Estou em vias de colocar a minha casa a arrendar e gostaria de saber como me posso proteger ao máximo no contrato de arrendamento contra eventuais inquilinos não pagadores.
Neste momento estou ainda a pagar emprestimo nesta casa mas não dispus de crédito bonificado (coisa que penso ser vantajosa neste caso).
Quero alugá-la mas como já ouvi muitas histórias de inquilinos que não pagam e se perpetuam numa casa que não é sua e a qual não pagam a renda a minha questão, muito simples é, como no contrato me posso precaver duma eventual situação dessas.
O aluguer será anunciado por uma imobiliária (eles pedem IRS, fiadores, etc) e gostaria de saber o que poderei, legalmente, colocar no contrato de modo a que os inquilinos, se não pagarem 3 rendas - por exemplo - eu os possa expulsar de casa e vendê-la ou eventualmente alugá-la a outras pessoas.
Poderei proteger-me fazendo um contrato mais curto?
Estou neste grande dilema se hei-de vender ou alugar mas neste momento o aluguer dava-me bastante mais jeito mas tenho um grande receio de colocar aqui em casa um vigarista ou profissional de arrendamento sem pagar.
Acho que para se proteger deverá ser assistido por advogado na preparação do contrato. Cada caso é um caso e o que quer que seja que lhe digam aqui, não se aplica a todos os casos.
Não faça como a maioria, que consulta o advogado quando o cenário já é máu e depois queixam-se de estar 6 anos à espera de um despejo...
"Não faça como a maioria, que consulta o advogado quando o cenário já é mau e depois queixam-se de estar 6 anos à espera de um despejo..." "Agora um pouco mais a sério: analise bem as pessoas e verifique mesmo as referências." Absolutamente de acordo, verifique pessoalmente e não por intermédio duma imobiliária e não consulte um advogado em última instância.
Eu também estou à procura de casa para arrendar mas noutra zona que não a minha e visitei hoje um apartamento no qual o proprietário me disse que fazia o seguinte:
Cede-me o espaço, arrenda-me os móveis, tudo com contrato e sem necessidade de ir registar nas finanças. Se os inquilinos deixarem de pagar corta-lhes a água, luz e gás e assunto encerrado. Eles não têm outra hipótese senão sair. O único senão: os inquilinos não podem colocar estes gastos no IRS. Isto será mesmo assim?