Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa tarde, gostaria de saber se posso arrendar uma casa sem licença de habitação.
    passo a descrever a situação actual da casa, comprei a casa a 10 anos com empréstimo bancário, a mesma tem licença de construção. decidi comprar uma nova casa e coloquei a outra a venda só que sem licença nenhum banco faz empréstimo bancário, a vários anos que espero pela licença mas nem câmara nem a associação tem uma resposta a vista, por isso decidi em arrendar mas pelos vistos sem licença não posso arrendar.
    como posso ultrapassar esta situação.
  2.  # 2

Qual o impedimento que a câmara alega para não emitir a licença de utilização?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tanganho
  3.  # 3

o terreno encontra-se em avós
  4.  # 4

Mas a câmara autorizou a construção com o terreno em avos?
  5.  # 5

sim, mas na altura da escritura era possível solicitar através de carta registrada o pedido de licença de utilização a câmara pois se a mesma não respondesse no prazo de cinquenta dias, fazia se a escritura com o banco (manobrava-se a lei por ai), mas hoje para vender já não é possível.
  6.  # 6

Pois mas se a câmara autorizou a construção da moradia com o terreno em avos e na altura não alertou para o facto de não ser possivel emitir a respectiva licença de utilização neste momento creio que é obrigada a emiti-la.
    Deve haver aí uma condiccionate qualquer que está a impedir que tenha acesso a essa licença
    •  
      FD
    • 20 setembro 2010

# 7

Colocado por: tanganhose posso arrendar uma casa sem licença de habitação

Legalmente, não.

Artigo 1070.o
    Requisitos de celebração
    1—O arrendamento urbano só pode recair sobre locais cuja aptidão para o fim do contrato seja atestada pelas entidades competentes, designadamente através de licença de utilização, quando exigível.
    2—Diploma próprio regula o requisito previsto no número anterior e define os elementos que o contrato de arrendamento urbano deve conter.

http://www.arrendamento.gov.pt/NR/rdonlyres/D293D94B-6648-4E75-8514-4A636F6D8C73/0/Lei_6_2006_27_2_LAU.pdf

Na prática, ninguém quer saber disso para nada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tanganho
  7.  # 8

não sei se posso citar a referida camara, mas a mesma passava na altura da construção em 2001 licenças para construção, para habitação propria e actualmente nem licenças passa se o terreno se encontrar em avos.
    mas o mais ingrato disto tudo é que já pago imi de um bem que não posso vender.
    sinto-me revoltado pois tento levar tudo em conformidade com a lei (delaração do imovel, registo da casa), neste pais que vivo as vezes sinto vergonha de ser portugues.

0.0118 seg. NEW