Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Adquirir em 2007 um apartamento T3. este apartamento só foi habitado agora em Junho de 2010. Deparei-me com uma situação contrária que quando me foi vendido dizia o vendedor que o apartamento tinha isolamentos de lajes e paredes. O que acontece é que o meu quarto e sala faz fronteira com o prédio seguinte, que pertence ao mesmo condominio mas entradas independentes. Esta fronteira é constituída por uma junta de dilatação, tudo que é ruídos desde o abrir torneiras de água, passos, armários a fechar, etc.. ouve-se na no quarto onde durmo e na sala, ou seja a parede que faz de junta de dilatação com o outro prédio, é uma parede simples, não apresenta qualquer tipo de isolamento o que faz com que se propague o som por aquela parede de fronteira e laje do 3.º e 5.º andar, eu encontro-me no 4.º Posso dizer que neste momento tenho de dormir com um tampões de 33db mesmo assim, ouço os barulho quando se lembram de abrir as torneiras dos wcs á 1 ou 6 da manhã. Isto é um defeito grave de construção, já avisei por carta registada o construtor que disse por boca apenas que não pode fazer nada a não ser diminuir a pressão da água. Eu contactei a empresa de águas estas dizem que se encontra na pressão correcta. Se as tubagens não tivessem sido aplicadas directamente naquela parede, se tivessem algum isolamento isto não aconteceria, no entanto os outros ruídos mantinham-se, porque a parede não tem nenhum isolamento credível. Minha vontade neste momento era mudar de casa não tenho a mínimas condições de conforto, por menos á noite quando se está mais em silêncio.

    Minha questão é:

    - Haverá alguma entidade onde eu possa solicitar testes de ruído e isolamento gratuito?

    - Poderei pedir alguma indemnização ao construtor?

    - Ele é obrigado a isolar correctamente aquela parede?

    O mais engraçado é que outro dia arrumar os papeis da casa, deparei que na ficha técnica de construção carimbada pela Câmara diz que os tectos dos quartos e cozinha são estucados, pintados e Padur estucado e pintado.
    . O que estão apenas estucados e pintados ou seja de isolamento nada ou pouco tem. Não é obrigado o empreiteiro a cumprir a ficha técnica?

    Obrigado
  2.  # 2

    - Haverá alguma entidade onde eu possa solicitar testes de ruído e isolamento gratuito?

    - Poderei pedir alguma indemnização ao construtor?

    - Ele é obrigado a isolar correctamente aquela parede?

    O mais engraçado é que outro dia arrumar os papeis da casa, deparei que na ficha técnica de construção carimbada pela Câmara diz que os tectos dos quartos e cozinha são estucados, pintadosePadur estucado e pintado.
    .O que estão apenas estucados e pintados ou seja de isolamento nada ou pouco tem. Não é obrigado o empreiteiro a cumprir a ficha técnica?

    Obrigado


    1- Há, mas de borla não.
    2- Se havia um projecto acústico, e não foi respeitado, tem
    3 - Ver 2
    A FTH descreve (supostamente) o que é que lá está. Se não diz que há isolamento, quer dizer que não há falsas declarações.
  3.  # 3

    Não minha compreensão à falsas declarações nas ficha técnica diz "tectos dos quartos e cozinha são estucados, pintados e Padur estucado e pintado" os tectos encontram-se apenas estucados e pintados, faltando o pladur. Sendo que este pode ajudar no isolamento acústico.

    obrigado
  4.  # 4

    Colocado por: ricardophNão minha compreensão à falsas declarações nas ficha técnica diz "tectos dos quartos e cozinha são estucados, pintados e Padur estucado e pintado" os tectos encontram-se apenas estucados e pintados, faltando o pladur. Sendo que este pode ajudar no isolamento acústico.

    obrigado


    Pode. Mas pouco. De qualquer forma, parece-me que o seu problema é com as paredes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardoph
  5.  # 5

    Boas

    ... nas ficha técnica diz "tectos dos quartos e cozinha são estucados, pintados e Padur estucado e pintado" os tectos encontram-se apenas estucados e pintados, faltando o pladur.


    Pode querer dizer que, entre quartos e cozinha, uns tectos serão estucados e pintados e outros em Pladur.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardoph
  6.  # 6

    Sim é com a paredes mas também de ouve as vozes e passos, o que um tecto em pladur pode ajudar a diminuir o problema. Mas dizendo nestes termos "tectos dos quartos e cozinha são estucados, pintados e Padur estucado e pintado" na ficha técnica ele faltou com o Pladur? Ou ele pode só estucar e pintar?

    obrigado
  7.  # 7

    "Pode querer dizer que, entre quartos e cozinha, uns tectos serão estucados e pintados e outros em Pladur." Pois também pode querer dizer isso. Sendo que tenho apenas o tecto da sala em Pladur e este fica entre os quartos e a cozinha. Mas na ficha técnica diz que o tecto da sala será em gesso projectado e pintado. Ou seja o tecto da sala está descriminado à parte, logo os únicos tectos que faltam não estão em Pladur. de qualquer maneira vou tentar a minha sorte, pegando pela ficha técnica.

    obrigado
  8.  # 8

    Boas

    - O Pladur não lhe resolve o problema do ruído.
    - O projecto de construção inclui projecto acústico? Se sim, compare o que dizem o projecto e a FTH, se condizem entre si e se a construção está conforme.

    cumps
    José Cardoso
  9.  # 9

    Não, no ano de construção 2006 não era obrigatório. Mas se for tecto falso com lã de rocha melhora o isolamento acústico pode não resolver mas melhora. Nem que tenha de pagar a lã de rocha.

    Obrigado
  10.  # 10

    Boas

    Não, no ano de construção 2006 não era obrigatório.

    Tem a certeza disso?

    cumps
    José Cardoso
  11.  # 11

    Penso que a legislação para projecto de térmico e acústico só saiu e Janeiro de 2009? Ou estou enganado? De qualquer forma não tenho o projecto de acústico.

    Obrigado
  12.  # 12

    Boas

    Não é a minha área, mas é capaz de estar enganado:


    Decreto-Lei n.º 129/2002 de 11 de Maio

    Artigo 1.º
    Aprovação

    É aprovado o Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios, que se publica em anexo ao presente decreto-lei e dele faz parte integrante.

    Artigo 4.º
    Entrada em vigor
    O presente diploma entra em vigor 60 dias após a sua publicação

    Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 7 de Fevereiro de 2002. - António Manuel de Oliveira Guterres - Diogo Campos Barradas de Lacerda Machado - Luís Garcia Braga da Cruz - António Fernando Correia de Campos - José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa - Luís Miguel de Oliveira Fontes.
    Promulgado em 23 de Abril de 2002.
    Publique-se.
    O Presidente da República, JORGE SAMPAIO.
    Referendado em 26 de Abril de 2002.
    O Primeiro-Ministro, José Manuel Durão Barroso.


    cumps
    José Cardoso
  13.  # 13

    O primeiro diploma sobre requisitos de isolamento térmico saiu em 1990.
  14.  # 14

    Mas não tenho o projecto, só o poderei ter junto da câmara?

    obrigado
  15.  # 15

    Boas

    Pode consultar projecto ou, se assim o entender, requerer cópia junto da câmara

    umps
    José Cardoso
  16.  # 16

    De qualquer forma, não poderei comprovar se a parede está devidamente isolada acusticamente. Em relação aos tectos os isolamentos que conheço mais frequentes é por baixo do flutuante do vizinho com cortiça e tela, isso sei que tem por menos no meu apart. porque fiz uma obra que tive de retirar parte do pavimente e lá estava a cortiça e a manta. Outro isolamento passa por pladur+lã de rocha no meu tecto. Isto tem de estar obrigatoriamente no projecto de acústico?

    obrigado
  17.  # 17

    Boas

    No projecto acústico estão descritas todas as medidas a tomar para verificação das condições regulamentares.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardoph
  18.  # 18

    O tecto em pladur tb não faz milagres :) Ainda por cima sem especificações/isolamentos?
    A ficha técnica só diz isso? Quais os elementos do projecto da edificação?

    Eu tenho ideia que só a partir de 2008, pelo RRAE (portanto já posterior) se deve entre edificações determinados valores de isolamento aéreo (paredes) e de percussão (pavimento/tecto), e ainda para quartos e instalações exteriores. Definido no estudo acústico.

    De resto, AugstHill já respondeu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardoph
  19.  # 19

    Vou então consultar o projecto de acústico caso exista, antes de enviar a carta ao empreiteiro.

    Obrigado
  20.  # 20

    Colocado por: ricardophDe qualquer forma, não poderei comprovar se a parede está devidamente isolada acusticamente. Em relação aos tectos os isolamentos que conheço mais frequentes é por baixo do flutuante do vizinho com cortiça e tela, isso sei que tem por menos no meu apart. porque fiz uma obra que tive de retirar parte do pavimente e lá estava a cortiça e a manta. Outro isolamento passa por pladur+lã de rocha no meu tecto. Isto tem de estar obrigatoriamente no projecto de acústico?

    obrigado

    Sim, se de facto é para isolamento consta no projecto acústico.
    O projecto acústico define todos os elementos do piso ou parede, nas suas várias camadas.
    As soluções que refere são as mais usuais, eficazes (e economicamente favoraveis) pela pouca experiência que tenho.

    Uma solução (remedeio) simples, por exemplo, a sons de percussão (pavimento) é um simples tapete (convém fixo :D) ;)

    Já agora, evite mexer nas instalações (pressões por ex) porque pode aumentar ainda mais o barulho. Isolamentos nas tubagens/paredes é a única solução (sem substituir tubagens)
 
0.0221 seg. NEW