Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá boa tarde,

    voluntariei-me para fazer a troca de uma lâmpada da escada, do prédio onde moro, pois pensava que estava fundida (há eternidades). Qual é o meu espanto quando vejo que o fio de ligação é dos antigos fios de pano. Fui até ao contador da escada e verifiquei que estavam diversas ligações desses fios... (PÂNICO!) Deixei tudo conforme estava.

    É que recentemente tinham-me informado que a conduta de electricidade tinha sido colocada nova, mas pelo que averiguei o que há de novo, e pertencente à conduta, são os fios de electricidade que vão dar aos telefones dos apartamentos para a rua. A instalação que dá luz na escada é velha.

    O prédio é dos anos 40, mas tem tido várias intervenções de obras, nos últimos anos, pelo que me informei, visto que fui para lá recentemente.

    Só que faz-me um pouco de confusão terem alterado a conduta geral de electricidade e intercomunicadores e deixarem esse velho sistema, que se mantem na iluminação de toda a escada. Ou seja, fizeram a obra e lá continuam os fios... Estou ainda para descobrir se foi "deixa andar" do empreiteiro ou se foi contenção de custos do condomínio.

    A minhas questões são as seguintes:

    - Não está proibida, por lei, a utilização destes fios de pano antigos? Alguém me sabe dizer onde encontrar informação acerca disso?

    - Se correr algum incêndio, a seguradora pode-se esquivar de responsabilidades, visto que é um sistema antigo?

    Desde já muito obrigado.
  2.  # 2

    Em relação a só terem trocado a coluna, deixando o resto da instalação antiga, isso é vulgar, porque o que os condomínios pedem, é precisamente a substituição das colunas (electricidade, gás e água) e isto significa substituir as colunas desde as caixas da EDP, nas quais estamos proibidos de mexer (como é óbvio), até aos contadores nos pisos (electricidade), aos olho de boi (água) e contadores gás. Tudo o resto, quer mexidas dentro dos apartamentos quer mexidas nas partes comuns, estão excluidos.

    A exclusão prende-se com o facto, de que, para se substituir, essas cablagens, ser necessário abrir roços, porque as tubagens existentes (quando existem) estão em estado miserável sendo necessário substitui-las . Ora isto obriga a fazer obras em toda a escada do prédio e isto é muito caro e o condomínio, não quer pagar, porque prefere ir de férias ou não tem dinheiro para isso.

    Portanto, aquilo que á primeira vista, parece mais uma aldrabice dos empreiteiros é na realidade, o procedimento correcto a tomar, porque são empreitadas completamente distintas. A questão que têm de perguntar ao seu condominio, é se eles foram informados, de quais os limites daquilo que pagaram.

    Se devia ser assim? Isso é outra guerra


    Se a lei proíbe? nem sei, mas pelo menos o bom senso proíbe. Se as escadas estão assim, os apartamentos também devem estar e isso signficam obras bem pesadas.
  3.  # 3

    Agradeço a sua resposta, tenho uma ideia de que tenha sido isso que sucedeu, o condomínio não devia estar interessado em gastar mais dinheiro.

    Alguns dos apartamentos já foram remodelados, inclusivé o meu, onde toda a instalação eléctrica foi trocada. A nível das seguradoras, em caso de danos, devido a essa instalação eléctrica antiga, é que continuo com as minhas dúvidas... em caso de azar, parece-me um bom motivo, para se negarem a pagar estragos.
 
0.0089 seg. NEW