Iniciar sessão ou registar-se
    • rnsg
    • 13 setembro 2010 editado

# 1

Boa tarde

Recentemente herdei uma moradia térrea com 81m2(2 quartos, 1 casa de banho,1 sala e 1 cozinha) mais 250m2 de terreno, o que pretendo fazer é aumentar a casa para o dobro 160m2 (3 quarto 2 casas de banho sala e cozinha) e no exterior garagem lavandaria e arrumos, necessito que me ajudem indicado empresas que me façam a remodelação /aumento chave na mão na zona do Porto.

Já estive a ler alguns dos tópicos e os preços apontam para 400 a 500 euros/m2 isto mantém-se para o que eu quero fazer? E nivel de projectos para efectuar o aumento são necessários? Uma vez que a casa é inferior a 1950 e não vou mexer no telhado que está em bom estado.

Obrigado.
  1.  # 2

Penso que 1º tem de saber se pode ampliar a casa e quantos mts. Depois é necessário contratar um arquitecto para lhe fazer o projecto que terá de ser aprovado.
    • P+V
    • 14 setembro 2010 editado

# 3

Explique lá como é que via aumentar a casa para o dobro sem mexer no telhado? E os anexos, garagens e arrumos? Santa paciência... Siga os conselhos da Pipocas e não meta o carro à frente do boi.
    •  
      FD
    • 14 setembro 2010

# 4

Colocado por: P+V ARQExplique lá como é que via aumentar a casa para o dobro sem mexer no telhado?

Já vi algumas soluções curiosas... não digo que sejam (a melhor) solução mas, fica lá o telhado original e no "acrescento" fazem um novo, fazem uma cobertura/terraço, etc.

Colocado por: rnsgE nivel de projectos para efectuar o aumento são necessários?

Sim, faça sempre projectos. O que gasta no início poupa no fim.

Colocado por: rnsgpreços apontam para 400 a 500 euros/m2 isto mantém-se para o que eu quero fazer?

Depende. Se quer ter a certeza absoluta que tem dinheiro para as obras, conte antes com 700€/m2. Pode não gastar tanto mas, pelo menos, fica certo que a obra não fica a meio.
    • P+V
    • 14 setembro 2010

# 5

Colocado por: FDJá vi algumas soluções curiosas... não digo que sejam (a melhor) solução mas, fica lá o telhado original e no "acrescento" fazem um novo, fazem uma cobertura/terraço, etc.

Oh FD, mas a questão não é essa - e o FD sabe...!
    Quando é que as pessoas se vão convencer que o facto de um prédio ser anterior a 1953 não é uma espécie de "escudo vale tudo" contra a chatice de pedir autorizações à CM local, no caso de se querer fazer obras? Especialmente quando o que se pretende à partida é AUMENTAR PARA O DOBRO A ÁREA DE CONSTRUÇÃO e AUMENTAR A ÁREA DE IMPLANTAÇÃO/IMPERMEABILIZAÇÃO (anexos, garagens, ...). Este tipo de operação urbanística é sempre sujeito ao controlo prévio da CM, nos vários moldes existentes: licença, comunicação prévia ou outra, seja qual for a idade do prédio.
    • rnsg
    • 14 setembro 2010

# 6

Desde já agradeço todos os comentários.

Pelo que percebi o melhor será fazer projecto em primeiro( será que o arquitecto que o irá fazer faz os contactos de modo a saber o que poderei mexer/ aumentar?)

Para o projecto sabem-me informar quais os valores medios? E licenças de que tipo irei necessitar e qual o valor medio?

Obrigado.
    • P+V
    • 14 setembro 2010

# 7

Colocado por: rnsgPelo que percebi o melhor será fazer projecto em primeiro

Não é melhor: é obrigatório!

será que o arquitecto que o irá fazer faz os contactos de modo a saber o que poderei mexer/ aumentar?

O que pede faz parte das competências e do trabalho do arquitecto: basta pedir-lhe.

Para o projecto sabem-me informar quais os valores medios

Peça vários orçamento tentando ser o mais especifico em relação ao que pretende fazer e ao valor disponível para tal.

Colocado por: rnsglicenças de que tipo irei necessitar e qual o valor medio

Depende da câmara: só dirigindo-se ao atendimento urbanístico respectivo é que terá resposta a esta questão.
  2.  # 8

Boa tarde rnsg,

o que lhe aconselho a fazer é submeter um pedido de informação prévio á CM.

Se tiver algumas questões pode entrar em contacto.

Abraço

0.0156 seg. NEW