Iniciar sessão ou registar-se
    • São
    • 27 julho 2008

     # 1

    Boa noite.
    Comecei agora a ver apartamentos para comprar, e vários vendedores me têm dito que o preço da casa que estou a visitar é "negociável", que podem "fazer um desconto", enfim todos me dão a entender que o preço da casa não é fixo. Para espanto meu, hoje ao visitar mais um apartamento, quando perguntei o preço e perguntei se era negociável, o vendedor quase que "levou a mal" a pergunta e me disse que o preço era fixo e que não era justo para com os outros compradores baixar o preço.
    Alguém quer partilhar a sua opinião comigo? É costume "regatear" o preço de uma casa ou não?
    Obrigada pela resposta.
    •  
      FD
    • 27 julho 2008

     # 2

    É perfeitamente normal e deve fazê-lo sempre.

    Especialmente nos casos em que tem a certeza que a mais valia (o lucro) que a pessoa que está a vender consegue é elevada. Isto acontece muito quando a casa à venda é do actual dono há muitos anos - especialmente em zonas pouco valorizadas.
    Por exemplo, casas compradas há 20 anos podem ter custado na altura 5.000 contos e hoje estão à venda por 200.000 contos.

    Existe uma teoria na formação do preço, que funciona como na bolsa, podendo o mercado estar comprador (Bull - Touro) ou vendedor (Bear - Urso).

    Quando o mercado está comprador, ou seja, quando existe mais procura (mais compradores à procura de casa), os preços sobem e raramente são negociáveis.

    Assistiu-se a uma tendência destas a partir do ano 2000, quando a taxa de juro baixou para níveis baixos históricos, levando a que as pessoas pudessem comprar casas mais caras, porque faziam sempre as contas à prestação mensal a pagar e não ao preço das casas. Nos anos seguintes as casas valorizaram excessivamente por causa dessa procura elevada provocada pela baixa da taxa de juro.

    A teoria da conspiração entra aqui: na altura ter-se-ão baixado os juros para benefício de alguns? Como é que é possível que num prazo tão curto os juros tenham mais que dobrado de valor?

    Neste momento, por causa da crise económica e por causa da subida das taxas de juro, assiste-se a um mercado vendedor, em que a oferta é superior à procura - existem significativamente mais casas à venda do que compradores - fazendo com que os preços baixem, apesar de na prática haver boas hipóteses de ficar a pagar a mesma prestação que se pagava em 2000 por uma casa bastante mais cara.

    Se esse vendedor não quer negociar o preço, o problema é dele e não seu - você é que tem o dinheiro, é ele que perde. Actualmente, e pela minha experiência, existem muitos vendedores deste tipo, sem qualquer problema de cariz financeiro ou temporal e que ainda se dão ao luxo de estipular preços e condições à sua medida sem analisarem o mercado. São pessoas que não precisam do dinheiro e que não têm pressa em vender, colocam a casa no mercado e esperam.
    Existem edifícios novos, prontos, com casas nunca habitadas à venda há anos...
    Nesses casos o melhor é mesmo considerar o preço anunciado e não esperar nada mais. Nos outros casos, negoceie muito bem porque o desconto pode ser uma agradável surpresa. Conheço casos de descontos de quase 20%!

    E não se deixe enganar pelas afirmações de que há mais alguém interessado na casa pressionando-a a dar um resposta rápida: isso é muitas vezes um ardil dos vendedores para levarem o comprador a tomar uma decisão rápida e imponderada. Da mesma forma, não se entusiasme com promessas de descontos quase milagrosos arrancados dificilmente, quanto mais difícil tornam o negócio, mais lhe dão a sensação que pode ser um bom negócio e subconscientemente mais propensa fica a decidir rapidamente, sem continuar a negociar e a conseguir um desconto ainda maior.

    Preocupe-se também em não comprar uma casa que tenha quase a certeza que vai desvalorizar a curto prazo.
    Mais dicas aqui: https://forumdacasa.com/discussion/650/ajuda-para-comprar-casa/
  1.  # 3

    Cara São

    Está a comprar casa sozinha ou recorreu a imobili´rias?
    Seja como for o "regatear" é plausivel, sem dúvida, mas ponha a escrito a sua oferta para comprar, pq perguntar directamente ao propritario não me parece a melhor atitude!
    Coloque também por escrito o valor que vai entregar de sinal no C.P.C.V., pois este sem dúvida pode alterar por completo a negociação.
  2.  # 4

    Anónimo disse:
    Cara São,

    Neste momento estou a vender um T2 em Mafra e asseguro-lhe que não levo nada a mal quando me perguntam se baixo o preço!
    Estamos a falar de uma casa, não de ir ao Continente comprar comida! Pode e deve tentar sempre que lhe façam um preço melhor!
    Quem ficar ofendido, olhe enfie no saco e leve para casa, o que não falta são casas à venda, com essa atitude eles é que perdem.
 
0.0069 seg. NEW