Iniciar sessão ou registar-se
    • bugs
    • 21 setembro 2010

# 1

Boa tarde,

Agradeço desde já qualquer ajuda q seja possivel em relação a esta questão:

Estou neste momento no processo de compra de metade de 1 casa sendo que a outra metade já é minha. A minha ex. namorada, aceitou sair do emprestimo e este já foi aprovado pelo meu banco.

A minha questão prende-se e agora?

Tenho de fazer a nova escritura, mas gostaria de saber, se para fazer a mesma não tenho primeiro de:

- pagar registos
    - pagar IMT
    - outros que eu nem me lembro...

Outra questão que tenho prende-se com o facto de que irei pagar 1 valor á minha ex. namorada para sair do emprestimo. Como posso deixar isso registado?

Obrigado,

Cumprimentos,

LR
    •  
      FD
    • 21 setembro 2010

# 2

Tem que fazer tudo o que faria como se fosse comprar a casa outra vez. A única diferença é que na escritura estará escrito que compra uma quota de 50% e não a totalidade da casa.
    Os impostos a pagar serão também proporcionais aos 50% adquiridos.
    Já os registos, penso que os pagará novamente pela totalidade.

Pagará:

IMT -> ver tabela aqui
    Imposto Selo -> 0,8% sobre o valor da escritura
    Imposto Selo Hipoteca -> 0,6% sobre o valor do empréstimo (caso haja)
    Escritura + Registo na Conservatória -> 600€ (CasaPronta)
    Outras despesas (reconhecimento de assinaturas, certidões, fotocópias, etc.) -> 100€
    • bugs
    • 21 setembro 2010

# 3

Ok. Obrigado.

Só tenho mais 2 questões:

1º Timings:

Segundo o q me lembro Primeiro será a escritura. Depois os impostos de selo. E por fim IMT.
    Eu na altura que comprei a casa tive de pagar os registos (antes da escritura).. Eles mudaram de nome ou ainda tenho de pagar para além dos referidos?

2º Como posso deixar escrito que paguei mais X á minha ex.?

Obrigado,

Cumprimentos,

LR
    •  
      FD
    • 22 setembro 2010

# 4

Colocado por: bugsSegundo o q me lembro Primeiro será a escritura. Depois os impostos de selo. E por fim IMT.
    Eu na altura que comprei a casa tive de pagar os registos (antes da escritura).. Eles mudaram de nome ou ainda tenho de pagar para além dos referidos?

Use o serviço Casa Pronta e faça tudo ao mesmo tempo, escritura, pagamento de impostos e registo.
    Se não quiser, e se bem me lembro, os impostos são liquidados antes.

Os registos a que se refere devem ser os provisórios - se utilizar o Casa Pronta não precisa de os fazer.
    Os registos provisórios na prática apenas impedem que o proprietário venda a casa a mais do que uma pessoa no espaço de 6 meses.

Colocado por: bugs2º Como posso deixar escrito que paguei mais X á minha ex.?

A escritura deverá fazer menção a isso mesmo.
    • bugs
    • 22 setembro 2010

# 5

Bom dia,

Muito obrigado pela ajuda.

Cumprimentos,

LR

0.0111 seg. NEW