Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.
    Consulto este fórum para esclarecimento de diversas dúvidas, mas desta vez, consultei os vários tópicos, e achei melhor pedir opinião para esta questão concreta. Vou já adiantando que não percebo muito de trabalho de pedreiro e peço que me desculpem se não uso o vocabulário mais adequado :)

    Estamos a tentar remodelar uma casa antiga de campo (que era dos maus avós) com cerca de 65 anos mas com orçamento muito, mas mesmo muito limitado, isto é, estamos a fazer um projecto “do it yourself” para tentarmos poupar ao máximo o trabalho especializado. O problema mais urgente que detectámos na casa é, pelo que andei a ler, a dor de cabeça de todas as pessoas da área: a salitre. A casa original era constituída por 4 divisões, mais tarde, como as divisões eram pequenas, as paredes interiores foram deitadas a baixo e foram feitas novas paredes por dentro, ficando a zona dos quartos. Julgo que nessa altura, foi construída uma cozinha noutro lado que nem está pegada à casa. Há cerca de 25/30 anos foi acrescentada, fazendo-se uma sala, uma nova cozinha e uma casa de banho, ligando a zona dos quartos a essas novas zonas, conforme imagem. Basicamente, a casa precisava de uma boa remodelação (novo telhado, novos chãos para substituir mosaicos todos partidos, novo chão nos quartos, etc), mas não havendo grande orçamento, decidimos fazer as coisas aos poucos e por nós. Claro que iremos contratar mão de obra especializada caso seja necessário. Também não queremos que as coisas fiquem mal. A fazer obras, faz-se como deve ser mesmo que se tenha de gastar um pouco mais.

    O grande problema e mais urgente são realmente as paredes da zona dos quartos que estão cheias de salitre(até 1, 50m de altura em determinadas zonas). Quando a minha avó era viva, costumava todos os anos raspar a tinta, lavar com vinagre e pintar de novo. Ora, ela faleceu há 8 anos e desde então que as paredes nunca mais foram mexidas. Visto que a casa é de pedra, há uma grande humidade. As coisas nos armários ganham cheiro, os próprios ganham bolor, e no inverno a casa parece que está no pólo norte :( Na imagem têm uma planta tosca feita à pressa por mim e sem as medidas correctas. As paredes de pedra estão a vermelho, sendo as originais da casa. Após a pesquisa feita aqui no fórum, pareceu-nos que a solução é picar as paredes de pedra interiormente até à pedra. Nós não percebemos bem de onde vem o salitre, não sabemos se é da pedra ou do tipo de areia foi usada. O que é certo é que começámos com as experiências no “Quarto 1”. Retirámos o roupeiro de parede, arrancámos rodapés (que estavam cheios de bolor preto por trás, até me arrepiei, nunca pensei que estivessem naquele estado), arrancámos a alcatifa e começámos a picar com escopros e martelos os cerca de 2/3 cm de reboco (até chegar à pedra). Isto, desde o chão até ao tecto apenas nas paredes de pedra, as interiores são de tijolo e apesar de algumas parecerem que têm tb salitre, julgamos que vem da comunicação com as de pedra.

    As imagens estão aqui.

    As dúvidas são as seguintes:
    A nossa ideia é picar as paredes de pedra todas do chão até ao tecto. Depois colocar pladur a tapá-las e com isolamento entre este e a parede de pedra. Que tipo de pladur deve ser aplicado? Que tipo de isolamento se deveria colocar? Esferovite? E mais importante ainda, o salitre poderia passar para o pladur? Estamos a pensar não rebocar a parede de novo visto que vai estar escondida e no caso de mais tarde termos problemas, a parede já estava picada e logo se arranjava outra solução. Será esta solução viável? Há mais sugestões?
    Há alguma ferramenta eléctrica que nos ajude a fazer o trabalho de picar a parede de maneira a ser mais rápido e menos cansativo? Este fim de semana já picámos a parede que está começada na fotografia.
    Se colocarmos pladur, é preferível contratar alguém especializado para o colocar ou é algo que uma pessoa que nunca colocou consegue fazer? Como estamos a fazer divisão a divisão, também pensámos contratar alguém para o colocar no quarto 1, víamos como se fazia e depois fazíamos nós. A ideia era depois sermos nós a colocar chão flutuante e rodapés e depois também comprarmos janelas novas e mandar colocá-las.
    Para os quarto 2 e 3, teremos de os fazer ao mesmo tempo e contratar mão de obra pois queremos colocar as portas de entrada para os quartos numa localização lógica e alargar o quarto 2 acrescentando o espaço do corredor ao quarto, eliminado também a porta principal da antiga casa mas que não tem serventia nenhuma visto dar para os quartos. Aqui a questão é que temos o quadro eléctrico na parede que queremos mandar abaixo. É possível mudar o quadro eléctrico para o hall de entrada (ver planta 2 – localização actual a laranja e localização desejada a amarelo)? Dará muito trabalho? Ficará muito caro?
    Para as outras divisões e parede de pedra da sala e hall, seria fazer o mesmo mas temos um problema, é que a porta de entrada na sala vindo do hall está muito encostada à parede e não sei se terá espaço para colocar pladur. Também não tenho a certeza se tenho espaço para colocar a porta um pouco mais para a outra parede.

    Tenho outras questões, mas virão mais tarde :). Pois só para isto temos uns bons meses de trabalho já que não moramos perto.
    Precisamos mesmo é de saber se a nossa ideia de isolar o salitre dará, se é a melhor hipótese, que tipo de isolamento colocar, quais as ferramentas indicadas para picar a parede e se mudar um quadro eléctrico é viável. Peço desculpa pelo testamento, mas como às vezes pedem mais pormenores, julgo que dei bastantes eheh Ah, a casa situa-se perto de Rio Maior e por fora é logo terra junto das paredes, também pensamos que isso ajuda na humidade da casa e no salitre.

    Se conseguiram ler até aqui, fico muito agradecida :)
    E agradeço desde já as respostas.

    Diana_3S
    • ARIG
    • 13 setembro 2010 editado

     # 2

    Bom dia.
    Sua problema e pouco grave. Eu já tratei varias casas antigas e novas com pouco anos no zona do Algarve. Consegui descobrir uma tecnologia de acabar com salitra no e para sempre, maj dou garantia de 5anos.[pub]Por rezois de privacidade de informação sobre tecnologia,poderá contactar: [email protected] 964122263 [/pub]
    Cumprimentos
    •  
      FD
    • 13 setembro 2010

     # 3

    Isso não me parece que seja salitre por si só. Ou seja, é uma infiltração e esse é o sintoma. Vindo de baixo para cima, é o que se chama humidade ascendente, "água" que existe no solo e "sobe" pelas paredes.
    O que fizer com o gesso laminado/cartonado (pladur) será apenas para ocultar o problema e não para o resolver. Para isolar deverá utilizar lã rocha.
    No entanto, nesse caso, o melhor seria basicamente: membrana drenante (para deixar a água na parede) + isolamento (por causa das temperaturas) + gesso cartonado (acabamento).

    Isto não é um conselho de especialista, é um resumo do que reti das sugestões dadas por especialistas que tenho lido por aqui.
  2.  # 4

    Colocado por: Diana_3SA nossa ideia é picar as paredes de pedra todas do chão até ao tecto. Depois colocar pladur a tapá-las e com isolamento entre este e a parede de pedra. Que tipo de pladur deve ser aplicado? Que tipo de isolamento se deveria colocar? Esferovite? E mais importante ainda, o salitre poderia passar para o pladur? Estamos a pensar não rebocar a parede de novo visto que vai estar escondida e no caso de mais tarde termos problemas, a parede já estava picada e logo se arranjava outra solução. Será esta solução viável? Há mais sugestões?
    Diana_3S


    A solução proposta por FD parece-me viável, no entanto se optar por essa solução porque razão tencionam picar as paredes?
  3.  # 5

    Um familiar tb tinha problemas com salitre numa casa antiga, alguns anos depois demoliu a casa e fez outra completamente nova, não é que agora 8 anos depois a casa nova tb já tem salitre!

    Na minha opinião, mantinha a porta da rua mesmo dando para a zona dos dos quartos.
  4.  # 6

    FD, a membrana drenante é colocada no exterior?

    pipocas4, isso também passou pela nossa cabeça, mas ao ver aqui tantos testemunhos de voltar mais tarde mesmo em casas novas, desistimos. E além disso, como disse, temos orçamento limitado. Mantinha a porta da rua por causa do quadro eléctrico estar onde está, ou por uma questão de manter a estrutura original da casa? É que eu olho mais para a funcionalidade. Há anos que essa porta não é aberta, e é um espaço que se podia acrescentar a um quarto. Também pensámos, me vez da porta, colocarmos uma janela...

    JotaM, temos várias razões. A primeira, é que inicialmente se pensou em deixar a pedra à vista, mas como aquilo é uma macedónia de vários tipos de pedra e cores, descartámos essa possibilidade. Também pensámos em, no fim de picar rebocar as paredes com os tais produtos próprios mas que muitas pessoas dizem que mais cedo ou mais tarde volta. Continuámos a picar porque vamos ganhar uns 3 cm que podem ser usados no isolamento (as divisões são pequenas). Além disso, dá-nos a possibilidade no inverno de podermos detectar humidades. Caso esta solução não resolva o problema, é mais fácil tentar novas soluções com a parede já picada.
    Pelo menos é o que achamos, mas não somos profissionais, por isso é que também estamos a pedir opinião :)

    Mas em princípio, com isolamento e pladur, o pladur não seria afectado com humidades ou salitre, certo?

    Obrigada pelas respostas
    •  
      FD
    • 13 setembro 2010

     # 7

    Colocado por: Diana_3SFD, a membrana drenante é colocada no exterior?

    Não, no interior. Mas esse material pode ser usado das duas formas, o objectivo será impermeabilizar.

    Colocado por: Diana_3SMas em princípio, com isolamento e pladur, o pladur não seria afectado com humidades ou salitre, certo?

    Depende do isolamento...
  5.  # 8

    Boa tarde,

    Estive a ver alguns sistemas de isolamento pelo exterior e vi alguma informação para o caso de humidades ascendentes, no site da VIERO.


  6.  # 9

  7.  # 10

    Colocado por: Diana_3SFD, a membrana drenante é colocada no exterior?


    Uma membrana drenante serve exactamente para drenar como é ácil de entender. Esta deve ser colocada no lado onde existe escorrimento de água, mas se esta ao escorrer não for encaminhada para lado nenhum não faz qualquer sentido usar uma tela deste género.

    Este tipo de tela permite escoar 8l/m2 ou mais, conforme a altura dos pitons. Normalmente é usada em muros de contenção de terras ou na periferia de paredes enterradas. Mas este sistema só funciona bem em conjunto com um dreno e ligação deste às águas pluviais.
  8.  # 11

    Reparei agora que a terra é perto de Rio Maior, a casa do meu familiar tb fica numa aldeia perto de Rio Maior, eheheheheh.
    • ARIG
    • 15 setembro 2010

     # 12

    Bom dia.
    Devera raspar zonas infectadas,chegar ate parte seca de parede,aplicar produto especial de dois componentes,deixar secar 24h depois salpicar com massa,aplicar novamente produto especial de 2-componentes,deixar secar 24h. rebocar partes tratadas,aplicar isolante sintético e pintar a 2-demaos com tinta...
    Cumprimentos
  9.  # 13

    Colocado por: ARIGBom dia.
    Devera raspar zonas infectadas,chegar ate parte seca de parede,aplicar produto especial de dois componentes,deixar secar 24h depois salpicar com massa,aplicar novamente produto especial de 2-componentes,deixar secar 24h. rebocar partes tratadas,aplicar isolante sintético e pintar a 2-demaos com tinta...
    Cumprimentos


    Se a humidade não for contida, pode aplicar os produtos "melhores do mundo" que não resolverá o problema.

    Cumprimentos
    • ARIG
    • 15 setembro 2010

     # 14

    Claro e logic que temos deixar a secar parte aberta de parede.
    Produtos que eu uso sou de confiança e ja tenho feito obras com mesma problema de salitra.
    Primeira obra ja tenhi 4anos e ainda no resebi nenhuma reclamaçao.
  10.  # 15

    ARIG, ainda pensámos nessa solução, mas como vimos aqui noutros tópicos, e como o JotaM diz, poderia não resultar. Há aqui testemunhos de quem gastou bastante dinheiro nesse produtos especiais e passado uns anos voltou tudo de novo. Daí pensarmos no isolamento e parede de pladur. Provavelmente até é uma solução mais barata (ainda não vi os preços) e menos permanente na medida em que mais tarde se podem tentar outras soluções caso não resulte sem fazer grande porcaria :)

    Mas se calhar ainda vamos pôr a tal membrana drenante que também sugeriram. Não é que de inverno escorra água das paredes, mas a casa é humida e se calhar é boa ideia.

    Em relação a mudar um quadro eléctrico, alguém sabe se isso é viável e não muito complicado?

    pipocas4, o que não faltam é casas velhas nas aldeias perto de Rio Maior :) Esta é no Casal do Rei.
    • ARIG
    • 15 setembro 2010

     # 16

    Ok Diana.. Tenha toda rezão. Eu explicai aquilo que experimentei. Custo de esses produtos - 85euro+mao de obra+reboco e pintura fica a volta de 150-180euro
    Aplicar membrana+pladur+pintura sai com 50-80 mais barato. No caso de pladur vai robar area do quarto...
  11.  # 17

    Eu tenho escondido essa patologia com este sistema:

    http://kerdi-board.schluter.pt/



    Placa de 5mm colada ou fixa mecanicamente ao suporte, juntas coladas com o kerdi Keba através de kerdi-Coll, massa de acabamento tipo estuque e pintura.

    Garantia que nunca mais aparece (mas está lá)
  12.  # 18

    pc saldanha

    Não conhecia mas parece-se uma solução interessante. É relativamente económica e não não rouba muito espaço.
 
0.0226 seg. NEW