Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou já em fase de instalação da rede de águas residuais e pluviais, estando já pré-acordada a instalação de um sistema de recuperação de águas pluviais para utilização em rega e autoclismos. Infelizmente, noto muitas incertezas entre o empreiteiro e o canalizador, sinais evidentes da falta de experiência destes apenas revelados neste momento.
    Pergunto se alguém tem experiência neste sentido de forma a poder ajudar-me com a maior urgência possível, nomeadamente nestes pontos:

    - qual o tipo e tamanho do reservatórios mais usual nestes sistemas?
    - que tipo de tratamento é o mais aconselhado: simples filtragem ou há necessidade de tratamento químico (básico)?
    - havendo possibilidade de abastecimento tripartido (chuva / "mina" a 50 m + tanque de reserva / rede pública) qual a melhor forma de concebermos o sistema de forma a optimizar o mesmo e ao mesmo tempo não correr o risco de ficar sem água nos autoclismos?
    - há relatos de problemas com estes sistemas?

    Agradeço toda a ajuda possível visto não ter vontade de parar a obra para ter de chamar empresas especializadas ao local, que me levariam certamente mais algumas das poupanças reservadas para estes "caprichos".
  2.  # 2

    Hum... é assunto pouco discutido, de facto...
  3.  # 3

    Também tive a intenção de aproveitamento de águas pluviais (rega e autoclismos), através de um sistema com tudo incluído: Depósito, filtros e sistema de controlo. O sistema permite usar a água do depósito, comutando automáticamente para a água da rede, assim que aquele fique vazio. Parecendo um sistema atractivo (o que conheço foi da leitura do catálogo), tem no entanto um senão, o preço. A título de exemplo, o preço (apenas material) do pacote Eco Plus (casa e jardim), com deposito de 6500l, ficava em 4875€

    Envio um link para o site do fabricante: http://www.graf.pt/SistemaModularCarat/tabid/65/Default.aspx
  4.  # 4

    O grande problema que vejo neste sistema é a rentabilidade, deve levar umas boas décadas para recuperar o investimento inicial.
  5.  # 5

    pois... isso leva... a grande questão é ate que ponto num futuro próximo a água não se irá tornar um produto muito caro... quase de luxo. aí sim irá compensar!!!
 
0.0107 seg. NEW