Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite!
    Gostaria de saber qual é o gás mais vantajoso (a nível económico e na eficiência). Neste momento tenho gás propano (gascan) mas há possibilidade de mudar para a EDP gás natural. Tenho caldeira e aquecimento.
  2.  # 2

Gás natural é mais eficiente e tem uma combustão mais energética. Em termos de preços não sei.
    • PatSil
    • 12 setembro 2010 editado

# 3

Colocado por: AlexMontenegroGás natural é mais eficiente e tem uma combustão mais energética

como assim?? que eu saiba o poder calorifico do propano é superior ao natural.
    • eu
    • 12 setembro 2010

# 4

O gás natural é muito mais económico, na ordem dos 30%.
    • crix
    • 12 setembro 2010

# 5

Não é tão linear essa diferença. É preciso não esquecer que o poder calorifico do gpl é muito que o gn, daí os injectores do gn terem uma abertura maior para dar o mesmo rendimento que o gpl, aumentado o consumo de gn. Se consumir só para águas quentes e cozinha em casa e se for através de uma garrafa pode não compensar a mudança. Existem as taxas fixas que para consumos reduzidos não justificam a mudança
  3.  # 6

Colocado por: euO gás natural é muito mais económico, na ordem dos 30%.

depende do equipamento....(já repeti isto montes de vezes)
  4.  # 7

Colocado por: euO gás natural é muito mais económico, na ordem dos 30%.

é na comparação de prêços,agora na pratica já não é bem assim.
    • eu
    • 13 setembro 2010 editado

# 8

Para a mesma quantidade de energia bruta, o gás natural é substancialmente mais barato. Portanto, se usar equipamentos com igual eficiência, o gás natural é mais barato, ponto final.

É claro que se usar equipamentos reles com gás natural e equipamentos topo de gama com gás propano, os resultados podem ser diferentes. Mas este tipo de comparações só serve os interesses de determinados tipos de pessoas.

Recordo os gráficos da DECO:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eljota
  5.  # 9

Colocado por: euse usar equipamentos com igual eficiência, o gás natural é mais barato, ponto final.

exemplos?? práticos mostre ou diga
  6.  # 10

Colocado por: euMas este tipo de comparações só serve os interesses de determinados tipos de pessoas.

explique por favor porque não percebi.
  7.  # 11

Colocado por: euo gás natural é mais barato, ponto final.

é mais barato quanto?

descontou a diferença do poder calorifico,ou aumentou a percentagem necessária para a comparação?

é que os 30% que fala na realidade não são nada.
    • eu
    • 13 setembro 2010 editado

# 12

Colocado por: Dynamic444exemplos?? práticos mostre ou diga

Mas precisa de exemplos para leis básicas de termodinâmica?

Quer um exemplo? No meu apartamento tinha gás propano e passei para gás natural. Para a mesma utilização de água quente, a factura desceu entre 30% a 40%.

E você: mostre-me um exemplo de um estudo que mostre que o gás natural é mais caro que o butano/propano. Fico a aguardar...
  8.  # 13

essa tabela pode publica-la as vezes que quiser que nada me diz!!

isto é o mesmo que comparar consumos (gasóleo/gasolina) de carros sem sabermos os modelos ou as marcas.
    • eu
    • 13 setembro 2010

# 14

Colocado por: Dynamic444essa tabela pode publica-la as vezes que quiser que nada me diz!!

Sim, quando os resultados não nos agradam, essa é uma saída possível...

Eis outra página muito interessante: http://www.felixtermica.com/Informacoes/Precos-da-Energia

Onde tem este gráfico interessante:

E fico-me por aqui, já deixei muita informação interessante. Agora, cada um que tire as ilações que quiser.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eljota
  9.  # 15

Colocado por: euOnde tem este gráfico interessante:

graficos desses são aos montes,quando neste caso são contra a electricidade que você tanto defende.

Colocado por: euSim, quando os resultados não nos agradam, essa é uma saída possível...

so sabe defender-se em gráficos dos outros,esse por exemplo objectivo é fácil de perceber qual é.

mas já vi que é uma perda de tempo!!
  10.  # 16

Colocado por: Anonimo18072022AAs minhas desculpas pela "fuga" ao tema.

não é fuga nenhuma,ás vezes é preciso utilizar exemplos (comparações) para fazer-se entender algo.

de uma forma resumida você disse as condicionantes (algumas) que podem acontecer,e que acontecem na realidade,só que para a maioria é fácil ler uma tabela ditada não se sabe bem por quem nem em que condições....e assim se manipulam as "grandes massas".
    • eu
    • 14 setembro 2010 editado

# 17

Manipulação é insinuar (sem factos, claro) que o gás propano/butano é mais barato que o gás natural.
  11.  # 18

Colocado por: euque o gás propano/butano é mais barato que o gás natural.

eu nunca disse que era mais caro ou mais barato...e os prêços são para todos iguais,incluindo eu!

o que eu disse é que o poder de um e de outro são diferentes e que na pratica não é como se "pinta" na maioria das vezes.

conheço pessoas que converteram aparelhos de propano para natural e custo disparou.

antigamente utilizava-se o argumento de que o gasóleo era mais barato que o gás,e na verdade era,mas na pratica os equipamentos tinham (tem) rendimentos fracos,muito fracos...entre os 70 e os 80%...a maioria nem afinadas foram...nesta situação era o efeito psicologico a funcionar,bastava saberem que era gasóleo para julgarem que o consumo (custo) seria menor....errado!!

e aqui o poder calorifico também é diferente.

(não sei se me fiz entender)
  12.  # 19

Colocado por: Dynamic444e assim se manipulam as "grandes massas".

e quando não se "manipula" obrigasse...(basta que o gás natural é um negócio do Estado,sem concorrencia)
    • eu
    • 14 setembro 2010

# 20

Colocado por: Dynamic444e quando não se "manipula" obrigasse...(basta que o gás natural é um negócio do Estado,sem concorrencia)

Em Portugal, infelizmente todos os negócios da energia são monopólios :(

0.0242 seg. NEW