Iniciar sessão ou registar-se
    • jmmp
    • 14 setembro 2010 editado

# 1

Olá a todos,
    Tenho um problema que gostaria de ajuda. A minha casa tem bom isolamento termico em tudo menos na parte das janelas. A caixilharia é boa com rutra témica e com janelas oscilobatentes e com vidro duplo, no entanto o problema situa-se na zona da madeira onde o estore enrola. V~em dali muito frio no Inver e ao mesmo tempo muito calor no Verão.
    O que posso fazer para resolver, ou conhecem empresas capazes de me ajudar na zona de Braga?

JMMP
  1.  # 2

Eu tinha o mesmo problema e o que fiz foi:
    Aproveitando o facto de ter trocado o estore de PVC por um da aluminio que é mais fino, forrei o interior da caixa de estore com XPS, colado com espuma de poliuretano
    na tampa de acesso fiz uma outra tampa em XPS, a colocar por dentro, com espuma autocolante na zona de encaixe, e de modo que ele ancaixe e fique a vedar. Assim não à mais vento a entrar e até a parede interior , no inverno não fica tão fria.
    • jmmp
    • 14 setembro 2010

# 3

Desculpa a ignorancia mas não sei bem o que é XPS.

Tens desenhos tecnicos?
  2.  # 4

Poliestireno extrudido
    É o mesmo material do EPS ( poliestireno espandido) vulgo "Esferovite". normalmente é azul

Normalmente tambem é mais denso (duro) para a mesma espessura, por isso melhor isolante, e mais estavel com o tempo.

Mas a esferovite tambem serve!!
    • jmmp
    • 20 setembro 2010

# 5

O acesso é fácol depois de fazeres essas alterações?
    Funcionou, ou seja, o Inverno não é frio?
  3.  # 6

Depende, em alguns, os 4cm que lá coloquei ficaram a roçar e tive desbastar um pouco, mas noutros estores funcionou lindamente.

Tambem ter estores electricos, ajuda por não termos o rasgo para passar a fita, mas isso é mais complicado de implementar.
    A diferença nota-se no vento que já não entra e se colocar a mão na parede mea com a caixa de estore a temperatura da mesma é bastante diferente.

Mas o mais grave mesmo é o ar frio que já não entra em casa pela tampa.

Veja se tem espaço para forrar, mas pelo menos deve te espaço para fazer uma 2º tampa em XPSpara vedar a de madeira.
    • jmmp
    • 20 setembro 2010

# 7

Posso tirar umas fotos para depois me dar um ajuda?
  4.  # 8

Claro que pode!

Colocado por: jmmpPosso tirar umas fotos para depois me dar um ajuda?
  5.  # 9

Olá,
    Estou com um problema semelhante... as caixas dos estores no meu apartamento estão apenas cobertas por uma "tampa" de madeira que não isola de modo algum o frio (e vento!) que vem de fora. O cimento da caixa tem irregularidades bastante altas, chega a haver "buracos" com uns 2cm de altura.
    Pensei em colocar uma segunda janela por fora (e fá-lo-ei nas janelas da cave) de modo a obter um isolamento térmico mais eficaz.
    No entanto, nas janelas da sala de estar preferia não colocar uma segunda janela pois acho que não vai ficar lá muito bonito... acho que vai ficar estranho pois não conheço ninguem que tenha implementado esta solução.
    O que me aconselham?
    Segunda janela ou tentar isolar a caixa?
    Um pormenor que não percebi no isolamento que descrevem acima... a espuma autocolante irá "colar" a placa de XPS ao cimento? E consegue-se fazê-lo sem que a espuma vá para os estores??
    Agradeço imenso a ajuda!
  6.  # 10

Sim essa espuma agarra-se a tudo muito bem. É necessario ter cuidado sim , mas pode sempre cobrir os estores com um plastico ( tipo aquele fininho para pinturas). E mesmo que a parede interna não fiver muito direitinha : aquilo agara bem, e podem ecvher desde que caiba lá o estere enrolado depois, e tambem que deixe espaço para retirar o estore numa acção de manutenção futura. Aviso já que vai dar trabalho!!
    Reafirmo que a tampa é o mais importante, pois impede o vento de entrar.

Colocado por: JMatosOlá,
    Estou com um problema semelhante... as caixas dos estores no meu apartamento estão apenas cobertas por uma "tampa" de madeira que não isola de modo algum o frio (e vento!) que vem de fora. O cimento da caixa tem irregularidades bastante altas, chega a haver "buracos" com uns 2cm de altura.
    Pensei em colocar uma segunda janela por fora (e fá-lo-ei nas janelas da cave) de modo a obter um isolamento térmico mais eficaz.
    No entanto, nas janelas da sala de estar preferia não colocar uma segunda janela pois acho que não vai ficar lá muito bonito... acho que vai ficar estranho pois não conheço ninguem que tenha implementado esta solução.
    O que me aconselham?
    Segunda janela ou tentar isolar a caixa?
    Um pormenor que não percebi no isolamento que descrevem acima... a espuma autocolante irá "colar" a placa de XPS ao cimento? E consegue-se fazê-lo sem que a espuma vá para os estores??
    Agradeço imenso a ajuda!
    • jmmp
    • 27 setembro 2010

# 11

Seria bom se podessem fazer um desenho daquilo que fizeram em termos de caixa forrada e a tampa também.
    Será que existe empresas no mercado que se dediquem a isto?

JMMP
  7.  # 12

Empresas não conheço. Desenhos...depende do tipo de caixa...
  8.  # 13

Encontrei este vídeo por acaso. Se for útil para alguém, aqui fica:

http://www.youtube.com/watch?v=JO-e6ZS0UDs

0.0150 seg. NEW