Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

A casa dos meus pais está situada num planalto e num dos lados o terreno deu-se e um dos pilares de sustentação ficou em falso. As soluções passaram por reformular a sapata do dito pilar.
    No entanto resolvi também fazer um muro de sustentação de terras para evitar futuros abatimentos da terra. Foram várias as opções que pesquisei em termos de material a utilizar, a saber: Betão armado, gabiões e blocos de pedra natural.
    O muro irá ficar com cerca de 3 metros de altura na parte mais alta e cerca de um metro na parte mais baixa num total de aproximadamente 30m2.
    Todos os profissionais com quem falei me disseram que a solução melhor era a que cada um vendia, ou seja, o do betão disse-me que o betão era o mais seguro, o dos gabiões que os gabiões eram os mais seguros e o da pedra natural que esta era a solução mais segura.
    Em termos de preços os gabiões são os caros, tão caros que nem cheguei a pedir um orçamento definitivo. Seguidamente vem o betão armado onde me pediram cerca de 2500 euros, incluindo sapata, e sendo o muro com 30cm de largura. A pedra natural fica a cerca de 50 euros por m2.
    Foi por esta última solução que optei. As razões que me levaram a esta opção foram o preço, a estética (o local é uma quinta e quer o betão armado quer os gabiões pareceram-me muito "modernos" para o local) e depois o escoamento de águas.
    Ontem foram-me levar a primeira carga de pedregulhos e os maiores tem cerca de 2m de comprido, por 1 metro de altura e 1 metro de espessura. Não sei o peso deles mas são seguramente mais pesados que qualquer uma das outras soluções.
    Em termos de construção, esta solução consiste em abrir uma vala na base da encosta a suportar com a profundidade necessária para encontrar solo sólido. Depois os pedregulhos são encaixados nessa vala de forma a que fiquem com uma inclinação ligeira para o lado da encosta e depois é ir pondo uns em cima dos outros até atingir a altura desejada. Em cada um dos andares de pedras são colocadas uma ou duas "cunhas" que são pedras que em vez de serem colocadas no sentido do comprimento do muro são colocadas no sentido da encosta.
    Fazia-me alguma confusão o facto das pedras não terem qualquer elemento de ligação entre elas, ou seja ficam simplesmente umas em cima das outras, mas penso que o peso brutal de cada uma delas trata de fazer essa ligação.
    Outra mais-valia deste sistema é a simplicidade da construção. Em termos de mão de obra é um homem e um camião a trazer as pedras e outro homem com uma máquina giratória a montar o puzzle.
    Para a semana a obra é começada e acabada. Depois colocarei umas fotos a ilustrar.
    Qual é a vossa opinião sobre esta solução?
  2.  # 2

Eu tive de fazer um muro de suporte de terras p evitar essa situação e a casa nem acaba está...

O meu foi feito em betão aramado m tb dava p ser em predra natural.
    O que me levou a escolher o betão foi o preço uma vez que em pedra natural tem mais mão de obra e mesmo tinha de fazer a minha garagem tb em betão dai engatou tudo em betão...

Fiz um muro com 9mt de altura ( 3mt de profundidade) e deve ter uns 50/60mt de comprimento, mais a garagem (pois esta fica debaixo do jardim) e a piscina ficou por 21.000€ (este preço inclui o crescimento do muro mais 1.5mt de bloco)
  3.  # 3

Colocado por: Patricia StEu tive de fazer um muro de suporte de terras p evitar essa situação e a casa nem acaba está...

O meu foi feito em betão aramado m tb dava p ser em predra natural.
    O que me levou a escolher o betão foi o preço uma vez que em pedra natural tem mais mão de obra e mesmo tinha de fazer a minha garagem tb em betão dai engatou tudo em betão...

Fiz um muro com 9mt de altura ( 3mt de profundidade) e deve ter uns 50/60mt de comprimento, mais a garagem (pois esta fica debaixo do jardim) e a piscina ficou por 21.000€ (este preço inclui o crescimento do muro mais 1.5mt de bloco)

Em betão??? e a largura do muro?? isto é a espessura? e as fundações como eram?
  4.  # 4

Bem perguntas dificeis hem... e eu ñ percebo nada..

Sim em betão
    Sei que aquilo levou ferro que nunca mais acabava... tive lá a ver como era feito...

Fizeram uma tricheira com 3mt de profundida...

Espessura... em medidas ñ sei m é falando com o meu marido... só sei dizer que é largo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Portugal
  5.  # 5

Bom, começaram os trabalhos de construção no passado sábado. Trabalharam no sábado de manhã e ontem de manhã e a obra está quase acabada. Só não ficou mesmo acabada porque acabaram as pedras e as pedreiras estão a fazer ponte por causa do feriado. Mas, em principio amanha ficará concluido.
    Depois de ver a forma como o muro é erguido, fiquei com a sensação que não haverá método mais seguro para suportar terras. Não sou engenheiro, mas cá para mim este sistema põe o betão armado a um canto.
    Estamos a falar de um suporte que passa as 200 toneladas de peso, pelo que acho que pode vir um dilúvio que a casa dificilmente se mexe.
    Depois ponho umas fotos para ilustrar.
  6.  # 6

Estou a precisar de fazer o mesmo, num muro antigo parcialmente ruído. Pode enviar as imagens e o preço final?
    Obrigado!
    Pedro

0.0117 seg. NEW