Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Ola Marta2009

    Colocado por: Marta2009Parabéns pelo sonho realizado.
    Em parte faz-me lembrar a minha, embora a nossa não seja tão moderna: térrea, pedra, madeira e tectos de alturas diferentes.
    Fico a aguardar pelas fotos actuais, tb nos queremos mudar em 2011 - Abril!


    Obrigado.
    A sua casa (pela imagem que colocou), parece que será muito bonita.
    Em relação à fotos, prometo que, no máximo, até ao próximo domingo coloco aqui as fotos (ando um pouco atarefado).

    Cumprimentos
  2.  # 22

    Ola engcarlos

    Colocado por: engcarlosTenho uma pergunta: qual é a solução prevista para a impermeabilização da cobertura?
    Já agora, em que zona de SM Feira é que se situa a obra?


    A obra é em Mozelos.

    Em relação à impermeabilização da cobertura é a questão que eu queria desenvolver um pouco mais à frente. Mas já dei "muitas voltas à cabeça" por causa da "solução global" da cobertura. Parece ser a situação mais complexa....

    Já agora, depreendo da sua questão que já colocou o sistemas ETICS e aínda não impermeabilizou a cobertura. Estou correcto?

    E, assim sendo, não teve (ou tem tido) problemas no Sistema Etics?
    É que ontem fui à obra e, como a laje de cobertura está sem impermeabilizar e sem cobertura (como ficou de pedreiro), reparei que algumas paredes onde vai levar ETICS estavam encharcadas. Se eu já tivesse lá as placas do sistema ETICS, acho que já teria o sistema "comprometido".
    Não teve/tem esse problema?

    Cumprimentos
  3.  # 23

    Colocado por: LMSCGostei do desenho/foto da sua casa, parabéns pela escolha na arquitectura

    Obrigado.

    Colocado por: LMSCnão vou adoptar a cobertura plana com telas/godo, mas sim vou meter a cobertura com painel sanduíche, pois oferece-me mais garantias em termos futuros

    Em relação à "solução global" da cobertura, como referi no post anterior, é a questão que eu queria desenvolver um pouco mais à frente.

    Já somos 3 interessados (juntamente com o engcarlos), pelo menos, para discutir a situação da cobertura :)

    Cumprimentos
  4.  # 24

    Boas
    Eu já coloquei o sistema ETICS e já impermeabilizei a cobertura, com junta agrafada em zinco.
    Para já não tenho tido problemas com o cappotto.
    Veja as fotos em http://picasaweb.google.pt/engcarl/ANossaConstrucao#.
    Cumprimentos.
    Carlos Almeida.
  5.  # 25

    Boa Noite

    Orçamento ETICS

    Antes de mais, queria agradecer o feedback que este tópico tem gerado. Obrigado a todos..

    Hoje recebi o meu primeiro orçamento para o sistema ETICS. Eu vou "tentar" colocá-lo aqui da forma mais "esclarecedora" possível, para que, depois, os caros colegas do fórum, possam dar a vossa opinião sobre os materiais, preços, aspectos a melhorar/corrigir e, fundamentalmente, sobre a "solução global".

    O orçamento inclui:

    Fornecimento, montagem e desmontagem de andaime certificado conforme normas em vigor.

    Fornecimento e aplicação do sistema ETICS - vou colocar os sistemas em separado nos posts seguintes:
    - um para a fachada sem pedra
    - outro para a fachada com pedra

    Limpeza de fim de obras.
  6.  # 26

    Fachada Sem Pedra

    Fornecimento e aplicação do sistema de Isolamento Térmico de 50mm "Weber.Therm" - Weber, que engloba:

    - Aplicação de argamassa de colagem/barramento - Weber.therm 408
    Link:

    - Aplicação de placas EPS de 50mm

    EPS 100 - EN13163-T1-L1-W1-S1-P1-BS 150-CS(10) 100-DS (N)5
    EN13163

    A empresa (TECNOVITE) não tem link para o produto, mas na ficha consta:

    Espessura Nonimal(mm): 50
    Resistência Térmica(m2-ºC/W): 1,30
    Condutibilidade Térmica(W/m.ºC): 0,038
    Resistência ao Fogo: F

    - Rede anti-alcalina de malha quadrada reforçada de 150g/m2
    A "marca ???" é IBERTEX da IBER-STRUKT (o site está em manutenção)

    - Argamassa de acabamento - Weber.ibo regulador de fundo
    Link
    (Nota: foi substituído pelo Weber.prim - parece que só a designação do produto foi alterado, uma vez que as características são as mesmas).

    - Acessórios constituintes (buchas e perfis)

    - Acabamento a tinta acrílica "Weber.plast decor M", grupo A, com protecção fungicida
    Link

    Estes são os "dados" que tenho de momento. Vou amanhã ligar ao comercial para esclarecer melhor a situação da rede de fibra de vidro.

    Estive a reparar que o solução apresentada para a fachada com pedra é exactamente igual a esta, tendo sido apenas trocado placas EPS de 50mm por placas XPS de 50mm e acrescentado buchas: buchas 8 unidades/m2. Nem sequer tem os dados técnicos referentes às placas XPS. Vou falar com o comercial.

    No entanto, gostaria que deixassem a vossa opinião sobre o sistema (para a parte sem pedra).
    Obrigado

    Cumprimentos
  7.  # 27

    JoBru Parabéns pelo projecto, parece-me bem conseguido, apenas mudava o um pormenor no revestimento exterior, se fosse eu colocaria tudo branco (9010) caixilharia cinza escuro, e os apontamentos em madeira mantinha, ou seja, tentava utilizar apenas dois materiais e não 3 (excluía a pedra).
    Aproveitando o tópico coloco uma questão, falaram da aplicação do ETICS com chuva, e fiquei confuso, é possível/aconselhável a aplicação do sistema com chuva? Por exemplo, neste momento está uma ligeira chuva (no Porto) é possível aplica a argamassa regularizadora, e esperar por melhor tempo para aplicar o acabamento final? Ou não é de todo aconselhável a aplicar devido à chuva?

    cumps
    Márcio Carvalho
    •  
      FD
    • 6 outubro 2010

     # 28

    Colocado por: m.carvalhose fosse eu colocaria tudo branco (9010) caixilharia cinza escuro

    Um pouco off-topic mas, este conjunto não está já um pouco visto demais? Parece que ultimamente todas as casas novas que vejo são assim...
  8.  # 29

    Colocado por: FD
    Um pouco off-topic mas, este conjunto não está já um pouco visto demais? Parece que ultimamente todas as casas novas que vejo são assim...

    Isto vai de encontro à imagem que o JoBru apresentou, eu apenas " eliminei" um material e mantive os outros dois. Porque na minha opinião, para o tipo de volumetria em questão, com 3 materiais fica demasiado barulhento. Mas como disse é apenas a minha opinião, e percebo a afirmação FD.
  9.  # 30

    Pedra sobre o capotto? nao vai dar problemas? tb estou com esse dilema...mas em vez de ser pedra é ceramico e numa moradia com 2 andares...
  10.  # 31

    Colocado por: JoBruFachada Sem Pedra

    Fornecimento e aplicação do sistema de Isolamento Térmico de 50mm "Weber.Therm"- Weber, que engloba:

    -Aplicação de argamassa de colagem/barramento - Weber.therm 408
    Link:

    -Aplicação de placas EPS de 50mm

    EPS 100 - EN13163-T1-L1-W1-S1-P1-BS 150-CS(10) 100-DS (N)5
    EN13163

    A empresa (TECNOVITE) não tem link para o produto, mas na ficha consta:

    Espessura Nonimal(mm): 50
    Resistência Térmica(m2-ºC/W): 1,30
    Condutibilidade Térmica(W/m.ºC): 0,038
    Resistência ao Fogo: F

    -Rede anti-alcalina de malha quadrada reforçada de 150g/m2
    A "marca ???" é IBERTEX da IBER-STRUKT (o site está em manutenção)

    -Argamassa de acabamento - Weber.ibo regulador de fundo
    Link
    (Nota: foi substituído pelo Weber.prim - parece que só a designação do produto foi alterado, uma vez que as características são as mesmas).

    -Acessórios constituintes (buchas e perfis)

    -Acabamento a tinta acrílica "Weber.plast decor M", grupo A, com protecção fungicida
    Link

    Estes são os "dados" que tenho de momento. Vou amanhã ligar ao comercial para esclarecer melhor a situação da rede de fibra de vidro.

    Estive a reparar que o solução apresentada para a fachada com pedra é exactamente igual a esta, tendo sido apenas trocado placas EPS de 50mm por placas XPS de 50mm e acrescentado buchas: buchas 8 unidades/m2. Nem sequer tem os dados técnicos referentes às placas XPS. Vou falar com o comercial.

    No entanto, gostaria que deixassem a vossa opinião sobre o sistema (para a parte sem pedra).
    Obrigado

    Cumprimentos


    Boas,

    Também gostei muito da arquitectura, mas realmente que me deixaria mais preocupado é sem duvida a cobertura...as impermeabilizacções são sempre um quebra-cabeças...

    Também estou pra iniciar a contrução da minha vivenda, e estou na fase da decisão do fornecedor/aplicador do capoto e um deles é precisamente o da Weber e o que pedi foi exactamente o mesmo mas utilizando XPS em toda a área pois quero fazer alguns apontamentos em pedra.
    Poderia partilhar qual o orçamento que lhe fizeram para a secção com pedra (XPS em vez de EPS)?

    E já agora, que tipo de bloco térmico utilizou?

    Cumprimentos,
    Tiago
  11.  # 32

    Boa Noite tiagoantunes

    Desculpe só responder agora, tenho andado com a "cabeça à voltas" com a cobertura.

    Já agora, e como vejo que partilha da mesma preocupação, deixo aqui o link para o tópico que criei em relação às minhas dúvidas em relação à cobertura, caso lhe seja útil:
    Dúvidas Cobertura

    Colocado por: tiagoantunesPoderia partilhar qual o orçamento que lhe fizeram para a secção com pedra (XPS em vez de EPS)?


    O valor do orçamento é global e inclui, aínda, outros aspectos para além do sistema Etics (algumas impermeabilizações, regularizações, etc), por isso não lhe sei dizer, ao certo, quanto é, somente, a parte do XPS.
    No entanto, eu (até pelas dúvidas que tenho em relação ao orçamento) já pedi um orçamento mais discriminado e pormenorizado, que não terei qualquer problema em partilhá-lo.

    Colocado por: tiagoantunesé precisamente o da Weber e o que pedi foi exactamente o mesmo mas utilizando XPS em toda a área pois quero fazer alguns apontamentos em pedra.


    Já agora, porque é que optou por colocar XPS em toda a área?

    Recomendaram-lhe colocar XPS em deterimento do EPS, ou é mesmo uma "exigência" sua?

    Pergunto, isto porque, se consultar o site de Weber, eles recomendam o Sistemas weber.therm classic (EPS 100) para as fachadas com acabamento a tinta (pintura) e weber.therm extra para as fechadas com cerâmica.

    Para terminar, a empresa que me entregou o orçamento é um "aplicador" oficial e reconhecido pela Weber e também me aconselharem o mesmo: XPS para a cerâmica e EPS para o restante.

    No entanto já pedi um orçamento para saber quanto ficava colocar uma "camada extra" até aos 2 m de altura (mais uma camada de EPS100 50mm e mais uma de fibra de vidro) no sistema classic, para aumentar a resistência.


    Colocado por: tiagoantunesE já agora, que tipo de bloco térmico utilizou?


    O bloco térmico foi/é de o termobloco de 25 cm da presdouro.

    Cumprimentos
  12.  # 33

    Colocado por: JoBru
    Já agora, porque é que optou por colocar XPS em toda a área?

    Recomendaram-lhe colocar XPS em deterimento do EPS, ou é mesmo uma "exigência" sua?


    Pode-se dizer que é exigência minha.
    Não kero o reboco assente em materiais differentes. Embora leve a rede de fibra para fortalecer o reboco, sempre são materiais diferentes.
    E assim, a parede fica com resistência uniforme, e também vou exigir (e pagar é claro) fixação com buchas em todas as placas XPS.
    Vai ficar um pouco mais caro, mas vou ficar descansado que o capoto está bem fixo e é resistente além de que o XPS tem um comportamento térmico um pouco melhor que o EPS 100.

    Também tive conhecimento de um outro tipo de material, o Neopor, contudo não sei se será recomendado para dar a mesma resistência que o XPS.
    Um quadro comparativo do EPS 100, EPS 150, Neopor e XPS, relativamente à resistência e condutibilidade térmica: http://www.isosfer.pt/itens/produtos/neopor.htm.

    Cumprimentos,
    Tiago
  13.  # 34

    Cara Marta2009,

    Parabéns, pela foto que colocou a sua casa deve ficar linda depois de concluída. Será que poderia colocar fotos do seu projecto?

    Obrigada
    Brydda
  14.  # 35

    Boas,

    Obrigado pela opiniao Piso radiante.
    Realmente nao tinha pensado no aspecto do ponto de congelamento... vou ter isso em consideracao.

    Cumps.
  15.  # 36

    Olá a todos.

    Antes demais os meus parabéns, pela arquitectura da moradia, gosto muito, mas principalmente pela coragem que tiveram em arrancar com uma obra por vossa conta, sem meter construtores pelo caminho. É preciso muita coragem.

    Eu e o meu marido estamos na fase de aquisição do terreno e também gostaríamos que a construção fosse contemporânea. O problema com que nos temos deparado tem sido conseguir enquadrar as divisões de forma a não alterar muito a estética da casa.

    Nesse sentido, pedíavos que colocassem se possível as áreas de cada divisão, para poder ter uma ideia mais concreta de como distribuir as divisões.

    Cumprimentos e tudo a correr bem.
  16.  # 37

    Curiosas essas teorias , mas na pratica é uma materia muito mais complicado do que isso.
    Existem varias marcas de ETICS que prevem XPS na certificação e devem ter pensado nessas terorias.

    Existe algum preconceito em relação ao XPS, que é largamente utilizado no estrangeiro, mas cá temos de ser diferentes.

    1º É suposto temos uma humidade relativa bastante mais baixa em casa (comparada com a exterior). Dai que era mais facil que a humidade entrasse do que saisse de casa. Esse argumento não tem logica. a humidade é bloqueada logo no exterior.
    Com o EPS a humidade entra no EPS e vai até à parede. Condença pois a parede está mais quente.Com o XPS a humidade é bloqueada logo na superficie exterior do XPS. Parece que se calhar a sua ideia é mais ao contrario, o XPS afinal poderá ser melhor!!






    Colocado por: Anonimo18072022ABoa noite,

    Tenham muita atenção na escolha do material isolamente a utilizar nos sistemas etics.
    Tenham em linha de conta que a envolvente exterior será a "pele" da Vossa futura habitação, precisa de respirar de forma a contribuir para um bom equilibrio higrometrico e para uma boa qualidade de vida interior. Reparem que um dos argumentos de venda do XPS é precisamente e passo a citar "Elevada resistência à difusão do vapor de água". Deixo-vos uma ligação a um fabricante (Dow) onde poderão verificar:Dow

    Honestamente não aconselho a aplicação de pedra, cerâmicos, qualquer tipo de revestimento do que não aquele certificado pela marca/sistema.
    Preciozismo? Talvez...no entanto existem imensos aplicadores que não têm qualquer obstáculo a colocar a este tipo de aplicação.
    Lembro apenas e mais uma vez, a permeabilidade ao vapor; este tipo de revestimentos (pedra, cerâmicos, etc) vão comprometer a permeabilidade ao vapor do sistema além de irem "pesar" no reboco delgado que irá ser aplicado. Pensando na permeabilidade ao vapor diminuida tanto pelo revestimento como pelo XPS, a humidade, irá acumular-se junto ao ponto de congelamento/descongelamento que se situa precisamente na face colada do isolamento. Os materiais de colagem não estão preparados para lidar com níveis elevados e permanentes de humidade logo a sua performance acaba por ser comprometida. Dai surgiu a utilização quase generalizada das "buchas"..."cair não cai"....

    Se o objectivo é ter um sistema etics...adaptem a obra ao sistema e não o contrário.
    Se o objectivo é ter um sistema tipo etics...poderão fazer como melhor desejarem...ou como Vos aconselharem.

    Voltando ainda ao XPS, se o objectivo é ter mais resistência mecânica no sistema esta atinge-se com duplos barramentos ou ainda aumentando o tamanho do grão do revestimento final.

    Cumprimentos
  17.  # 38

    Penso que não se trata de apurar as áreas, ou a distribuição interior das divisões, mas sim de uma discussão saudável entre o cliente e o técnico. Entendo que se expuser a suas ideias a um técnico, certamente ele saberá resolver o seu programa no terreno possível.
    Qualquer projecto de Arquitectura é feito para um cliente em particular, não é uma receita que se siga passo a passo. Com isto quero apenas dizer que o projecto do JoBru é certamente o reflexo da intenção do arquitecto e das exigências do JoBru.

    Assim aconselho a margui a escolher um técnico, expor as suas ideias, e depois do estudo efectuado com base nessas mesmas ideias, discutir o conjunto com o técnico.

    Cumprimentos
    Márcio Carvalho
  18.  # 39

    Certo.
    Mas nesta fase, o que preciso é de fazer um esboço do que pretendo do que pretendo, quer em termos de áreas, quer em termos de design. Isto porque terei de apresentar esse esboço ao construtor para ele me dar uma ideia (não o orçamento detalhado) de quanto poderá ficar a construção.
    Na realidade, preciso de saber qual o valor total que irei gastar, terreno + construção, para vêr se será viável avançar ou aguardar. Até porque a compra do terreno implicaria a venda do meu actual apartamento.

    Cumprimentos,

    Margui
  19.  # 40

    Margui, permita-me discordar num ponto, não seria mais prudente colocar um valor como "tecto máximo" elabora um projecto para esse valor? A sua situação é a mais comum, clientes com um orçamento "ilimitado" são poucos, por isso, penso que será mais lógico encontrar "o seu orçamento" e executar um projecto em função desse valor.
    Só para ter uma ideia, é possível partilhar o valor que tem em mente? (terreno + construção)


    Cumprimentos
    Márcio Carvalho
 
0.0269 seg. NEW