Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caras e caros,

Pedia a vossa ajuda e conhecimentos para o seguinte:

Eu a minha mulher fomos ver uma casa num último andar de um prédio com 9 fracções autónomas (cada uma por andar + o R/C).

O último andar era, originalmente, um T1 (uma sala, um quarto) recuado (com terraço), com uma área aproximada de 65m2. O andar é de 1963.

O que se passa é que a casa passou a não ser recuada, tem dois quartos e duas casas de banho, foi totalmente remodelada por um arquitecto. Tem agora aproximadamente 95 metros quadrados. parece que há em acta a aprovação dos condóminos a estas alterações (mas eu ainda não a vi nem tenho) mas não foi feito pedido à câmara nem mudança nas finanças.

Como resolver esta situação? Como legalizar? Se só legalizarmos depois da compra, que multas herdamos? Ou não herdamos e é só fazer o pedido de alteração (a posteriori?) está só envolvido um processo burocrático ou igualmente dispendioso? quão dispendioso?

De qualquer forma, a avaliação do banco seria muito menor de uma casa de 65 metros quadrados do que de 95...

Enfim, estamos mesmo confusos e precisamos de aconselhamento técnico!

Muito obrigado!

Miguel
    •  
      MRui
    • 22 setembro 2010

# 2

Atenção que o problema pode não ser só burocrático. Pode haver indeferimento da Câmara e/ou ordem de demolição. Em minha opinião, nunca arriscaria fazer a compra sem o assunto estar resolvido pelo actual proprietário.
  2.  # 3

Salvo melhor opinião:
    O banco pode não ir na historia de estar a emprestar dinheiro para algo que se encontra ilegal.
    Ao comprar como está (mesmo que seja possivel) está a herdar todas as chatiçes que possam estar associadas a uma legalização.
    Todo o precesso associado ou não a possiveis multas com a possibilidade de lhe ser negada a legalização e ser exigido que seja resposta a situação original ou seja a demolição do já construido
  3.  # 4

Isso é comum. Muito comum em certas zonas de Lisboa :) Se não se comprassem casas assim não haveriam transacções em metade dos bairros históricos de lisboa. Experiência própria, isso não tem problema se neste momento estiver tudo ok, sem processos a correr... (mas é uma opinião afoita)
    •  
      FD
    • 23 setembro 2010

# 5

Colocado por: Miguel Jparece que há em acta a aprovação dos condóminos a estas alterações (mas eu ainda não a vi nem tenho)

Parece que amanhã vai chover.

Peça para ver essa acta, no livro.

O que lhe pode acontecer: http://www.dgsi.pt/jstj.nsf/954f0ce6ad9dd8b980256b5f003fa814/e89a2cd631db3b0c802577350048c3aa?OpenDocument

0.0109 seg. NEW