Iniciar sessão ou registar-se
    • jlotra
    • 17 setembro 2010 editado

# 1

Tenho instalado na minha casa um sistema de aquecimento central com uma caldeira Roca a Gasóleo. Não me queixava do aquecimento, se não fosse a despesa no combustível.
    Já pensei em várias alternativas, mas a substituição integral do sistema está por enquanto fora de questão, pois obriga a um esforço financeiro grande, para além de mandar para o lixo todo o investimento no sistema actual.
    Uma alternativa que me parece mais aceitável é ter algo que, em conjunto com o sistema actual, permita ter um maior rendimento.
    Já pensei em vários métodos, mas sempre que chamei técnicos para orçamentar, mostraram-se sempre mais interessados numa instalação completa :-)
    Os métodos que estou a analisar são:
    1) Utilização da Energia Solar como pré-aquecimento: Segundo sei, um sistema de energia solar (para por exemplo de AQS) consegue atingir uma temperatura de 60º (alguns sistemas mesmo durante a noite). Assim, poderia ter a casa a ser aquecida quase todo o dia (a uma temperatura baixa), sendo que à noite, quando era preciso aumentar a temperatura, a caldeira entraria em funcionamento como complemento.
    Assim, o investimento não seria grande, pois o dimensionamento do sistema de energia solar era mínimo.
    2) Utilização de Vaso de Inércia: Segundo um técnico, a minha caldeira está sobredimensionada (60KW para aquecer 19 Radiadores), estando muito tempo a funcionar devido à velocidade de circulação da água.
    Aumentar a velocidade de circulação, não é aconselhável, pois provoca barulhos nos radiadores. Então, aconselhou-me a instalar um vaso de inércia.
    Assim, o sistema aquecia em minutos a água para o vaso inércia (que poderá ser de 500 ou 1000 l) e depois, o circuito da casa estaria a ser alimentado por essa água. Com isto, a caldeira funcionava durante muito menos tempo e em menor número.
    A solução 2, pareceu-me bastante boa, incluindo a nível económico. Contudo, antes de avançar, gostava de ter a vossa opinião.
    Obrigado
    Nota: Já agora, para quem está a instalar sistema de aquecimento, lembre-se que os toalheiros dos WC servem para aquecerem as toalhas. Não aquecem mais nada…
  1.  # 2

Na minha opinião, a opção 1) é a a opção que normalmente se considera numa nova construção, como solução ideal, por obrigatoriedade de paineis solares tb :)
    O sistema é concebido para funcionar a 60º (até atinge mais) colmatado com um bom sistema de painéis e devidamente dimensionado e implantado pode até praticamente nem recorrer ao sistema de Apoio.

Pelo que percebi, a 2) é 1 re-estruturação do sistema da caldeira, com um reservatório de pré-aquecimento.
    Uma questão é preciso definir/esclarecer. Existem caldeiras que aguentar melhor sempre ligadas do que andar sempre aos arranques...

Mas ambos parecem-me sistemas válidos, mas a nível de investimento o 1º parece-me ser-lhe o mais prejudicial, no entanto não esqueça que está a fazer um investimento futuro. Já o 2º, provavelmente só compraria o reservatório, logo mais barato.
    Da forma como isto caminha, não se sabe como pararão os combustíveis fosseis (€€] e uma energia renovável é outra autonomia.
    Eu optaria pela 1ª.
    • Bae
    • 18 setembro 2010

# 3

na minha opnião colocaria uma caldeira de biomassa (pellets) ou uma caldeira a lenha ou mesmo um recuperador a lenha ou fogão a lenha para aquecimento central
  2.  # 4

Esqueça o solar se não tem piso radiante ou ventil-convectorers. Com radiadores normais a temperatura da agua tem de ser muito mais elevada (>60º conta 30º no piso radiante), e o solar, mais ainda no inverno não consegue grandes temperaturas.
  3.  # 5

Bom dia,

Aproveito este tópico sobre aquecimento central, para colocar uma questão.

Estou a levantar o pavimento da minha casa, e verifiquei que os tubos do aquecimento central no meio do massame, estão molhados, acredito que por condensação, porque não há qualquer ruptura. O massame há volta da instalação, parece-me por isso ter alguma humidade acumulada. Os tubos estão cobertos apenas com a normal esponja preta.

Não deveria haver mais algum tipo de isolamento? É normal esta condensação?

Obrigado pela ajuda,

Miguel

0.0109 seg. NEW