Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom Dia

Estou a remodelar uma casa antiga, e estou com dúvidas sobre o sistema de climatização a utilizar. A casa tem 3 pisos, 200m2 por piso, o piso 0 está semienterrado (funciona como uma cave), paredes exteriores de 50cm e pé direito de 3mt por piso. No Verão a casa é bastante fresca como tal penso que não é necessário arrefecimento. O problema é no Inverno, quando a casa se torna um autêntico gelo, e ainda por cima com muita humidade, pois está ao pé de um rio.

Estou a já realizar algumas acções de construção que visam o bom isolamento da casa, nomeadamente:
    - Substituir o telhado, que era apenas com barrotes e telha, por uma solução que compõem barrotes+placa madeira OSB+ Roofmate + subtelha Onduline + Telha;
    - Substituir todas as portas e janelas para o exterior, que eram de madeira por alumínio devidamente isoladas.
    Agradeço dicas para melhorar ainda mais o isolamento.

Sobre o sistema de aquecimento já tive várias opiniões, desde ar condicionado, caldeiras a gasóleo ou biomassa (tendo em conta o local a utilização de gás é inviável), paíneis solares, etc. O problema é que acho que estas opiniões não reflectem propriamente experiências neste tipo de casas. Agradecia imenso ajuda de quem já se deparou com situações destas.

Espero pelas vossas dicas.
  2.  # 2

A primeira dica que lhe dou para obter as melhores respostas possíveis aqui no fórum é:

Diga-nos se será para utilizar todos os dias ou, já que é uma casa antiga, se será para fins-de-semana, férias, etc.
    •  
      FD
    • 22 setembro 2010

# 3

Casa antiga... que vale a pena manter o mais fiel possível ou onde não há restrições/preocupações quanto a isso?
    Não é raro o caso em que a troca de janelas de madeira por janelas de outros materiais choca com alguns organismos estatais preocupados em manter a traça do tecido urbano/rural...
  3.  # 4

A casa será para habitação permanente quando estiver pronta.

As janelas serão para trocar de madeira para alumínio, mantendo a cor branca, e tentando manter o mais possível o design. Posso fazer esta alteração, pois já me informei na câmara.
  4.  # 5

Hoje em dia já temos tudo no nosso mercado.

Até mesmo janelas para esse efeito.

Um vizinho meu que tem uma carpintaria só fabrica janelas dessas madeira+alumínio.

Uma das únicas fabricas em Portugal.
    •  
      FD
    • 23 setembro 2010 editado

# 6

Colocado por: MajorAlvegaAgradeço dicas para melhorar ainda mais o isolamento.

Isolamento pelo interior se houver área suficiente para isso.

O esquema é relativamente simples: lã rocha + gesso cartonado (comummente conhecido como pladur mas cujo termo correcto é placa de gesso laminado) aplicados por meio de perfis metálicos nas paredes exteriores existentes.
    Compensa se as áreas das divisões forem generosas - cada parede "engordará" cerca de 10cm.
    O custo é 20~35€/m2.

Colocado por: MajorAlvegaPosso fazer esta alteração, pois já me informei na câmara.

Cuidado: não é só a Câmara que diz, o IGESPAR também.
    Veja se o seu imóvel está numa área de actuação do IGESPAR: http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/georeferenciada/

Por outro lado, as informações dadas oralmente são indicativas e não aprovam nada. Há por aí alguns relatos em que em reunião informal as coisas são A e depois afinal são B.
    Não o quero assustar, é só para que tenha conhecimento.

0.0113 seg. NEW