Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: RC | ARQErrado!

REGULAMENTO DE DEONTOLOGIA DA ORDEM DOS ARQUITECTOS

Artigo 8.° Deveres do arquitecto para com o cliente ou empregador

Ponto 4. O arquitecto deve facultar ao seu cliente ou empregador todas as explicações necessárias à completa compreensão e apreciação dos serviços que lhe presta.
    Portanto, o arquitecto TEM de fazer compreender o projecto ao cliente!

Não é que seja jurista, mas penso que está enganado.. este ponto refere-se que o arquitecto tem a obrigação de explicar ao cliente que serviços vai fazer... quanto vai custar ... o que está incluído ou não... e o cliente tem de ficar esclarecido sobre que serviço está a contactar...

pois imagina que tem um cliente que simplesmente não percebe nada de plantas, não percebe um esquiço em 3d, sendo que a única maneira do cliente perceber é com um projecto em 3D, a cores e todo bonitinho.... o arquitecto vai ser obrigado a fazer um 3D sem estar contractado???

Mas seguindo o raciocínio imagina para cúmulo, que o cliente também não percebe o 3D, apesar de estar todo perfeito... o arquitecto vai ser obrigado a construir a casa para mostrar ao cliente como ela fica???? desculpem la a ironia...
    Concordam com este comentário: JBotelho
  2.  # 2

Quanto ao resto.. claro que o profissionalismo é o que distingue no mercado os profissionais... mas quando o cliente vem solicitar um orçamento e se lhe diz que são 6 mil euros por um projecto de arquitectura com 3D, maquete, tudo como deve ser... o cliente sai pela porta fora e vai pedir orçamento ao seu vizinho do lado que lhe leva 3 mil euros mas sem metades das coisa, mas fica todo contente e acha que você e uma ladrão por lhe estar a pedir 6000 mil euros... Claro que depois com o decorrer do projecto como não percebe as plantas vai pedir as imagens 3D... mas como o arquitecto deu o preço justo, não as vai fazer pois não tem orçamento para isso...

No mercado há de tudo... projectos completos a 2000€ e outros a 20000€ para a mesma moradia... como há carros Dacia e ferraris... ambos servem para andar...lolol
  3.  # 3

costa 3333,

não precisa de ser jurista!

O que aqui foi invocado foi um Código de Deontologia!

Deontologia:
    é o estudo ou ciência do que é devido.
    é um conjunto de comportamentos exigíveis aos profissionais, codificados ou não em regulamentação jurídica.
    uma ética profissional das obrigações práticas, baseada na livre acção da pessoa e no seu carácter moral.

Como tal, o jurista só é p'ra aqui chamado porque por acaso existe um Código!

Contudo, Deontologia é ética profissional. Se um arquitecto se considerar minimamente profissional irá esforçar-se por fazer com que o trabalho que lhe foi pedido e pago seja bem interpretado e compreendido.

Cumps,
  4.  # 4

Vão-me dizer que custa muito fazer meia duzia de desenhos?
    Não tou a dizer para definir todo o projecto em 3D nem apresentações xpto!
    E até se gostar, aí sim seria correcto apresentar 1 proposta para todo o projecto...

Mas pronto, se conseguirem ser claros com uns rabiscos...
  5.  # 5

Costa3333, acho que não tem comparação o que está a dizer, e muito menos quando diz que um cliente com uma 3D não perceber e temos de construir o projecto... qualquer pessoa normal por mais fora da área que seja, percebe um 3D....

Quando diz que há projectos completos por 2000€... de certeza que não são COMPLETOS, mas se forem diga-me onde posso encomendar um bom projecto completo que eu começo a sub-contractar esses profissionais...
  6.  # 6

Colocado por: costa3333

Não é que seja jurista, mas penso que está enganado.. este ponto refere-se que o arquitecto tem a obrigação de explicar ao cliente que serviços vai fazer... quanto vai custar ... o que está incluído ou não... e o cliente tem de ficar esclarecido sobre que serviço está a contactar...

pois imagina que tem um cliente que simplesmente não percebe nada de plantas, não percebe um esquiço em 3d, sendo que a única maneira do cliente perceber é com um projecto em 3D, a cores e todo bonitinho.... o arquitecto vai ser obrigado a fazer um 3D sem estar contractado???

Mas seguindo o raciocínio imagina para cúmulo, que o cliente também não percebe o 3D, apesar de estar todo perfeito... o arquitecto vai ser obrigado a construir a casa para mostrar ao cliente como ela fica???? desculpem la a ironia...

Deixo o meu exemplo.

Depois acontece como a obra que estou a acompanhar, que só o arquitecto conhece os pormenores, nem o dono sabe sequer dos acabamentos (mostraram as plantas e cortes, para quem não percebe nada).
    Projecto bem pago, mal gerido (erros com fartura) e ainda por cima n indefinições, para quem tiver dúvidas perguntar ao Sr Arquitecto....
    E estou a falar de 1obra de quase 3milhões de euros...

Mas pronto, há quem consiga viver assim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: saram78
  7.  # 7

Qualquer imagem em 3D requer trabalho..não se pode fazer um alçado da casa sem se fazer a casa!
    Todo o modelo tem que ser feito até para se tirar uma só imagem!!

Eu faço 3D, tenho formaçao também nessa área, e sei do que falo!!

Quantos aos custos..cada um tem o seu preço, uma casa pode demorar 5/10/20horas a fazer, depende da complexidade ou não da mesma!!

Se acham caro fazer 3D, é subjectivo, normalmente achamos caro aquilo que não sabemos fazer..e ser arquitecto também tem os seus custos, 6anos numa faculdade explicam isso mesmo!!
    De qualquer forma se alguem estiver interessado em 3D avise..

cumprimentos!
  8.  # 8

Boa noite;

Um desenho 3d implica custos como é lógico, mas da maneira como está o mercado, e para melhor compreensão do produto final por parte do cliente tornam-se imprescindíveis. Um 3d "vende". E acaba por ser uma segurança para quem o faz. Entendo perfeitamente que um cliente olha para os alçados e plantas e não consegue visualizar pormenores que num 3d seriam de fácil visualização.
    No meu caso e na área de mobiliário por medida...perco sempre muitas horas de trabalho a fazer desenhos 3d e orçamentos, a maior parte das vezes os clientes nem sequer telefonam a agradecer a atenção e as horas perdidas. E a família é quem sofre infelizmente. Mas para os que são adjudicados é uma grande segurança, é só cumprir o desenho e pormenores e corre sempre bem. Já lá vai o tempo em que se levava 5 contos por um orçamento! :-)
    Hoje teríamos que levar bem mais do que isso, no entanto são grátis. É o mercado...
    Brumo...coloque o DWG pode ser que alguém lhe consiga dar uma ajuda.

Cump.
    Lucilio
  9.  # 9

Colocado por: costa3333

Não percebo qual é a dificuldade em perceber a frase... lá está implícito que o arquitecto deve "explicações necessárias à completa compreensão e apreciação dos serviços que lhe presta". Compreende o que vai custar, claro, mas compreende também a explicação sobre o serviço - seja projecto, fiscalização, etc.

Há um caso em que o cliente não percebe mesmo o 3D "a cores e todo bonitinho". É no caso de ser cego. Mas também aí há solução. Maquetes, por exemplo...

Insista com o seu arquitecto que ele tem a obrigação de o ajudar. Se mesmo assim não conseguir insira aqui a planta que se faz um concurso de esquissos :D

Cumprimentos
  10.  # 10

Como alguém disse trata-se de um código deontológico, não é lei, como em outras profissões tb os tens... quando digo ser jurista em primeiro porque são os juristas que fazem as redacções das leis e códigos deontológicos.. e muitas vezes estes tem duas interpretações.. não se trata de não perceber a frase.. trata-se perceber se ela terá dois sentidos.. e meu amigo é por isso que existe o direito... pois se toda a gente interpreta-se da mesma maneira não era necessário advogados...lolol

quanto ao resto como alguém disse e muito bem, as pessoas acham tudo caro, quando não sabem fazer... e na arquitectura e engenharia ainda mais... mas vão ao médico e este cobra-lhe 100 euros por 5 minutos de consulta e não reclamão..

para quem diz que o 3D e facil fazer, deixo aqui uma imagem... e olhe que ao cliente foram entregues só três ou quatro... e posso lhe dizer que o preço foi bem mais elevado que 300 euros... mas também lhe posso dizer que o tecnico demorou quase uma semana a fazer o modelo, e no fim resulta numa imagem digital, que parece ser facil fazer...

Já agora seria interessante saber quanto é que o senhor pagou pelo projecto.. e já agora se é um arquitecto mesmo que lhe está a fazer o projecto....
      casa.JPG
  11.  # 11

Boa tarde sou novo na participação no fórum, mas já algum tempo que acompanho, tenho uma empresa de design de interiores, criação e fabricação de cozinhas, trabalhamos muito com o STUDIO3DMax e AUTOCAD a mim parece-me normal o preço que pediram para execução de duas imagens em 3D, nós não realizamos trabalhos deste tipo para fora, mas consigo entender o preço, este tipo de trabalho quando é bem executado demora o seu tempo e o preço pedido é razoável pela vantagem de compreensão que nós dá.....abraço a todos
  12.  # 12

Agradecia o contacto para podermos falar de uma execuçao 3d de um projecto de uma moradia em autocad
    Estas pessoas agradeceram este comentário: costa3333
  13.  # 13

Colocado por: vmetricBrumo,

Eu poderia fazer esse 3d, se quiser ver algum do meu trabalho, deixo aqui o meu blog para quem quiser apreciar.

http://vm3d.blogs.sapo.pt/

V.

Estas pessoas agradeceram este comentário:Expat

Agradecia o seu contacto para falarmos da execuçao de um 3d de uma moradia
  14.  # 14

Colocado por: fiuzaAgradecia o contacto para podermos falar de uma execuçao 3d de um projecto de uma moradia em autocad

[pub]Envie-me o ficheiro em autocad para [email protected] para podermos dar-lhe um orçamento.[/pub]

www.gabineteop.com
  15.  # 15

Olá já conseguiu alguem para fazer a maquete 3d?
  16.  # 16

Colocado por: brumoeu falei com ele ,mas ele ao fazer as imagens queria 300euros por duas imagens, e isso eu nao dou acho muito caro.
    se houver alguem que me queira fazer so uma imagem eu agradeço.

Uma imagem por 300€ não me parece caro (dá tanto trabalho fazer uma como fazer mil do mesmo projecto...)

E já agora: prefiro mil vezes o arquitecto que sabe fazer um esquisso capaz de comunicar adequadamente uma ideia a um outro que apenas sabe fazer 3D...
  17.  # 17

Colocado por: HOMECARE

Boa Noite,

Ficam-nos com os esquiços e muitas vezes vão com eles aos empreiteiros...

É a nossa vida..

Esquiços de 3D?
    Para o empreiteiro?

Uiii... um empreiteiro que se apanhe com um esquiço de um 3D é logo meia casa feita!! :)
  18.  # 18

Para se ter uma noção, o 3DstudioMax 2012 custa nada mais nada menos que 3500€.
    E em 2013 já sai outro, cujo upgrade será 1500€.

+ equipamento
    + formação (seja certificada ou não)
    + photoshop
    + experiência

300€ por 10h de trabalho é mais do que justo, e até é pouco.
    Se me sentar na cadeira do dentista, 30 minutos para arrancar um dente e desvitalizar outro não pago menos que isso.
  19.  # 19

Desculpem intervir na vossa discussão mas estava a ter o mesmo problema, e contactei com um grupo de pessoas que se dedica a fazer esse tipo de trabalhos, resolveram o problema por 98 EUR. Encontrei-os pesquisando no Google por projectos 3d e fui dar a um site que se chama projectos3d.com

Percebi logo como o projeto estava e ainda deram-me uma fase de alterações para poder alterar o projeto como queria.
    No meu caso foi só uma imagem de uma cozinha, mas sei que fazem também imagens de exteriores.

Deram uma versão interactiva para podermos ver em casa e modificar o 3D. O programa onde abri foi o Google sketch up e pude depois numa reunião com o arquitecto dizer o que não queria na minha cozinha. Ainda alterei umas cores no 3D por mim :).

Depois de decidirmos tudo eles fizeram esta imagem que vos envio.

Recomendo!
      interiorcozinharomapreto12fim_.jpg
  20.  # 20

Colocado por: RodrigoSDesculpem intervir na vossa discussão mas estava a ter o mesmo problema, e contactei com um grupo de pessoas que se dedica a fazer esse tipo de trabalhos, resolveram o problema por 98 EUR.

Para fazer publicidade, tem uma categoria própria... não necessita de ser encapotada neste tópico....

cumps
    Concordam com este comentário: Picareta, adarq, rnja4Real

0.0219 seg. NEW