Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Gostaria de ter os Vossos prezados comentários e sugestões a esta questão.

Por forma a maximizar o potencial de vista panorâmica (há uma construção em frente) e usar a cobertura plana ara fazer jardim e lounge estou a pensar planear a zona privada (quartos) no piso do r/c (entrada) e a zona social (salas, cozinha,....) no 1º piso.

Vantagens ? Desvantagens ? Inconvenientes ?

Ob.

A.
  2.  # 2

Em que piso se faz a entrada para a casa?
    Isto é tudo muito vago, tem de especificar melhor.
  3.  # 3

A entrada será pelo r/c (onde ficariam os quartos).

Se fizer ao contrário vou ter uma ótima vista dos quartos, isto é, das 23h00 as 7h00.............
    • eu
    • 7 setembro 2010 editado

# 4

Não faça a casa em função das vistas, porque a partir do primeiro mês vai ignorar completamente as vistas.
  4.  # 5

Então, você chega a casa sobe ao 1º andar para fazer o jantar, janta, está pela sala e depois desce para dormir. De manhã, sobe para tomar o pequeno almoço e volta a descer para ir trabalhar. A menos que ande a fazer dieta, não me parece muito prático. E mesmo ao contrário, vai ver que se farta de subir e descer escadas rapidamente.
  5.  # 6

A moradia terá elevador o que reduz o "incoveniente" exercício físico. Em relação ao número de movimentos nas escadas não me parece muito diferente da situação oposta - zona privada no primeiro andar. Senão vejamos:

i) Opção zona privada na r/c

Entrar pela garagem da cave ao final do dia

Subir aos quartos - 1 piso
    Subir à zona social (jantar, estar,...) - 1 piso
    Descer aos quartos (dormir) - 1 piso
    Subir à zona social (pa) - 1 piso
    Descer à garagem para sair - 2 pisos
    Total: subir e descer 6 vezes

ii) Opção zona privada no piso 1

Entrar pela garagem da cave ao final do dia

Subir aos quartos - 2 pisos
    Descer à zona social (jantar, estar,...) - 1 piso
    Subir aos quartos (dormir) - 1 piso
    Descer à zona social (pa) - 1 piso
    Descer à garagem para sair - 1 piso
    Total: subir e descer 6 vezes

Para além disso convêm relembrar que a casa terá na cobertura plana (lounge / jardim panorâmico) que me parece fazer mais sentido estar junto à zona social e terá na cave piscina coberta e ginásio que me parece fazer mais sentido estar junto aos quartos.

Mas agradeço mais comentários / ideias / sugestões.

Abraço

A.
  6.  # 7

Então quando receber visitas, elas vão dar um mergulho, depois começa o futebol ou querem jogar uma wii, sobem até ao 1º andar para irem à sala, como deve ter um jardim, depois os miudos chamam para irem brincar, e voçe desce até ao jardim, depois o churrasqueiro de serviço pede uma cerveja e sal, e alguem tem de ir subir ao 1 andar para ir á cozinha buscar o combustivel para o churrasqueiro.

Depois se resolverem almoçar dentro de casa porque lá fora até nem está muito agradável toca de subir com as carnes ou peixes lá para cima, mas ainda ficou uns pecaços de entrecosto na grelha então toca de descer para ir virá-los e subir novamente para continuar o repasto, espera já devem estar grelhados toca a descer para ir buscar o entrecosto, toca a subir para levar o resto do repasto.... ufa já estou cansado
  7.  # 8

E não consegue fazer uma escadinha pelo exterior para precaver este cenário referido pelo hviegas?

Eu tive a ver uma casa em que a Sala , a cozinha estavam um nivel acima do jardim (a garagem estava ao nivel do jardim).

E o que fizeram foi uma escada por fora, de acesso à varanda
  8.  # 9

Colocado por: AnjoperedA moradia terá elevador o que reduz o "incoveniente" exercício físico

Não foi o que perguntou mas...tem ideia quanto custa ter um elevador privado em casa???
  9.  # 10

Colocado por: pipocas4

Não foi o que perguntou mas...tem ideia quanto custa ter um elevador privado em casa???

O que é que isso interessa, se calhar pode ter algum familiar com problemas de locomoção para alem do mais se ainda vai ter piscina interior e ginásio se calhar não vai estar muito preocupado com quanto custa um elevador, quem pode pode, mai nada.
  10.  # 11

Colocado por: hfviegas

O que é que isso interessa, se calhar pode ter algum familiar com problemas de locomoção para alem do mais se ainda vai ter piscina interior e ginásio se calhar não vai estar muito preocupado com quanto custa um elevador, quem pode pode, mai nada.

Na minha opinião, quem pode, não projecta uma casa de cave, r/c, e 1º andar e jardim no terraço, mas faz tudo isso a nível térreo, mas isso é só a minha opinião, como já disse...
  11.  # 12

máquina de lavar roupa do 1ª andar, secar roupa no R/C, se é isto você bem vai precisar de um elevador ou uma mulher a dias bastante jovem
  12.  # 13

Boas
    Na minha opinião vai ter mais desgaste nas escadas, elevador.
    A nivel do consumo de energia pode despender um pouco mais , mas não se torna significante ao fim do mês ( se tiver as luzes ligadas á noite quando tiver visitas vai ter a luz do Hall ligada ( R/C) assim como as das escadas ( sala 1 piso) ao contrário só as do Hall (sala R/C).
    Tem que carregar as compras ( leite, água e outros ) para o 1 Andar, apesar de ter elevador ( + consumo energia).
    A zona dos quartos pode ser mais humida (R/C).
    Para já lembrei-me disto, mas a casa é sua e pode fazer como bem entender (desde que respeite as regras).
    Saudações
  13.  # 14

Não me parece uma ideia descabida. Já estive num duplex em que a entrada se fazia pelo andar dos quartos, desci para a área social e não achei nada de estranho (nem metia confusão a quem lá morava). Também sei que há vivendas em que, devido ao desnível do terreno, se entra pela zona dos quartos. Tudo depende das vivências da família...
  14.  # 15

Colocado por: becasdesci para a área social e não achei nada de estranho

Nesse caso, embora se entrasse pelo andar dos quartos, a área social estava no piso inferior.

A mim entrar pela zona dos quartos tb não me faz confusão nenhuma, a moradia que estou a comprar tem a porta de entrada junto aos quartos, e a sala e a cozinha na parte traseira, portanto,zona de quartos na parte da frente e zona social na parte de trás.
    • P+V
    • 8 setembro 2010

# 16

Colocado por: euNão faça a casa em função das vistas, porque a partir do primeiro mêsvai ignorar completamente as vistas.

tretas
  15.  # 17

Não faz sentido estarmos a falar em abstracto. Se o Anjopered puder disponibilizar algum elemento grafico, talvez possa ser ajudado.
    Assim é difícil, e isto não passa de meras "bocas"
  16.  # 18

Não sou arquitecto, mas sou curioso, e gosto de viajar (tanto fisicamente como por livros ou pela web).... e parece-me que falta aqui alguma abertura de espírito.
    Se as vistas de facto valerem a pena (e a ideia de um jardim+lounge na cobertura parece-me fantástica, parabéns), haverá de certo maneira de conciliar com os aspectos práticos. Parece-me um desafio, mas um ótimo desafio.

Abraço
  17.  # 19

A vista do primeiro andar e da cobertura é (será) simplesmente deslumbrante (por cima das construções existentes). Rio e Mar a 270º. A vista do r/c é "bastante razoável" a nascente e sudeste, muito limitada a sul e sudoeste (existem três construções em frente) e algo limitada a poente.

Claro que se comprei este terreno (o único disponível na zona) é para usufruir das vistas.

O que vou ter que encontrar é Arq. com "vistas largas" .....

Abraço,

A.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P+V
    • P+V
    • 8 setembro 2010

# 20

Caro Anjopered, assim é que se fala!

0.0200 seg. NEW