Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas a todos, desde já quero relevar a importância de um forúm como este e a maneira clara como são abordados os temas.
    A minha dúvida consiste numa doação de terreno ou sejao problema é o seguinte:
    O meu avô(viúvo) terreno onde existe uma habitação e o terreno tem autorização para construir outra habitação no mesmo terreno. Eu, como neto único, quero construir lá uma casa mas para isso é necessário passar o terreno para meu nome(devido ao empréstimo), mas a minha mãe(filha unica) como herdeira directa, tem em 1º lugar de ser doado a ela e posteriormente para mim.
    Desejava saber qual o procedimento que devo fazer e que impostos vou pagar neste embrulho todo.
    Agradecia a vossa ajuda se possível

    cumpts a tds
  2.  # 2

    Anónimo disse:
    Boas,

    Em vez da doação, porque não compra o terreno ao seu avô, com a devida autorização da sua mãe?
    Evitava uma serie de problemas. É necessário que a sua mãe concorde com a venda do seu avô para si.
    Tente perguntar a um solicitador ou a um notário se a venda não é a melhor forma de adquirir esse terreno, em vez da doação.

    Boa semana
  3.  # 3

    Boas, eu ja me tinha ocorrido mas isso é como fazer uma compra ficticia, e ao abrigo da lei n é legal.
    Já agora esse género de informações onde posso adquiri las? Em notários?
    cumpts
    Obrigado pelo comentário
    •  
      FD
    • 29 julho 2008

     # 4

    Os notários apenas "escrituram". Procure um solicitador, é normalmente mais barato que um advogado e está fartinho de fazer coisas como as que tem em mãos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dakine
  4.  # 5

    tenho uma situação pareçida....

    sendo que eu compre o terreno directamente à minha avó, ainda viva, terei que atribuir um valor ao terreno, sendo este declarado na escritura, ou terei que mandar avaliar o terreno antes de fazer a escritura, ou quem é que avalia o terreno..

    Obrigado
 
0.0096 seg. NEW