Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Na casa onde os meus pais moram (prédio antigo) apenas existe ligação á terra na cozinha...não sei se na altura apenas era obrigatório na cozinha...
    Mas havendo ligação á terra na cozinha, á partida será facil colocar ligação á terra nas outras divisões, certo?
  2.  # 42

    Colocado por: SobreiroComo se chama o Aparelho que dá para medir se há fio terra ou não? Quanto custa um barato?

    literalmente, medidor de resistencia de terras, custam uns 150€

    Colocado por: SobreiroColoca-se uma patilha a prender uma parte metálica da tomada e a outra aonde?

    na maquina que tem dois eléctrodos enterrados algures em terreno

    Colocado por: SobreiroSe o leitor apontar para o "infinito" (?) é porque tem terra?

    é o inverso, quanto menor o valor melhor "qualidade" tem a ligação de terra,


    existem aparelhos mais profissionais em que só é necessário inserir numa tomada para ele ler a resistência de terra,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  3.  # 43

    Colocado por: RieraNa casa onde os meus pais moram (prédio antigo) apenas existe ligação á terra na cozinha...não sei se na altura apenas era obrigatório na cozinha

    era porque é o sitio onde havia canos de agua para fazer a ligação, e isto já era,

    e em prédios mais antigos até começa a ser frequente "apanhar choque" em torneiras,
  4.  # 44

    Colocado por: jorgealves
    era porque é o sitio onde havia canos de agua para fazer a ligação, e isto já era,

    e em prédios mais antigos até começa a ser frequente "apanhar choque" em torneiras,


    Então espere lá, está a querer dizer que na cozinha a terra são os canos? É que eu pensei que houvesse mesmo uma ligação própria...
    Assim para espalhar a terra para as outras divisões já me lixei...
    Concordam com este comentário: leomarti
  5.  # 45

    Colocado por: Rieraestá a querer dizer que na cozinha a terra são os canos?

    nos predios antigos ou mais exactamente TODAS as construções até aos anos 70, era a "lei" da época,
  6.  # 46

    existem aparelhos mais profissionais em que só é necessário inserir numa tomada para ele ler a resistência de terra,
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sobreiro


    Esses aparelhos não medem exactamente a mesma coisa, não medem a resistência de terra, mas sim a resistência do bucle. Para medir a resistência de terra é necessário colocar colocar piquetes o que numa zona urbana as vezes é muito difícil ou impossível.
  7.  # 47

    Colocado por: RieraNa casa onde os meus pais moram (prédio antigo) apenas existe ligação á terra na cozinha...não sei se na altura apenas era obrigatório na cozinha...

    Colocado por: jorgealves era porque é o sitio onde havia canos de agua para fazer a ligação, e isto já era,...

    Não só.

    Se o prédio dos pais do Riera não for assim «tão» antigo(*) - anos 50, 60... - a "regra" era só colocar Terra nas tomadas em que o pavimento era em "pedra" (ou mosaico).
    As tomadas das outras divisões (geralmente assoalhadas com tacos) não tinham terra. E as casas de banho não tinham tomadas.

    Colocado por: Rieraestá a querer dizer que na cozinha a terra são os canos?
    Colocado por: jorgealves nos predios antigos ou mais exactamente TODAS as construções até aos anos 70, era a "lei" da época,
    jorgealves.
    Já que pôs "lei" entra aspas, ponha também o "TODAS" , se faz favor. ;-)


    (*) OMG.
    Eu já sou «antigo»! :-))
    Concordam com este comentário: jorgealves
  8.  # 48

    Colocado por: Luis K. W.

    Não só.

    Se o prédio dos pais do Riera não for assim «tão» antigo(*) - anos 50, 60... - a "regra" era só colocar Terra nas tomadas em que o pavimento era em "pedra" (ou mosaico).
    As tomadas das outras divisões (geralmente assoalhadas com tacos) não tinham terra. E as casas de banho não tinham tomadas.


    É isso mesmo!
    Mas diga-me, o meu pai diz que no quadro da luz passa lá o fio terra...o que isto quer dizer? Quer dizer que apesar de as outras divisões não terem terra, podemos lá passar isso pelas tomadas?
  9.  # 49

    Colocado por: RieraÉ isso mesmo!
    Mas diga-me, o meu pai diz que no quadro da luz passa lá o fio terra...o que isto quer dizer? Quer dizer que apesar de as outras divisões não terem terra, podemos lá passar isso pelas tomadas?

    Isso é melhor perguntar a um electricista (eu é mais bolos betão...).
    Mas à primeira vista parece-me que sim.
  10.  # 50

    Já em atitude de desespero surgiu-me uma ideia que deve ser uma grande imbecilidade...

    Então e se aproveita-se como vou partir o chão para mudar canos e colocar cabos de antena de tv, coloca-se um varão de cobre, que seria coberto com cimento e depois chão flutuante, ao longo do chão para depois encaminhar a ligação de terra das tomada para lá?

    O apartamento é no 1º andar.

    Quando houve-se curto circuito ficava com cabelos em pé se estivesse nessa zona?

    Algum eletricista que me responda se faz favor.
  11.  # 51

    Pelo que li entretanto não a minha invenção não dá, o cimento não conduz, logo não descarrega...
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  12.  # 52

    Colocado por: Rierao meu pai diz que no quadro da luz passa lá o fio terra...o que isto quer dizer? Quer dizer que apesar de as outras divisões não terem terra, podemos lá passar isso pelas tomadas?

    teoricamente, sim, na pratica por vezes é difícil pela dimensão da tubagem que não o permite, mas convém primeiro medir a ligação à terra desse fio, não vá dar-se o caso de o mesmo estar passado até ao local do contador da agua e terminar aí,

    Colocado por: Luis K. W.As tomadas das outras divisões (geralmente assoalhadas com tacos) não tinham terra

    e na altura não precisavam era só para ligar um candeeiro de mesa de cabeceira, agora liga-se tudo além do candeeiro, o carregador do telemovel, o relógio despertador e sei lá mais o quê,

    Colocado por: prontoAconselharam-me a pôr um interruptor diferencial de 40A / 30 mA para disparar em caso de curtocircuito

    os diferenciais não disparam por curto-circuito, isso é feito pelos disjuntores, por isso é que têem que existir os dois ou um com as duas valências e como um deste tipo custa 10 a 12 vezes mais do que os aparelhos em separado, ninguém o usa, excepto no actual ITED que é obrigatório para protecção do ATI (mais uma das aberrações do ITED)

    Colocado por: prontoO apartamento é no 1º andar.

    pode e deve falar de forma a que todo o predio esteja protegido e é uma operação relativamente simples, se não quiserem\autorizarem passe um fio pelo exterior e enterre uma vareta de terra no passeio, deixando a cabeça a uma cota de -30cm, não é o ideal mas é muito melhor que nada,

    Quando estiver a enterrar a vareta na vertical convém fazer afastado uns 20cm da parede, mas atenção não mais do que isto se não corre o risco de "acertar" nalgum tubo enterrado,

    vivamente aconselho a contactar um profissional para fazer isso,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pronto
  13.  # 53

    Jorge Alves, obrigado pelas respostas .
 
0.0195 seg. NEW