Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos! :)
    Espero que venham bem regressados de férias!
    A minha dúvida:
    Vale a pena usar a agua quente proveniente dos paineis solares nas maquinas de lavar roupa e loiça, ou nem por isso?
    São modelos especiais que se usam para este efeito, certo?... não dá uma maquina qualquer....
    São caras?
    Compensa o que se vai poupar em energia com o que se tem de gastar a mais ao comprar as máquinas?
    Bigada! :)
  2.  # 2

Sim se puder!
    Ou seja:
    Se tiver as maq de lavar perto do deposito: vale a pena.
    Se tiverem longe, não vale a pena pois até chegar a agua quente elas já estão cheias. No meu caso tenho o deposito no sotão e ao lado tenho a mq de lavar roupa. a de louça está na cozinha ( dois andares abaixo, e já não compensa)

Atenção é o tipo de maquina. Se a mq esrtiver preparada para agua quente tudo bem. Senão não meta mais de 45º dentro da maquina ou podem saltar tubos. O ideal é ligar a maquina à saida da misturadora que os paineis devem ter, mas antes de eventual esquentador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scazevedo
  3.  # 3

Uma máquina de lavar roupa, semelhante (todas as características iguais, à excepção da recepção de água quente) à que comprei com capacidade para receber água quente, custava mais 350€... Isto, aliado a uma distância significativa entre o painel solar e a máquina, foram motivos para optar por máquinas normais...

Coisas da Casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scazevedo
  4.  # 4

Colocado por: system32Sim se puder!
    Se tiverem longe, não vale a pena pois até chegar a agua quente elas já estão cheias. No meu caso tenho o deposito no sotão e ao lado tenho a mq de lavar roupa. a de louça está na cozinha ( dois andares abaixo, e já não compensa).

Longe... muito longe.... nao vai compensar então: o deposito está na cobertura da casa; a maquina da roupa ao fundo nos anexos, e a da loiça, na cozinha, dois andares abaixo!
  5.  # 5

Olá, chegou a minha vez e como a máquina vai ficar mesmo ao lado do depósito, alguém pode indicar marcas e modelos que suportem entrada de água quente?

Obrigado
  6.  # 6

Diria que se não usam um sistema de bombas circuladoras em que a água quente está logo disponível então não vale a pena.

É que as máquinas não usam a água toda de uma vez, vão enchendo, lavam, vazam, voltam a encher, lavar... e no meio destes ciclos, a água que puxaram do depósito e que ficou nos canos vai arrefecer, logo vão perder essa água quente.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

Colocado por: nofic1Olá, chegou a minha vez e como a máquina vai ficar mesmo ao lado do depósito, alguém pode indicar marcas e modelos que suportem entrada de água quente?

Obrigado

Os novos modelos da Bosh já vêm preparados para o solar, e até são A+++.
    No entanto creio que pode utilizar qualquer máquina, a diferença está que algumas máquinas utilizam um sistema temporizador para aquecimento de água, e outras têm termostato para controlo da temperatura, de qualquer dos modos a utilização do solar como sistema de apoio para aquecer a máquina de lavar roupa ou louça é sempre uma mais valia para poupar alguns euros em eletricidade.
  8.  # 8

Para a máquina de lavar loiça em princípio não vale a pena. As máquinas actuais usam 12 a 14 litros de água, sendo que 4 são na pré-lavagem, pelo que o resto da lavagem mesmo que seja todo de uma só vês é no máximo 10 litros, o que só compensa mesmo se estiver perto do depósito ou com circulação de água quente. Quanto à lavagem acho que não há problema em usar água quente, até faria sentido já que uma máquina de lavar loiça ainda gasta bastante em aquecimento, cerca de 1kw, não sei é se há inconveniente para algum componente da mesma.

Quanto à máquina de lavar roupa é necessário ter uma coisa em conta. Se for usada uma máquina normal e se injectarmos água a 40 graus por exemplo, deixa de ser possível lavar a 30 graus ou a frio e de enxaguar a frio, o que poderá trazer problemas com roupas de cores vivas ou muito sensíveis. Uma máquina preparada com duas entradas de água pode não compensar a diferença de preço, nomeadamente se a pessoa tiver por hábito usar programas a baixas temperaturas. Lavar a 30 graus gasta 1/3 da energia do que lavar a 60 graus.
  9.  # 9

Colocado por: dfserraQuanto à máquina de lavar roupa é necessário ter uma coisa em conta. Se for usada uma máquina normal e se injectarmos água a 40 graus por exemplo, deixa de ser possível lavar a 30 graus ou a frio e de enxaguar a frio

É obrigatório o uso de uma vávula termostática.
  10.  # 10

Colocado por: nofic1Olá, chegou a minha vez e como a máquina vai ficar mesmo ao lado do depósito, alguém pode indicar marcas e modelos que suportem entrada de água quente?

Obrigado
    Boas
    Eu comprei uma Balay ts7210 consegui um promoção 08/2010 perto de 400€, ainda nao estou a usufruir da água quente pois ainda não estou a habitar a casa nova, mas a verdade é uma, qualquer energia que consiga aproveitar dos paineis solares é bem vinda, nem que seja rentável só de Verão.
    Cumprimentos
  11.  # 11

Bombas recirculadoras ??? Isto não é um pais rico!!!

Colocado por: ivreisDiria que se não usam um sistema de bombas circuladoras em que a água quente está logo disponível então não vale a pena.

É que as máquinas não usam a água toda de uma vez, vão enchendo, lavam, vazam, voltam a encher, lavar... e no meio destes ciclos, a água que puxaram do depósito e que ficou nos canos vai arrefecer, logo vão perder essa água quente.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
  12.  # 12

350€ custou a minha Siemens A+, à 2 anos, mas não está preparada para agua quente, mas leva na mesma, a 45º e até goza!!

Colocado por: AdrianoPUma máquina de lavar roupa, semelhante (todas as características iguais, à excepção da recepção de água quente) à que comprei com capacidade para receber água quente, custava mais 350€... Isto, aliado a uma distância significativa entre o painel solar e a máquina, foram motivos para optar por máquinas normais...

Coisas da Casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário:scazevedo
  13.  # 13

Temporizador para aquecer a agua???
    Nunca vi, nem em maquinas bem antigas!
    Nem tem logica, pois para no inverno lavar a 30º: no verão a a lavagem seria a 50º.
    No algarve lavava-se mais quente que no norte!!
    enfim.... só talvez nalgumas chinesas...

Colocado por: Energia Livre
    Os novos modelos da Bosh já vêm preparados para o solar, e até são A+++.
    No entanto creio que pode utilizar qualquer máquina, a diferença está que algumas máquinas utilizam um sistema temporizador para aquecimento de água, e outras têm termostato para controlo da temperatura, de qualquer dos modos a utilização do solar como sistema de apoio para aquecer a máquina de lavar roupa ou louça é sempre uma mais valia para poupar alguns euros em eletricidade.
  14.  # 14

Até pode-se lavar a frio, basta ter duas torneirinhas à entrada na maquina, uma liga agua quente , a outra liga agua fria: basta ligar apenas uma de cada vez!!
    Enxaguar a quente até pode parecer desnecessario, mas até a roupa fica mais fofa!

Lavar roupas a 30º ou a 40 não me parece que estrague, mas nota-se na carteira! Mas se a agua já vier quente, optimo nota-se ainda mais na carteira!

Colocado por: dfserraPara a máquina de lavar loiça em princípio não vale a pena. As máquinas actuais usam 12 a 14 litros de água, sendo que 4 são na pré-lavagem, pelo que o resto da lavagem mesmo que seja todo de uma só vês é no máximo 10 litros, o que só compensa mesmo se estiver perto do depósito ou com circulação de água quente. Quanto à lavagem acho que não há problema em usar água quente, até faria sentido já que uma máquina de lavar loiça ainda gasta bastante em aquecimento, cerca de 1kw, não sei é se há inconveniente para algum componente da mesma.

Quanto à máquina de lavar roupa é necessário ter uma coisa em conta. Se for usada uma máquina normal e se injectarmos água a 40 graus por exemplo, deixa de ser possível lavar a 30 graus ou a frio e de enxaguar a frio, o que poderá trazer problemas com roupas de cores vivas ou muito sensíveis. Uma máquina preparada com duas entradas de água pode não compensar a diferença de preço, nomeadamente se a pessoa tiver por hábito usar programas a baixas temperaturas. Lavar a 30 graus gasta 1/3 da energia do que lavar a 60 graus.
  15.  # 15

Não, desde que se retire a agua depois da termoestatica do deposito, não é necessario outra.

É obrigatório o uso de uma vávula termostática.
  16.  # 16

Colocado por: system32Temporizador para aquecer a agua???
    Nunca vi, nem em maquinas bem antigas!
    Nem tem logica, pois para no inverno lavar a 30º: no verão a a lavagem seria a 50º.
    No algarve lavava-se mais quente que no norte!!
    enfim.... só talvez nalgumas chinesas...

Observe:
    As máquinas normalmente têm um sensor de temperatura para que quando atinja a temperatura desejada a resistencia dispare certo?
    Então também é possivel que algumas máquinas que não tenham este sensor funcionem com temporizador pré-programado, ou seja a máquina "sabe" que necessita de 10 minutos para aquecer a água a 40º e por aí adiante.
  17.  # 17

Colocado por: dfserraQuanto à máquina de lavar roupa é necessário ter uma coisa em conta. Se for usada uma máquina normal e se injectarmos água a 40 graus por exemplo, deixa de ser possível lavar a 30 graus ou a frio e de enxaguar a frio, o que poderá trazer problemas com roupas de cores vivas ou muito sensíveis. Uma máquina preparada com duas entradas de água pode não compensar a diferença de preço, nomeadamente se a pessoa tiver por hábito usar programas a baixas temperaturas. Lavar a 30 graus gasta 1/3 da energia do que lavar a 60 graus.

<<<
  18.  # 18

Não, não e não!
    O tempo que demora a aquecer uma certa quantidade de agua até uma certa temperatura, depende da temperatura inicial. no inverno pode ter 5º ou menos, e no verão 20º ou mais.
    Nunca um sistema desses funcionaria minimamente bem!!
    Tem de ter um sensor de temperatura. normalmente até tem 2, sendo um de segurança, em caso de avaria do 1º.

Observe:
    As máquinas normalmente têm um sensor de temperatura para que quando atinja a temperatura desejada a resistencia dispare certo?
    Então também é possivel que algumas máquinas que não tenham este sensor funcionem com temporizador pré-programado, ou seja a máquina "sabe" que necessita de 10 minutos para aquecer a água a 40º e por aí adiante.
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78
  19.  # 19

Caro system32, obrigado pela sugestão.

A ideia de colocar duas torneiras resolve a questão. O que quis alertar é que caso se opte por tal solução na máquina de lavar roupa, dever-se-ia a meu ver complementar uma solução como a que indicou para que seja possível lavar a baixas temperaturas. Referi isto porque eu normalmente lavo a 30 graus, e no caso de algumas roupas como lãns lavo a frio, e assim não há problemas com roupas tingidas nem encolherem. Prefiro neste aspecto jogar pelo seguro. Com este hábito a máquina não gasta mais de 0,5Kw por lavagem. Como uso metade das vezes em bihorário, lavo 3 vezes por semana, o custo anual com energia deve romdar os 10 euros já com o IVA a 23.
  20.  # 20

se a máquina estiver preparada para água quente ela faz a gestão das águas mediante a temperatura seleccionada, e se a tempeartura escolhida fôr 30 graus, assim vai ser.

0.0156 seg. NEW