Boa tarde, O meu pai faleceu em 1998 (eu, a minha mae e o meu irmao ficamos os herdeiros) tinhamos um terreno mas que nunca tinha sido registado. Fomos as finanças e fizemos tudo direito e ficou registado terreno para construção onde a avaliação foi de 32.000,00 (carta recebida das finanças posteriormente). Em 2008 vendemos o dito terreno por 50.000,00 - agora a minha mae (cabeça de casal) recebeu uma carta das finanças a dizer que a avaliação é de 97.200,00 e temos 10 dias para contestar a avaliação. O meu irmao foi as finanças dizer que ja tinhamos vendido o terreno em 2008 e pediram-lhe logo alteração ao IRS. Eu e a minha mae não temos feito o IRS pois eu estou desempregada e ela é pensionista e não atinge o valor de 6000,00. O Sr. das finanças diz que o valor para mais-valia, conta o valor da avaliação e não da venda, o que a nivel de IRS irá dar um valor muito alto a pagar. Não reeinvestimos mas já estou preocupada pois andei a governar-me com a verba que recebi e agora não vou ter como pagar. Gostaria que alguém me ajudasse como se fazem realmente essas contas e se é efectivamente o valor da avaliação actual que conta. Obrigado