Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    como senhorio de um apartamento arrendado tenho duas dúvidas:

    1- tenho de comprar daqueles livrinhos de recibos e preencher à mão ou posso eu mesmo em Word fazer os recibos? alguém tem algum exemplo de recibo feito no computador?

    2- no início do contrato foram-me pagas duas rendas e ficou assim escrito:
    "O Primeiro Contraente declara ter recebido nesta data, do Segundo contraente, a quantia de 800,00 € (oitocentos euros), referentes à primeira e última renda do presente contrato".
    A minha duvida é a seguinte: o que escrevo nestes dois recibos? o contrato teve início em Maio, logo um dos recibos vou escrever "referente à renda de Maio", mas e o outro? escrevo "referente à última renda do contrato" ou "referente à renda do mês de Junho" e assim a renda paga no início de cada mês diz respeito ao mês seguinte?

    obrigado
  2.  # 2

    Posso dar o meu exemplo como inquilino. Quando entrei para o apartamento e como esta no contrato de arrendamento paguei tres meses. Entrei a 1 de Agosto, logo paguei a renda de Agosto, Setembro e um mês de caução (que será devolvido no final se nao houver danos no imovel). O senhorio passou dois recibos, relativo a agosto e um outro relativo a setembro. A data no recibo é a mesma mas esta escrito no recibo a que mes corresponde a renda. Quanto ao mes de cauçao como sera devolvido nao ha recibo, mas esta expressamente no contrato que houve um mes de cauçao pago a ser devolvido no final.Segundo o senhorio, o mesmo teve de ir as finanças tratar dumas burocracias e tem um livro proprio para passar os recibos.
    Espero ter ajudado.
    •  
      FD
    • 14 setembro 2010 editado

     # 3

    Colocado por: ace.crash1- tenho de comprar daqueles livrinhos de recibos e preencher à mão ou posso eu mesmo emWordfazer os recibos? alguém tem algum exemplo de recibo feito no computador?

    É indiferente desde que tenha original e cópia e seja assinado/carimbado.

    Colocado por: ace.crash"referente à renda do mês de Junho" e assim a renda paga no início de cada mês diz respeito ao mês seguinte?

    Isto.
  3.  # 4

    "O Primeiro Contraente declara ter recebido nesta data, do Segundo Contraente, a quantia de 800,00 € (oitocentos euros), referentes à primeira e última renda do presente contrato".

    como no contrato está escrito que se refere à ultima renda do contrato é que me surge a dúvida. Mesmo com isto escrito no contrato vou declarar que afinal essa renda se refere a Junho de 2010!?

    Obrigado pela vossa ajuda
    •  
      FD
    • 16 setembro 2010

     # 5

    Colocado por: ace.crashMesmo com isto escrito no contrato vou declarar que afinal essa renda se refere a Junho de 2010!?

    Pois, no contrato é que está mal... porque não sabe quando é que vai ser essa última renda. Tanto pode ser no final dos 5 anos como daqui a 6 meses.
    O ideal seria fazer uma adenda ao contrato e corrigir essa "última renda" para "primeira e segunda", referindo que as rendas são pagas 30 dias antes.
  4.  # 6

    • skm
    • 7 janeiro 2014

     # 7

    Boa Noite,
    Tenho uma duvida. Uso um livro de recibos de arrendamento - Modelo 90 para passar os recibos . Tenho de passar uma série de recibos por mês e é "doloroso" fazê-lo à mão para quem é Eng. Informatico. Posso criar uma aplicação para emitir os recibos de arendamento, ou usar um template word ou tenho que obrigatoriamente adquirir um software para isso ?

    Muito obrigado, respeitosos cumprimentos e um Bom Ano Novo para todos.
    João Brandão
  5.  # 8

    Colocado por: skmTenho de passar uma série de recibos por mês e é "doloroso" fazê-lo à mão

    Como deve compreender estamos todos invejosos solidários com as suas dores ;))
  6.  # 9

    Pode criar uma folha de excel para o efeito. É o que eu faço.
    É fundamental se haja numeração dos recibos, sequencial.
  7.  # 10

    Existem vários modelos por aí gratuitos. Eu uso este.
  8.  # 11

    Carvai,

    Obrigado pelo modelo, em termos legais este é aceite?

    Penso que o Excel poderá ser melhorado para obter logo os recibos de todo o ano :)
  9.  # 12

    A lei não obriga a nenhum modelo especial, o que tem de ter é todos os elementos obrigatórios. NIF's moradas,etc
 
0.0139 seg. NEW