Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!
    A minha questão vai ser extensa, mas preciso mesmo de a esclarecer.

    Vivo num prédio muito complicado...é um edifício constituido por 4 fases (?) (dois prédios, garagens e lojas). Acontece que segundo soube há pouco tempo deveria haver apenas um condomínio e não 3 como existem (dois prédios e garagens)! As lojas nunca comparticiparam no condomínio.

    Uma das pessoas que administrava o meu prédio era o próprio construtor que emigrou há 2 anos! Na altura, convocou uma reunião de condóminos, em que não se esclareceu quem ficaria como administrador, uma vez que ninguém quis assumir esse cargo, devido a situações de dívidas e não transparência das contas bancárias!

    Até ao passado mês de Junho de 2010, sempre paguei mensalmente o condomínio...sem saber ao certo para onde está a ir. Efectuo o pagamento por transferência bancária e desde Outubro de 2008 que não tenho os recibos, embora já os tenha pedido...tendo efectuado ontem outro pedido também! O administrador diz que não mos pode dar porque está ausente do país e que o comprovativo da transferência é suficiente!

    Eu já não sei bem o que fazer! Existem dívidas à empresa dos elevadores, não há serviço de limpeza, os vizinhos não aparecem nas reuniões de condomínio que já foram convocadas, nem mesmo para as mais recentes em que todos os condóminos do Edifício se intencionavam juntar e resolver a situação, a fim de deixar de haver 3 condomínios diferentes!

    Sei que isto parece muito confuso...e na realidade é! Mas precisava de ajuda...porque não tenciono continuar a pagar sem saber ao certo para onde vai o dinheiro, quem realmente o usa!

    O que posso fazer?

    Obrigada
    Liliana
  2.  # 2

    Colocado por: lilifilipaO que posso fazer?
    Liliana,
    O que pode fazer relativamente a quê ?

    QUER Saber quem é o Administrador ? Você afirma que foi o construtor e que, seguidamente, ninguém quis assumir o papel... mas no parágrafo seguinte diz que falou com «o administrador» por causa dos recibos (e ainda ontem os pediu).

    QUER Saber para onde vai o dinheiro ? Pergunte ao Administrador.
    Mas é mais ou menos como perguntar ao Primeiro-Ministro para onde vai o dinheiro que VOCÊ paga em impostos.

    QUER Obrigar os Condóminos a tomar decisões ? Para certas coisas (aprovação de orçamento, actos administrativos, etc.) não é preciso a presença de todos os condóminos, nem sequer de maiorias de 2/3 ou de 50%.
    Elaborem as convocatórias (com Ordem de Trabalhos) conforme a lei, decidam com os que estiverem presentes, e toquem o barco para a frente(*).


    (*) exemplo de Ordem de Trabalhos que porá os condóminos em polvorosa:
    «ponto 5. Autorizar a Administração do Condomínio a processar judicialmente todos os condóminos que tenham mais de duas quotizações mensais em dívida, sendo as respectivas custas (judiciais e advogado) imputadas aos mesmos condóminos»
  3.  # 3

    Não é que o meu caso tenha muito a ver. Mas desde Abril que não recebo recibos do condomínio, mandei carta registada a pedi-los e a dizer que ia deixar de pagar. Dito e certo. Já não pago desde Agosto e tenciono ficar sem pagar. Se nunca me deram recibos, também não vêem mais o dinheiro. E nem respondem a e-mails, nem a cartas.
    O direito de quitação é bom e eu gosto.
  4.  # 4

    1) Com urgência: pegar numa cópia do título constitutivo de propriedade horizontal e verificar se de facto inclui todos os blocos.

    2) Pedir na Conservatória do Registo Predial informação não certificada sobre as inscrições em vigor para cada fracção (aí apanhará os nomes e moradas dos proprietários) .

    3) Juntar alguns vizinhos (que perfaçam 25% dos votos) e convocar Assembleia de Condóminos, com ordem de trabalhos explícita, incluindo todos os assuntos que julgue importantes (eleição de administrador, aprovação de orçamento, etc).
    Caso não consiga motivar os vizinhos, pode dar um passo mais arriscado, mas que pode funcionar: convoca você a Assembleia, invocando a discordância de actos do administrador (ausência de aprovação do orçamento, de cobrança das quotas, etc ).

    4) Contactar os fornecedores, abrir o jogo e pedir um pouco mais de paciência.

    5) Cumprir e fazer cumprir as deliberações da Assembleia e a legislação.

    Caso não consigam realizar a Assembleia e colocar o condomínio a funcionar rapidamente, correm o risco de terem que o fazer à pressa, quando a EDP ou a empresa dos elevadores cortar o fornecimento, por exemplo.
    •  
      FD
    • 21 setembro 2010

     # 5

    Colocado por: luisvvquando a EDP ou a empresa dos elevadores cortar o fornecimento

    Se essas coisas deixarem de funcionar "magicamente ou não", as coisas podem andar um pouco mais depressa... em alguns casos até é o melhor, evita-se o acumular de dívidas.
  5.  # 6

    Se essas coisas deixarem de funcionar "magicamente ou não", as coisas podem andar um pouco mais depressa... em alguns casos até é o melhor, evita-se o acumular de dívidas.


    Eu diria que sim, que normalmente isso coloca tudo em marcha - apesar de conhecer diversos casos em que as pessoas se habituaram a viver nessas condições, mesmo em prédios onde à partida isso seria impensável.
  6.  # 7

    Obrigada pelos comentários!

    Os comprovativos de transferência são suficientes para fazer prova de que paguei as quotas?
    Não tenho qualquer vontade de continuar a pagar sem ter os recibos e sem saber ao certo para onde vai o dinheiro!
  7.  # 8

    Colocado por: luisvv

    Eu diria que sim, que normalmente isso coloca tudo em marcha - apesar de conhecer diversos casos em que as pessoas se habituaram a viver nessas condições, mesmo em prédios onde à partida isso seria impensável.


    Conheço um caso interessante.
    Os vizinhos do 4ª andar (irmãos por sinal) não pagavam condomínio.
    Um dia por "milagre" o elevador deixou de parar no 4º andar. Não podia ser chamado de lá, nem parava lá. "Avaria" electrónica.
    As lâmpadas desse patamar também se "fundiram" permanentemente. :P

    Os ditos reclamaram junto do administrador, que respondeu:
    - Não temos dinheiro para mandar arranjar. É que há pessoas que não pagam o condomínio.
  8.  # 9

    Hoje recebi um cliente. Mora num 8º andar, teve 1 dos 2 elevadores parado durante 2 anos (orçamento para reparação : 8000 euros).

    Deixou de pagar até que o elevador estivesse a funcionar - no dia a seguir, pagava tudo.
    Já lá vão 3 meses, e só agora se dignou pagar 2/3 da dívida -(porquê ? Não sei, mas suspeito que o facto de o elevador estar novamente parado e a empresa não o reparar sem receber o que o condomínio ainda lhe deve tem alguma influência) O restante virá para o mês que vem (a justificação para a data não a divulgo, mas deu-me vontade de lhe chamar nomes).
 
0.0123 seg. NEW