Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Deparei-me com uma dúvida que é a seguinte:

Tenho um relvado com cerca de 45m2 de área , está a ser regado por 10 pulverizadores com cabeças abertas de 180º .

O sr. Jardineiro programou-me aquilo para regar 2x ao dia durante 10min...conclusão este mês recebi uma conta de 100€ de água! Ao todo foi gasto 53m3 de água !!

53 mil litros de água!!! o sr. jardineiro diz que 10min todos dias vezes 2x cada dia dá à volta de 25m3 ...mesmo assim fica a faltar os outros 28m3 !!! somo só 2 pessoas em casa e passamos entre 8 a 10h fora de casa!! fazesmo 1 refeição + 2 banhos (duche) todos os dias!! nunca na vida conseguimos gastar cerca de 1000L diários de agua!!

Canalizador diz que fugas não temos!
    Por isso tem de ser de duas coisas, Rega ou contador avariado .

20min de rega por dia não é demasiado, alguém me pode ajudar aqui?

Não sei até que ponto o jardineiro se possa ter enganado nos seus cálculos e estar a gastar água em excesso...

100€ de aguá todos os meses é dose!

Agradeço comentários e opiniões.

Ps: Desculpem a confusão da escrita.
  2.  # 2

Bem não sou perito nessas coisas, mas não é rega em excesso?

Quando chegar a época das chuvas e não tiver que regar, já descobre se é da rega ou não. :P

PS: já pensou instalar um sistema de aproveitamento da chuva. Umas caleiras e um tanque...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: staticx
    •  
      MRui
    • 8 setembro 2010

# 3

Colocado por: staticx20min de rega por dia não é demasiado, alguém me pode ajudar aqui?

Numa opinião superficial, não me parece demasiado. Depende da exposição solar do relvado, da drenagem da terra onde está implantado, etc. Faça a experiência de reduzir o tempo de rega e veja como reage o relvado.

Considere a possibilidade de fazer um furo hertziano, mas também não será barato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: staticx
  3.  # 4

Sendo a minha casa do estilo modero, ou seja, caixote podia efectivamente preparar o sistema de drenagem para armazenamento...

Em relação a exposição solar, metade do relvado apanha sol todo o dia manhã à noite a outra metade só apanha durante a tarde.

Neste momento fiz uma alteração na rega pois como o sistema está dividido em 2 módulos (sendo um o que tem mais exposição e ou outro o com menos) configurei o sistema para regar mais tempo o com mais exposição...

Mesmo assim estou muito seriamente a ponderar mandar arrancar o relvado todo pelo menos na frente da casa pois não se justifica o valor pago por mês.
    Na zona onde moro tem vários escalões de consumo sendo que até aos 30m3 paga-se 0,68cts apartir daí duplica e dps aos 45 volta a duplicar e aos 50m3 volta a duplicar sendo q no ultimo escalão paga-se quase 5€ por metro cúbico!!

gostaria que alguém com mais experiência dessa a sua opinião neste aspecto ou mesmo desse o seu testemunho em relação ao seu sistema de rega.

obrigado
  4.  # 5

Para já tem que me dizer em que zona do país está, pois há zonas onde, pelo preço da água, poderá ter q pagar isso.
    • eu
    • 8 setembro 2010

# 6

Colocado por: staticxnunca na vida conseguimos gastar cerca de 1000L diários de agua!!

Olhe que é possível... nós somos 4 cá em casa e gastamos isso, pelo menos no verão.
  5.  # 7

Colocado por: eu

Olhe que é possível... nós somos 4 cá em casa e gastamos isso, pelo menos no verão.

vocês dão duas pessoas?

Somos dois e estamos cerca de 10h fora!! todos os dias...
  6.  # 8

Na minha zona

os escalões para consumidor residencial são:

1º escalão até 30m3 = 0.684
    2º escalão até 15m3 = 1.524
    3º escalão até 8m3 = 2.388
    4º escalão = 4.140

uma pessoa q consuma 53m3 para pelo 1º , 2º e 3º não cheguei a atingir o 4º escalão pq o limite do 3º escalão penso q seja 10m3
  7.  # 9

Não me parece exagerado...somos 4 em casa e (ainda) sem jardim gasto pelo menos 30 euros de água por mês! Num mês em que enchi uma piscina insuflável, daquelas pequenitas para crianças, a conta subiu logo para 60 euros... Almoçamos quase sempre em casa, mas não me parece que seja aí que se gaste muita água. Um vizinho que tem jardim relativamente grande já desabafou que gasta 400 euros/mês nos meses mais quentes!
  8.  # 10

Boa tarde, no meu caso, na zona de Sesimbra, tenho uma instalação de água da companhia para uso doméstico e furo para regas e similares. Penso que será a melhor solução para o futuro do seu relvado.
  9.  # 11

Bom dia,

tenho andado em testes com o Pulverizadores (ao todo tenho 12, afinal tenho mais 2 escondidos)

tenho um programa de 9 minutos de rega que me debita 280 litros segundo o contador, isto vezes dois dá um total de 560 a 600 litros por dia!!

Segundo os manuais de relva que existem pela net um relvado deve receber 6 litros água diariamente por metro quadrado.
    O meu relvado tem 45m2 ou seja 270 litros de água diários!!

Estive a verificar e penso que o problema efectivamente seja dos pulverizadores pois 10 são de uma gama e dois são de outra, debitando 300litros hora uns e 180 litros hora outros respectivamente.

Neste momento pedi ao construtor que me mudasse os pulverizadores para os da gama mais baixa para que possa regar durante mais tempo e ao mesmo tempo debitar pouca água.

Outra coisa é misturar na mesma zona de rega pulverizadores diferentes sabendo que à partida nessa mesma zona vai existir sítios que vão receber mais água do que outras!

Todos os cálculos que fiz foi baseado nas tabelas que o construtor dos pulverizadores tem disponível no site.

Tenho 10 pulverizadores da Serie Van-15 e 2 da Serie Van-6 da marca rainbird.
    Link de tabelas de débito

10 com 180º de pulverização e 2 com 270º de pulverização.

A meu ver, e n percebo nada de jardinagem mas sei fazer contas e ver tabelas, reparei que os Van-15 tem um raio de acção enorme e debitam excessivamente pois em poucos minutos largam imensa agua e uma rega deve ser feita lentamente.

Estive também em casa de amigos que tem o dobro da relva que tenho, e tem pulverizadores que penso que sejam da gama Van-6 pois a cabeça era do mesmo diâmetro, e eles regam 15min durante a manhã e 15min durante a tarde e tem facturas de água a rondar os 40-50€ mês!!

Outro facto que esqueci de referir, antes deste programa de 9min 2x dia tinha programado (pelo construtor) um programa de 15min 2x dia e a caixa onde se encontra o temporizador estava todos os dias cheia de água e a relva parecia um pântano mas foi só dps da conta da água chegar é que desconfiei de tudo pois como disse eu n percebo nada de relvados e regas...

Agora gostaria que opinassem em relação a isto...será que estou completamente errado e deve-se mesmo gastar 600litros de água por dia para regar 45m2 de relva durante 9min 2x por dia?

é que se assim é prefiro mandar tirar relva...e por artificial a água é um bem precioso e gastar 600litros por dia para ter um pouco de verde a meu ver é absurdo!

Ps: fazer furos está fora de questão.
    •  
      MartaD
    • 10 setembro 2010 editado

# 12

Olhe que uma zona com chão em pedra também fica muito agradável. Com uns vasos, uma mesa e cadeiras em madeira, uma pérgola...Eu faria isso.

Alguma coisa deste género:
    1

Até gosto mais disso do que de um relvado exagerado.
  10.  # 13

Tenho um relvado com cerca de 45m2 de área , está a ser regado por 10 pulverizadores com cabeças abertas de 180º

Independentemente da forma como obtém os 45m2 é um absurdo ter 10 (12 com os 2 escondidos) pulverisadores em tão pouco terreno!! Quase que dão para uma área do triplo da sua!..e assim não admira chegar aos 58m3 de água! Mesmo que apanhe muito sol, reduza para 5/6 minutos de manhã e outros tantos à tarde, por ex. às 7h manhã e às 20h. Isso reduzirá significativamente a sua despesa e não faltará água à sua relva, mais a mais nem têm estado os calores que já tiveram, no entanto, deveria era reestruturar de novo o seu sistema de rega, por aí é que deveria começar!

Saudações.
    • shc
    • 10 setembro 2010 editado

# 14

há pessoas que pensam que os pulverizadores gastam menos água do que os aspersores mas é mentira, se calhar se trocasse 4 pulv. por 2 aspersores , isto se for possivel pk não sei como é a forma do terreno, de certeza que já não gastava tanta água, pode sempre por 1 sensor de chuva, isto se o programador tiver essa opção claro , para quando tiver a chover não estar a gastar água, experimente regar só 5 min. de manha cedo e 5 min. já quando for noite e verifique se a relva se mantem em condições.
  11.  # 15

Efectivamente a tipologia é em L, ou seja, frente da casa com mais um dos lados todo relvados...logo aspersores não dariam para implementar.

O que eu vou exigir ao construtor é que me aplique na mesma os 12 pulverizadores mas da gama com menos débito e alcance assim poderei regar durante mais minutos gastando menos água. Penso que seja o mais indicado para regas de relva, os manuais indicam regas longas mas com pouco débito de água.

Em relação a pavimentar o chão...se isto assim continuar é o que vou fazer...que se lixe a relva!! :
  12.  # 16

Alguma coisa deste género:

Também gosto bastante. :)
  13.  # 17

caro staticx

O meu relvado é bastante maior (~300 m^2 ) e gasto mais ou menos esta quantidade de água por mês

P.

0.0170 seg. NEW