Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos

    Gostaria, se possível, que me prestassem alguma ajuda acerca do seguinte cenário de Mais Valias:

    - Em Abril de 2004 adquiri um apartamento por 89.700€.

    - Em Março de 2008 vendi o mesmo apartamento por 93.000€.

    Antes de vender o apartamento, mais precisamente em Setembro de 2007, já tinha escolhido a minha nova casa e por isso sinalizei-a dando um valor de 6.500€ (do qual possuo recibo e cópia dos cheques), tendo feito igualmente o respectivo Contrato de Promessa Compra e Venda. Este contrato de Promessa de Compra e Venda e a entrega dos 6.500€ não foi feito apenas por mim, mas sim em conjunto com a minha companheira (não somos casados).

    Neste mês de Julho de 2008, eu e a minha companheira fizemos a escritura da nossa nova casa (a qual tinhamos sinalizado em Setembro de 2007) por 140.000€, sendo que o valor que pedimos de empréstimo ao banco também foi de 140.000€. Acrescento que fiscalmente apenas temos a mesma morada desde Abril de 2008, e pelo que sei isto impede-nos de apresentar o IRS no próximo ano como "Unidos de Facto".

    Perante este cenário será que me sabem indicar se terei algum valor a pagar às Finanças relativo a Mais Valias, e aproximadamente quanto? Não faço a mínima ideia do tipo de fórmula a utilizar e o facto de ter vendido a casa antiga, (da qual eu era o único proprietário) e agora ter comprado uma casa a "meias" com a minha companheira está a baralhar-me completamente, deixando-me sem a mínima ideia de como preencher o IRS no próximo ano.

    O facto de me indicarem que também não posso entregar o IRS do próximo ano como "Unidos de Facto" ainda me vem complicar mais a questão.

    Agradeço desde já todos os esclarecimentos que me possam facultar.

    Cumprimentos a todos e votos de boas férias.

    Alvoeiro
  2.  # 2

    Apenas mais um "pequeno detalhe". Quando indico que vendi a casa antiga por 93.000€ (foi o valor escriturado), essa quantia inclui a comissão (5.000€) da imobiliária que teve intervenção na venda. Possuo recibo passado pela imobiliária.

    Este valor pode ser colocado de alguma forma nas Mais Valias?

    Obrigado,

    Alvoeiro
 
0.0074 seg. NEW