Iniciar sessão ou registar-se
    • altar
    • 6 setembro 2010 editado

# 1

Somos um agregado de 4 pessoas e ando exasperado com a minha factura de energia de 70 euros mensais... ou às vezes mais

Tenho uma potência contratada de 6.9kVA e pretendo alterar para 4.6kVA em tarifa bi-horária ( semanal )

será que aguenta tendo eu os electrodomésticos comuns a uma casa mais o facto de ter uma placa de indução ? esta placa tem 7200W

há dias mudei as minhas lâmpadas todas de halogénio ( tipo foco ) para as LEDs de 5W e 3W, eu tinha no total 1400W só dessas lâmpadas...logo a redução foi drástica
  1.  # 2

Não altere a potência. Vai ser insuficiente, se tiver uma maquina de lavar e a indução em simultâneo. e depois como vai ligar qq aparelho de aquecimento/ arrefecimento?!.

A Tarifa bi-horária só compensará se fizer uso da energia no horário de vazio. (simule o seu perfil de consumo no site da EDP)

alterand todas as lampadas de halogeneo por LEDs, ou mesmo fluorescentes compactas, já irá poupar na factura mensal.
  2.  # 3

Colocado por: altarSomos um agregado de 4 pessoas e ando exasperado com a minha factura de energia de 70 euros mensais... ou às vezes mais
    Colocado por: altareu tinha no total 1400W só dessas lâmpadas
    Pois...

Colocado por: altarhá dias mudei as minhas lâmpadas todas de halogénio ( tipo foco ) para as LEDs de 5W e 3W, eu tinha no total 1400W só dessas lâmpadas...logo a redução foi drástica
    Se mudou há dias.... vai ter de esperar pelas próximas facturas para comprovar que agora está a consumir menos....

Colocado por: altarTenho uma potência contratada de 6.9kVA e pretendo alterar para 4.6kVA em tarifa bi-horária ( semanal )
    E faz muito bem....
    O preço da tarifa de potência é o mesmo (quer seja horário normal ou bi-horário) e, sendo bi-horário, sempre tem períodos em que o custo KW/h seja quase metade.
    E só com 4,6KVA consegue trabalhar com a placa e outros electrodomésticos (atenção ao inverno, com os aquecedores e afins....)? Se calhar não....

Agora, convém também mudar hábitos:
    - desligar as luzes/aparelhos sem que estejam a ser úteis
    - continuar a substituir lâmpadas incandescentes por outras de baixo consumo
    - utilizar os eletrodomésticos de grande consumo nos horários de vazio

Colocado por: Pedro BarradasA Tarifa bi-horária só compensará se fizer uso da energia no horário de vazio. (simule o seu perfil de consumo no site da EDP)
    Como agora (já há algum tempo....) a taxa de potência é o mesmo (quer seja bi-horário ou não), o bi-horário ompensa sempre.... ;-)
    • jma
    • 6 setembro 2010

# 4

não será bem assim porque, se é mais barato no horário em vazio, no restante horário é mais caro que a tarifa normal... é necessário fazer contas... pode não compensar ou a diferença ser tão curta que não compense a "mudança2 de hábitos...
    • altar
    • 6 setembro 2010 editado

# 5

Colocado por: jmanão será bem assim porque, se é mais barato no horário em vazio, no restante horário é mais caro que a tarifa normal... é necessário fazer contas... pode não compensar ou a diferença ser tão curta que não compense a "mudança2 de hábitos...

A diferença é muito pouca, a simples paga sempre 0,1285 e a bi-horária paga 0,1382 nas horas de ponta

o problema talvez esteja no aluguer do contador e/ou da potência contratada, ou seja, eu pago 10 euros só disso

quanto é que se paga pelo contador/potência de 6.9kVA em tarifa normal ? os 10 euros também ?

alguém tem placa de indução com 4.6kVA ?

depois existe a edpSU e a edp5D....valerá a pena mudar para a edp5D ? a diferença parece-me tão mínima...
  3.  # 6

Como disse acima, o encargo de potência para bi-horário e simples tem o mesmo valor (de alguns meses para cá). Ver aqui.
    Ou seja, para 6,90KVA, o valor é de 9,97€, quer seja simples ou bi-horário.

No meu caso, a EDP 5D não compensa monetariamente (é fazer as contas para o seu caso).
    No entanto, a nível ecológico, a EDP 5D garante que a electricidade consumida por si provém de fontes renováveis.
  4.  # 7

Estive a ver as tarifas novas da EDP e agora não há diferença no encargo fixo, mas para compençar, a electricidade ficou mais cara na bi-horaria (8% na Hora não vazio). Agora o vazio fica 58% mais barata do que na tarifa normal.

Se fiz bem as contas isto está melhor, basta gastar 15% em periodo vazio para não perder dinheiro, a partir dai é sempre a poupar. Com 40 % em vazio poupa-se 12%, ou seja 100€ passa a 87€
  5.  # 8

acho que uma boa gestão acaba por compensar o bi-horário, o problema é que é preciso contratar uma mulher a noites :)

já vieram a mudar a potência para 4.6kVA...e estou para já muito satisfeito

- a placa de indução a funcionar
    - 2 TVs ligadas em simultâneo

e aguentou-se bem, e já aguentou com o micro-ondas também em simultâneo....

poupo aí uns 4 euros só de mudar de 6.9 para 4.6, mais as luzes todas que foram mudadas para 5W e 3W....devo poupar aí uns 10 euros na factura, o que a longo prazo é muito bom. Ainda demoro a ter o retorno do investimento, mas acho que vai valer a pena
    • jmcr
    • 13 setembro 2010

# 9

boas,espero que tenha mais sorte que eu pois as lampadas de leds que comprei foram extremamente caras e no final so duraram um ano
    •  
      FD
    • 13 setembro 2010 editado

# 10

Há cuidados com os aparelhos em standby e demais coisas ligadas sem serem utilizadas (carregadores, etc.)?
    • eu
    • 13 setembro 2010

# 11

Colocado por: jmcrboas,espero que tenha mais sorte que eu pois as lampadas de leds que comprei foram extremamente caras e no final so duraram um ano

Qual era a marca dessas lâmpadas?
    • altar
    • 16 setembro 2010 editado

# 12

ora eis então mais umas novidades sobre este tema que abri

------------------

Agora recebi outra factura, como eu disse eu tenho facturação mensal

no mês passado foram quase 70 euros....o que me levou a medidas drásticas :

- retirei todas as lâmpadas de halogéneo de 50W cada num total de 1400W
    - reduzi a potência contratada para 4.6kVA ( mesmo tendo placa de indução e arca congeladora e o resto que é normal e comum )

o valor da factura é pouco mais de 4 euros :D

acertos, pelo que entendi na factura, eu estou nesta casa há poucos meses

bem, já me dá para cobrir o investimento que fiz nas lâmpadas e para o próximo mês já me dá para ter uma ideia do que poupo

a minha experiência com uma potência de 4.5kVA :

em simultâneo e sem problemas :

- placa de indução com duas bocas a funcionar em potência quase máxima ( 7 num máx de 11 )
    - forno a cozinhar em 200 graus
    - arca frigorífica
    - frigorífico
    - 1 TV de baixo consumo

nesta configuração liguei a TV da sala e foi a luz a baixo, mas estou espantado com o que aguenta....para quê 6.9kVA ???? fui burro durante muito tempo. Eu tenho um T3 com terraço, 4 pessoas, todos os electrodomésticos e coisas de entretenimento que se possa imaginar numa família da classe média....e é suficiente :D

nesta factura deu para ver que poupo aí uns 4 euros pela mudança da potência, mais aquilo das lâmpadas e uma gestão mais cuidada no bi-horário....acho que consigo poupar à vontade uns 10 euros mensais
    •  
      FD
    • 17 setembro 2010

# 13

E tem comunicado os consumos ou as facturas são todas por estimativa?

0.0182 seg. NEW