Vi um terreno de 2000 m2 num local que considero ideal para construir uma moradia.
O problema é que pedem 120.000 Euros por esse terreno e eu gostaria de contrapropor com a venda de metade por 60.000 Euros e pagar as custas que envolvem a divisão do mesmo, junta da Câmara Municipal lá do sítio. Para terem uma ideia há terrenos com 500-600 m2 que custam 70.000-80.000 euros nessa zona...
O terreno que adquiri foi alvo de destacamento de parcela de um terreno com cerca de 3000m2, a minha parcela têm 820m2 e não houve qualquer imposição por parte da CM, pois o último destaque de parcela tinha ocorrido á mais de 10 anos, o terreno era urbano e tinha duas frentes de estrada. Ficou com ônus de não destacamento durante 10 anos.Portanto informe-se na CM e veja a possibilidade.
Realmente a maior condicionante (por natureza) é se o terreno dá para construir, ou não.
Regra geral:
Se for urbano ou urbanizável (confira este aspecto muito bem) não tem problema algum.
Se for terreno florestal, tenha atenção à área mínima que é preciso ter em alguns casos para construir aquilo que quer, com atenção aos acessos que tem.
Se for reserva agrícola ou ecológica, fuja!
Se o terreno já foi alvo de destaque, tenha atenção que só após 10 anos pode fazer novo destaque do terreno. Pode sempre separar terenos via Loteamento, mas tem encargos de infra-estruturas que via destaque não tem.
Informe-se na Câmara, ou com algum técnico, e peça a certidão do terreno ao proprietário para se conhecerem os "gatos".