Colocado por: system32Sim se puder!
Se tiverem longe, não vale a pena pois até chegar a agua quente elas já estão cheias. No meu caso tenho o deposito no sotão e ao lado tenho a mq de lavar roupa. a de louça está na cozinha ( dois andares abaixo, e já não compensa).
Colocado por: nofic1Olá, chegou a minha vez e como a máquina vai ficar mesmo ao lado do depósito, alguém pode indicar marcas e modelos que suportem entrada de água quente?
Obrigado
Colocado por: dfserraQuanto à máquina de lavar roupa é necessário ter uma coisa em conta. Se for usada uma máquina normal e se injectarmos água a 40 graus por exemplo, deixa de ser possível lavar a 30 graus ou a frio e de enxaguar a frio
Colocado por: nofic1Olá, chegou a minha vez e como a máquina vai ficar mesmo ao lado do depósito, alguém pode indicar marcas e modelos que suportem entrada de água quente?Boas
Obrigado
Colocado por: ivreisDiria que se não usam um sistema de bombas circuladoras em que a água quente está logo disponível então não vale a pena.
É que as máquinas não usam a água toda de uma vez, vão enchendo, lavam, vazam, voltam a encher, lavar... e no meio destes ciclos, a água que puxaram do depósito e que ficou nos canos vai arrefecer, logo vão perder essa água quente.Concordam com este comentário:Pedro Barradas
Colocado por: AdrianoPUma máquina de lavar roupa, semelhante (todas as características iguais, à excepção da recepção de água quente) à que comprei com capacidade para receber água quente, custava mais 350€... Isto, aliado a uma distância significativa entre o painel solar e a máquina, foram motivos para optar por máquinas normais...
Coisas da CasaEstas pessoas agradeceram este comentário:scazevedo
Colocado por: Energia Livre
Os novos modelos da Bosh já vêm preparados para o solar, e até são A+++.
No entanto creio que pode utilizar qualquer máquina, a diferença está que algumas máquinas utilizam um sistema temporizador para aquecimento de água, e outras têm termostato para controlo da temperatura, de qualquer dos modos a utilização do solar como sistema de apoio para aquecer a máquina de lavar roupa ou louça é sempre uma mais valia para poupar alguns euros em eletricidade.
Colocado por: dfserraPara a máquina de lavar loiça em princípio não vale a pena. As máquinas actuais usam 12 a 14 litros de água, sendo que 4 são na pré-lavagem, pelo que o resto da lavagem mesmo que seja todo de uma só vês é no máximo 10 litros, o que só compensa mesmo se estiver perto do depósito ou com circulação de água quente. Quanto à lavagem acho que não há problema em usar água quente, até faria sentido já que uma máquina de lavar loiça ainda gasta bastante em aquecimento, cerca de 1kw, não sei é se há inconveniente para algum componente da mesma.
Quanto à máquina de lavar roupa é necessário ter uma coisa em conta. Se for usada uma máquina normal e se injectarmos água a 40 graus por exemplo, deixa de ser possível lavar a 30 graus ou a frio e de enxaguar a frio, o que poderá trazer problemas com roupas de cores vivas ou muito sensíveis. Uma máquina preparada com duas entradas de água pode não compensar a diferença de preço, nomeadamente se a pessoa tiver por hábito usar programas a baixas temperaturas. Lavar a 30 graus gasta 1/3 da energia do que lavar a 60 graus.
É obrigatório o uso de uma vávula termostática.
Colocado por: system32Temporizador para aquecer a agua???
Nunca vi, nem em maquinas bem antigas!
Nem tem logica, pois para no inverno lavar a 30º: no verão a a lavagem seria a 50º.
No algarve lavava-se mais quente que no norte!!
enfim.... só talvez nalgumas chinesas...
Colocado por: dfserraQuanto à máquina de lavar roupa é necessário ter uma coisa em conta. Se for usada uma máquina normal e se injectarmos água a 40 graus por exemplo, deixa de ser possível lavar a 30 graus ou a frio e de enxaguar a frio, o que poderá trazer problemas com roupas de cores vivas ou muito sensíveis. Uma máquina preparada com duas entradas de água pode não compensar a diferença de preço, nomeadamente se a pessoa tiver por hábito usar programas a baixas temperaturas. Lavar a 30 graus gasta 1/3 da energia do que lavar a 60 graus.
Observe:
As máquinas normalmente têm um sensor de temperatura para que quando atinja a temperatura desejada a resistencia dispare certo?
Então também é possivel que algumas máquinas que não tenham este sensor funcionem com temporizador pré-programado, ou seja a máquina "sabe" que necessita de 10 minutos para aquecer a água a 40º e por aí adiante.