Vou pesquisar sobre RGEU e Acessibilidades só por curiosidade, pois isso o profissional que vou contratar logo fará (espero eu).
    Obrigada pela dica do quarto pela cozinha, vou falar com o marido.

    Obrigada a todos
  7.  # 7

    gnuno.torres
    susto porquê?
    • A.M
    • 3 setembro 2010

     # 8

    aqui vai a minha opinião...

    acho que as áreas se fossem um pouco maiores não se iria arrepender ,isto no piso 0, não sei se tem ideia de jantar sempre na sala de jantar?ou quando a pretende usar!eu como pretendo jantar na cozinha quase sempre e ter a possibilidade de receber alguém, desde que não seja em numero exagerado na cozinha, prefiro uma cozinha grande, se fosse, eu eliminaria o quarto que é muito pequeno e ajustava as áreas de maneira a ficar com uma boa cozinha ,ai no mínimo 25m2, agora no seu caso talvez precise de 4 quartos!!

    no piso 1, não há muito a dizer, penso que os quartos também não sejam muito grandes, na suite se pretende colocar um closet, era mais pratico se tivesse passagem directa para o WC.

    Mas cada um tem de ajustar os projectos ás suas necessidades, gostos e possibilidades.

    Cumprs.

    A.M
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Petra.M
  8.  # 9

    A.M gostei muito do seu comentário. Para já somos 3 em casa e gostaria de fazer do quarto no piso 0 escritório, mas mais tarde poderei necessitar do quarto, gostaria que ficasse como reserva.
    Penso jantar na cozinha e quando recebesse visitas sala de jantar. A sala de jantar está um pouco longe, não sei bem ainda como fazer.
    No 1º andar, passagem directa para o WC, de onde? desculpe não percebi.

    O que acha se pusesse a cozinha na frente da casa em vez do quarto? Onde é que é mais aconselhado colocar a cozinha numa casa? eu tinha pensado nas traseiras pois vou fazer lá um pequeno jardim-zona de lazer.

    Cumprimentos
  9.  # 10

    Gostava de saber se alguém usou downlights (em tectos falsos) que tipo usaram e qual a experiência. Gostaria de uma solução que fosse económica (poupadora de energia) e que iluminasse bem o Hall e talvez a sala.

    Vi na net estas imagens e gostei.
      down.jpg
  10.  # 11

    Talvez seja isto. Queria maiores que as lâmpadas de halogéneo, que penso gastarem mais energia.
      164070downl.jpg
  11.  # 12

    olá Perta.M

    já me recompuz (estava a brincar tive que ir trabalhar que a minha vida não é só fórum)

    responda lá aqui aos foristas que vão comentar uma coisa: esta casa é no algarve mas é a sua primeira habitação certo?

    Isto é importante para se perceber o tipo de vivência das pessoas.

    Agora em relação ao meu susto pessoal, vou tentar fazer as perguntas que gostava que fizesse lá em casa. Isto não são criticas são apenas as questões que deveriam ser respondidas de forma a justificar esta organização e não outra. Vamos começar por onde? Comece pela entrada

    - será normal ter um quarto perto da entrada (um quarto é uma área intima)? Aquele quarto no rés do chão faz sentido enquanto zona polivalente que numa altura de mais idade pode vir a ser necessário. Mas será que está melhor ali do que estaria por exemplo uma cozinha ou a garagem?

    -os halls? não terão área a mais para uma casa tão pequena? Quer poupar em m2 comece por poupar nas zonas de transição. Existem diversas formas de articular uma habitação e quanto menos corredores e halls tiver melhor.

    - e a sala de jantar? será que precisa mesmo de uma sala de jantar? e se precisa, ela não pode estar incluída na sala ou ser comunicante com a cozinha de forma a pertencer à cozinha e a ser um prolongamento da mesma?

    - e a dispozição da cozinha? tire uma coisa do frigorífico para a lavar e depois leve-a para a preparar e depois meta-a a cozinhar? já pingou a cozinha toda não já? E a iluminação? Fala num jardim atrás mas já viu que apenas abre uma porta para esse jardim?

    - então e a sala de jantar comunica com esse jardim mas a sala principal não? Não seria preferível a sala ser só uma e maior e ter comunicação para a frente e para as trazeiras?

    - organização da casa de banho do piso de baixo… reconsidere por favor as dimensões da mesma e a abertura directa para a bacia da retrete… é tão desagradável essa vizão ser a primeira a quem entra na casa de banho não concorda?

    - as escadas… creio que um arquitecto lhe resolve a questão das escadas que estão pessimamente integradas mas pense ao menos se não seria tudo mais uniforme e organizado se estivessem alinhadas algumas das portas e dos vãos e se pudesse uniformizar portas e janelas… mas o arquitecto resolve isso.

    - subindo lá temos nós mais um hall e … uma varanda comum? Já pensou quantas pessoas usam uma varanda comum que também dá para o quarto (quarto esse que nem é o principal??

    - mais uma vez, as proporções da varanda e do hall das escadas soa a exagerado tendo em conta a área dos quartos. Atenção à área dos quartos que é menor tendo em conta que não descontou os roupeiros (esses quartos são mínimos se a casa tiver uma vivência diária) onde vão estudar os seus filhos? Brincam e estudam na sala?

    - e depois vem o quarto com as portas a abrir para dentro do quarto… já pensou que o closet poderia ser comunicante com um roupeiro na zona da entrada do quarto? E que essa zona não precisa de porta e serve de antecâmara do quarto? E que essa mesma antecâmara já da para a casa de banho da suite? Já viu como acabamos de poupar uma porta? 

    - Aposte num quintal mais rico e em menos zonas de varandas ou então procures estudar melhor o enquadramento dessas varandas

    - Pondere uma zona de arrumos no piso 1 que seja comum aos três quartos ou então um roupeiro comum.

    - Veja que alçados resultam dessas duas plantas. Será que gosta?

    Espero ter levantado duvidas pertinentes que a levem a reflectir sobre essa planta.
    Atenção que não falei em questões estéticas nem do meu gosto pessoal. Falei de questões funcionais e de questões que podem levar a que a obra ate fique mais barata.

    Espero ter ajudado a baralhar :)
    Cumprimentos

    gnuno.torres

    (se precisar de ajuda vá postando alterações)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Petra.M
  12.  # 13

    Colocado por: Petra.MOnde é que é mais aconselhado colocar a cozinha numa casa?


    é só pensar um pouco! :)

    Quer atravessar toda a casa para ir com as compras a pingar pela casa?
    Quer entrar e ver um quarto?
    Quer ter ligação da sala para zona de jantar ? Porque é que para fazer isso ainda passa pelo hall de entrada da casa?
    Gosta de gastar 10 000 euros num corredor? Para que?
    Porque é que a porta de entrada tem que ser na fachada virada para a rua e ao centro? é greco-romana?
    Porque.....?
    Porque......?

    É só pensar !
    Mas como lhe disse no post anterior uma casa só pensada na distribuição espacial é muito pobre!!

    cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Petra.M
  13.  # 14

    Rui, simplesmente adorei os seus comentários!!! as suas dicas são muito construtivas e úteis, vou repensar novamente e espero em breve colocar novo esboço.
    Só para saber mais da minha realidade, eu vivo no Algarve, vai ser a minha primeira morada, actualmente vivo num T1 com pouco mais de 60m2, (22m2 sala, 11m2 cozinha, 5m2 wc, 12m2 quarto, arrecadação e hall), até agora estava bem no T1, mas agora que somos 3 um só quarto é apertado. Já tinha o lote e decidimos construir.
    Muito obrigada mais uma vez.

    Cumps
  14.  # 15

    Petra.M

    Quando falei em pobre não me refiro a dinheiro!
    Estou a falar das relações que podem existir num projecto essas é que podem ser mais "ricas".. se forem pensadas noutras questões!

    cumps;)
  15.  # 16

    gnuno.torres, as suas dicas foram fantásticas!!! fiquei impressionada com as coisas que me tinha esquecido de considerar, os meus mais sinceros agradecimentos pela atenção dispensada, em breve darei noticias do desenrolar das ideias.
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gnuno.torres
  16.  # 17

    Rui, eu percebi, agora dificil é por em prática, mas eu gosto de fazer esboços, por isso é que ainda não entreguei a um profissional, antes quero pensar bastante em cada canto da casa, mesmo que depois, me mudem tudo...espero que não, mas vou tentar melhorar :)
  17.  # 18

    Voltei a fazer novo esboço ainda antes de entregar ao técnico.
    Gostaria de contar com as vossas opiniões.

    Deixo as áreas:
    R-Chão
    Sala: (4,5x7,5) 33,75m2
    Quarto ou Escritório: (3,5x4,15) 14,5m2
    Cozinha: (3,4x5,4) 18,4m2
    WC: (2,3x3) 6,9m2
    Arrecadação: (1,7x2,1) 3.5m2
    Hall: 10m2

    1º Andar:
    Quarto Frente: (3,5x3,4) 11,9m2
    Quarto Sul: (3,6x4,5) 16,2m2
    Quarto Trás: (4,3x3,4) 14,6m2
    Wc Suite: (2,1x2,1) 4,4m2
    Closet: (2,1x1,8) 3,8m2
    Wc: (3x2) 6m2
    Hall: 6,6m2
      Piso0.jpg
  18.  # 19

    1Piso
      Piso1.jpg
  19.  # 20

    Frente
      frente.jpg
 
0.0183 seg. NEW