Iniciar sessão ou registar-se
    • jo
    • 23 setembro 2010 editado

     # 1

    Olá a todos,

    Estou a construir uma casa em madeira e pedra, o carpinteiro que me está a fazer o telhado, diz que devo tratar a madeira de dois em dois anos, tinha lido aqui no forum que a madeira trata-se de quatro em quatro anos.

    O telhado não leva caleiras e ainda vai ser rematado todo em volta (em lugar das caleiras), estava a pensar de usar outro material mesmo que não fosse madeira, mais resistente às intemperies, ouvi aqui falar de madeira-plástico mas não sei se é um material adapto para este trabalho.

    Alguém sabe indicar-me um material mais resistente da madeira mas que seja coerente para usar neste telhado?
      295.jpg
    • jo
    • 30 setembro 2010

     # 2

    Tenho ouvido falar de compensado naval, alguém me sabe dizer se este pode ser um material adato para rematar o telhado?
  1.  # 3

    pode tentar fazer as caleiras em fenolico, ou tentar o contraplacado marítimo. Mas todos eles vem em painéis.
    Ate podia fazer a caleira e forra-la pelo interior com uma calha em aluminio/inox.....
    Existe alumínios com decor madeira, pode tentar achar alguém que tenha esse produto e o faça especificamente para essa obra.
    ainda podia testar a solução de madeira do género, micro-lamelada, LVL, PSL, LSL
    • jo
    • 1 outubro 2010

     # 4

    Obrigado pelas dicas Criativo, ao avaliar todas estas possibilidades, surge-me uma pergunta...
    a madeira micro-lamelada ou lamelada é mais resistente aos agentes atmosféricos do que a madeira natural ou trata-se de um subrogado da madeira maciça com os mesmos pros e contras da madeira natural ?
    • jo
    • 1 outubro 2010

     # 5

    Esta madeira lamelada deverá ser mais resistente do que a madeira natural.
    Aqui estão duas pontes feitas em madeira lamelada:

    http://it.wikipedia.org/wiki/File:Ponte_in_legno_lamellare_alla_foce_del_Tordino.jpg
    http://www.archiportale.com/progetti/cosimo-zaccagnino/abriola/ponte-pedonale-in-legno-lamellare_3153.html

    ... eu não consigo imaginar que eles se metam a pinta-las de dois em dois anos.
  2.  # 6

    Atenção as madeiras das pontes, e estruturas de madeiras, são um caso à parte.
    Projectos específicos, realizados com montes e montes de normas europeias, e portuguesas, códigos especiais, onde é os projectistas e fabricantes tem de definir tudo e mais alguma coisa desde a fase de corte até a manutenção da estrutura em funcionamento, passado claro pela escolha de madeira e tratamentos preservativos.
    é bastante complexo, não sei mas se calhar existem mais normas para a industria da madeira do que as metálicas o cimento.

    no seu caso, é para fazer uma caleira o mais parecido com a madeira, certo?
    Ou pega num barrote de uma madeira bem tratada, faz um rasgo, para colocar uma caleira interior em ex: aluminio ou zinco (que revista todas as faces superiores do barrote, ou seja um 'U' com abas) de maneira que a água não se infiltre no barrote,
    Ou pega num barrote de madeira termo-tratada, e faz o mesmo,
    Ou faz uma caleira com 3 painéis a fazer o 'U' em fenolico ou em contraplado marítimo, com a mesma caleira interna,
    Ou parte para um solução de madeiras microlameladas, LSV,... que existem pouco em Portugal, mas em que o sistema vai dar ao mesmo.

    ao no final coloca uma caleira normal em alumínio com um decor parecido ao pretendido, ou em frente ao passeio faz um zona em seixos, para a água cair, e assim nunca tem de limpar as caleiras.
  3.  # 7

    Colocado por: jotelhado não leva caleiras e ainda vai ser rematado todo em volta (em lugar das caleiras)

    reli o post e fiquei com a duvida. a madeira que pretende é para fazer a caleira ou para rematar o forro até ás telhas?
    • jo
    • 5 outubro 2010

     # 8

    A segunda que disse.
    De facto o telhado não leva caleiras, (esta é uma ideia do arquitecto, ele diz que as caleiras estragam a estetica deste telhado, quando eu disse que a falta de caleiras iria escavar sulcos na terra ou no passeio em toda a volta da casa, ele replicou que a altura do telhado não iria permitir isso).
    Se o telhado levasse caleiras os beirais estariam mais protegidos mas como não vai levar eu estou preocupado com o fim que fará essa madeira se não for bem resistente às intemperies.
    O progecto preve que a madeira dos beirais seja cortada em forma de onda para cobrir os orificios deixados pelas telhas para funcionar como protetor anti-pássaros, para impedir a entrada de pássaros ou insectos no forro, os quais causam importantes danos a estrutura do telhado.
    (semelhante a imagem)
    Esta madeira dos beirais vai estar muito exposta e por isso estava procurando um produto alternativo parecido com a madeira mas com uma maior resistencia.

    j
      anti.jpg
  4.  # 9

    Mas esses orifíios é o que permitem o arejamento da telha. Eu colocaria um pente (ou passarinheira) de forma a impedir a entrada de animais e um barrote apenas para tapar o isolamento e subtelha caso se veja. Como seguram as telhas no beirado?
    • jo
    • 5 outubro 2010

     # 10

    Isso quer dizer que esses orificios não devem ser completamente fechados ou pelo menos devem permitir a entrada de ar?
    E o barrote para tapar o isolamente seria em madeira ou outro material?
    Ignoro que tecnica foi usada para segurar as telhas no beirado.
  5.  # 11

    o ideal seria fenolico, mas este é muito difícil de trabalhar.
    Utilize contraplacado marítimo, mas tem de trata-lo/pinta-lo devido à cor.
    ou use madeira termo-tratada (pode ver o que é por ex. em jular.pt).

    uma pergunta: arejar a telha porque? ela tem de respirar?
    eu acho que não?
    A estrutura de madeira deve ficar o mais isolada possível da humidade.
    se necessita-se de respiração o espaço entre as telhas servia perfeitamente.
    e convém não ter grandes espaços por baixo, para quando existir muito vento, a força deste ao entrar por baixo da telha, não ter por onde sair (ex:topo do telhado), e as telha comessem a voar todas, sem asas e sem beber red bull.
    • jo
    • 5 outubro 2010

     # 12

    Criativo: "uma pergunta: arejar a telha porque? ela tem de respirar? eu acho que não?"

    jo: Então não é assim? Esta minha dedução foi por causa da sua precedente frase, quando disse: "Mas esses orifícios é o que permitem o arejamento da telha"

    Estou a ficar confundido.
    As orificios das ondas da telha pode ficar completamente tapada com madeira ou é melhor que leve pente/passarinheira para permitir o arejamento da telha?
    • jo
    • 6 outubro 2010

     # 13

    Aqui neste site onde vendem passarinheiras também falam da importancia de conservar a ventilação do beiral para evitar o mofo.
    http://www.arttelas.com.br/x_html/telas/passarinheira.htm
    TELAS PASSARINHEIRAS
    São pequenas telas plásticas que se ajustam perfeitamente à ondulação das telhas cerâmicas e de amianto. As passarinheiras representam uma forma econômica e ecologicamente correcta de evitar que os pássaros se instalem entre a telha e o beiral das casas. O desenho das passarinheiras, em formato de tela, visa conservar a ventilação do beiral e evitar o mofo.


    j
  6.  # 14

    Nem precisa ir aos sites brasileiros. Veja os guias de aplicação de telha da umbelino ou da carriça para saber da importancia da ventilação.

    Cumprimentos
    • jo
    • 7 outubro 2010

     # 15

    Peço desculpa, não foi por falta de patriotismo ;) foi simplesmente que procurando a palavra 'passarinheira' em google nas páginas de Portugal, não encontrei nada daquilo que estavamos a falar, mas só:


    • A Passarinheira, onde vivem as aves (Rolas e Faisões)
    • Espingarda PAC conhecida como “passarinheira”
    • Passarinheira: A que vende, cria ou caça pássaros.


    foi quando procurei em "Páginas escritas em português"
    que pude ver o que isso era.

    De todos os modos, Criativo, quero agradecer pela gentileza e pelo tempo que me dedicou.
    As suas informações foram muito preciosas.

    Agora vou falar com o carpinteiro eu depois eu vou tendo informado o forum.

    j
  7.  # 16

    Tenho de dar a mão à palmatória. Mas não totalmente.
    pode existir ventilação para evitar a condensação excessiva. Mas esta solução é especifica só para certos casos, e tem de observar certos pormenores. infelizmente hoje não tenho tempo de explicar, talvez daqui a alguns dias.
  8.  # 17

    Os telhados com estrutura em madeira devem ser armados com ventilação. Isso é importante para o conforto térmico, para a longevidade da telha e da madeira. Conforme já foi observado, os fabricantes de telha recomendam a ventilação independentemente do tipo de estrutura. Veja-se, por ex., além dos fabricantes já mencionados, as fichas técnicas (pdf's e dwg's) disponíveis no site da Coelho da Silva.
    A solução que lhe foi sugerida pelo “again” (#14) é uma boa solução. Se não gostar formalmente, pode dotar de orifícios os elementos em madeira que podem ver-se no desenho que aqui postou.

    Recomendo-lhe a consulta das fichas técnicas que aqui menciono.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jo
    • jo
    • 9 outubro 2010

     # 18

    Agradeço a todos pela participação a esta discussão. já agora queria aproveitar para alargar o discurso acerca de caleiras sim/caleiras não.
    O arquitecto foi irremovivel da sua opinião, diz que as caleiras são anti-esteticas para este telhado (os beirais teem uma saliência de 120cm) e que a casa não vai precisar disso.
    Continuo a pensar que na zona onde foi construida a casa (moimenta da beira) com uma precipitação total anual por volta de 500mm,
    vou haver danos causados pela caida da chuva.
    Vocês que dizem?

    A minha ideia original era de instalar caleiras ligadas a um sistema de recuperação da água pluvial (o telhado terá uma área superior a 180m2)
    estes sistemas são muito em uso na Alemanha mas não sei aqui em Portugal...
    http://www.aquaquimica.pt/produto/recuperacao-de-agua-da-chuva/graf
 
0.0204 seg. NEW