Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Estou em vias de colocar a minha casa a arrendar e gostaria de saber como me posso proteger ao máximo no contrato de arrendamento contra eventuais inquilinos não pagadores.

Neste momento estou ainda a pagar emprestimo nesta casa mas não dispus de crédito bonificado (coisa que penso ser vantajosa neste caso).

Quero alugá-la mas como já ouvi muitas histórias de inquilinos que não pagam e se perpetuam numa casa que não é sua e a qual não pagam a renda a minha questão, muito simples é, como no contrato me posso precaver duma eventual situação dessas.

O aluguer será anunciado por uma imobiliária (eles pedem IRS, fiadores, etc) e gostaria de saber o que poderei, legalmente, colocar no contrato de modo a que os inquilinos, se não pagarem 3 rendas - por exemplo - eu os possa expulsar de casa e vendê-la ou eventualmente alugá-la a outras pessoas.

Poderei proteger-me fazendo um contrato mais curto?

Estou neste grande dilema se hei-de vender ou alugar mas neste momento o aluguer dava-me bastante mais jeito mas tenho um grande receio de colocar aqui em casa um vigarista ou profissional de arrendamento sem pagar.

Obrigado antecipado.
  2.  # 2

Olá.

Acho que para se proteger deverá ser assistido por advogado na preparação do contrato. Cada caso é um caso e o que quer que seja que lhe digam aqui, não se aplica a todos os casos.

Não faça como a maioria, que consulta o advogado quando o cenário já é máu e depois queixam-se de estar 6 anos à espera de um despejo...
    • eu
    • 7 setembro 2010 editado

# 3

A única forma de estar mesmo protegido é...

...mudar de País.

Infelizmente as leis e o sistema judicial deste País protegem os vigaristas. ;(

Agora um pouco mais a sério: analise bem as pessoas e verifique mesmo as referências.
  3.  # 4

"Não faça como a maioria, que consulta o advogado quando o cenário já é mau e depois queixam-se de estar 6 anos à espera de um despejo..."
    "Agora um pouco mais a sério: analise bem as pessoas e verifique mesmo as referências."
    Absolutamente de acordo, verifique pessoalmente e não por intermédio duma imobiliária e não consulte um advogado em última instância.
  4.  # 5

Eu também estou à procura de casa para arrendar mas noutra zona que não a minha e visitei hoje um apartamento no qual o proprietário me disse que fazia o seguinte:

Cede-me o espaço, arrenda-me os móveis, tudo com contrato e sem necessidade de ir registar nas finanças. Se os inquilinos deixarem de pagar corta-lhes a água, luz e gás e assunto encerrado. Eles não têm outra hipótese senão sair. O único senão: os inquilinos não podem colocar estes gastos no IRS. Isto será mesmo assim?

Obrigado.

0.0106 seg. NEW