Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.
    Inscrevi-me neste fórum porque não encontrei nada que esclareça uma dúvida que tenho. Então passo a explicar:
    Como empresário na área de Construção Civil, tenho uma moradia à venda e com contrato de mediação imobiliária.
    O valor de venda dessa moradia é de (i.e.) 250.000€, aparece cliente para essa moradia através da mediadora com uma permuta que eu valorizo em 100.000€. A minha questão é esta, a comissão referente ao valor entregue em dinheiro é devida, mas como promotor, o meu negócio é o de construir e vender habitações, será que é devida a comissão referente aos 100.000€ (valor que atribui ao apartamento?
    Não fará mais sentido, e no caso da mediadora vender o apartamento, e aí sim, receber comissão referente a essa venda?
    Vamos colocar o seguinte cenário, faço o negócio e pago a comissão por inteiro, nesse preciso momento coloco o apartamento à venda. A mesma mediadora vende o apartamento (ou outra, não interessa o caso) eu irei pagar novamente comissão sobre o mesmo valor (os 100.000€).
    Desde já obrigado pela atenção dispensada.
  2.  # 2

Colocado por: manousaBoa tarde.
    Inscrevi-me neste fórum porque não encontrei nada que esclareça uma dúvida que tenho. Então passo a explicar:
    Como empresário na área de Construção Civil, tenho uma moradia à venda e com contrato de mediação imobiliária.
    O valor de venda dessa moradia é de (i.e.) 250.000€, aparece cliente para essa moradia através da mediadora com uma permuta que eu valorizo em 100.000€. A minha questão é esta, a comissão referente ao valor entregue em dinheiro é devida, mas como promotor, o meu negócio é o de construir e vender habitações, será que é devida a comissão referente aos 100.000€ (valor que atribui ao apartamento?
    Não fará mais sentido, e no caso da mediadora vender o apartamento, e aí sim, receber comissão referente a essa venda?
    Vamos colocar o seguinte cenário, faço o negócio e pago a comissão por inteiro, nesse preciso momento coloco o apartamento à venda. A mesma mediadora vende o apartamento (ou outra, não interessa o caso) eu irei pagar novamente comissão sobre o mesmo valor (os 100.000€).
    Desde já obrigado pela atenção dispensada.

Faz sentido pagar a comissão só pela diferença da permuta mas legalmente não sei como funciona. Sei que a maior parte dos construtores com quem trabalho normalmente paga a comissão na totalidade ou negoceia com a imobiliária.
  3.  # 3

Será que há alguém no fórum que tenha alguma base legal que me esclareça?
    Não consigo encontrar nada, a maior parte das mediadoras com que trabalho nunca foi questão que se colocasse, agora, quis "quebrar" uma barreira que tinha relativamente a uma muito conhecida agência imobiliária e estou arrependido, pois estou a ter muitos problemas, às vezes chego a pensar que essa agência julga ser "proprietária" daquilo que é meu e da minha empresa, claro que existe contrato de exclusividade (erro que nunca mais cometo).

Mais uma vez muito obrigado.
  4.  # 4

O que está previsto no contrato?
  5.  # 5

Onde anda o AndrePereira!.....Talvez consiga ajudar...

Saudações.
  6.  # 6

Colocado por: luisvvO que está previsto no contrato?

É omisso.
  7.  # 7

Já agora quanto anda normalmente a comissão das imobiliárias?
    •  
      FD
    • 14 setembro 2010

# 8

Colocado por: AntóniopereiraJá agora quanto anda normalmente a comissão das imobiliárias?

4%~5% com mínimo de 5.000€ + IVA.
  8.  # 9

Colocado por: AntóniopereiraJá agora quanto anda normalmente a comissão das imobiliárias?

Enquanto profissional e salvo raras excepções, não pago mais de 3% mais IVA. (A excepção foi uma agência, que sem contrato me colocou à disposição um cliente para uma moradia e com o preço mais alto do que estava marcada.

0.0143 seg. NEW