Iniciar sessão ou registar-se
    • ita
    • 24 setembro 2010 editado

     # 1

    Depois de 2 anos a arrendar apartamento, decidimos que era hora de comprar apartamento. Estamos ambos com situações estáveis a nível de emprego, somos jovens, percebemos que conseguimos manter uma casa e o seu pagamento, somos sensatos e e tentamos ser poupados. Após conhecermos o apartamento ideal fomos inundados pela Imobiliária com certezas de o empréstimo era garantido! Após 6 meses de idas a bancos, avaliações e mais avaliações, o empréstimo não era afinal garantido! Achámos que o problema era da casa em si, ou seja, que pediam muito dinheiro por um imóvel que era sempre avaliado por um valor abaixo do pretendido. Passámos para outro apartamento! E mais uma vez as dificuldades adivinham-se! O nosso grande problema? Não temos dinheiro para dar de entrada e não queremos boicotar as poupanças dos nossos pais quando estamos efectivos, quando temos bons rendimentos! Não faz sentido!
    A minha pergunta? Porque é que não me deixam comprar uma casa? O imóvel é bom, não estamos a pedir nenhuma fortuna e só temos um crédito automóvel de 7 000€. Somos jovens, com ficha limpa no Banco de Portugal, temos rendimentos razoáveis... O que é que eu posso fazer mais para conseguir comprar a minha casa?
    •  
      FD
    • 24 setembro 2010

     # 2

    Colocado por: itaO que é que eu posso fazer mais para conseguir comprar a minha casa?

    Os bancos variam nas exigências que fazem para aprovar um crédito.
    Mas, arriscaria dizer que um crédito à habitação é sempre aprovado se o seguinte se verificar:
    -> taxa de esforço inferior a 25% (a percentagem que a prestação da casa irá representar no rendimento mensal deduzido de outras obrigações como créditos)
    -> contrato de trabalho com termo efectivo numa empresa sólida ou numa entidade estatal
    -> financiamento inferior a 75% do valor da avaliação
    -> existência de fiadores
    -> existência de outras garantias como penhor sobre depósitos a prazo/acções/fundos de investimento/etc.

    Pelo que diz, no vosso caso o problema é simples: falta de capital para que o financiamento seja significativamente inferior ao valor da avaliação.
    Solução? Poupar até 20% do valor da avaliação do imóvel que querem comprar (com 10% já se consegue alguma coisa) e liquidar o empréstimo do carro.
  1.  # 3

    Ita.
    Pelo que nos conta ainda não é a altura ideal para comprar. Como diz o FD, têm de poupar para dar uma entrada e para as despesas com a compra da casa (escritura, imposto de selo, imt, etc.). E liquidar o empréstimo do carro tb é muito importante.
  2.  # 4

    Liquidar o carro.
    Juntar algum dinheiro (ou pedir emprestado), no mínimo uns 15% do valor da casa.

    Estamos em época de vacas magras, com tendência a piorar.
  3.  # 5

    ita, não me leve a mal, mas para terem toda essa dificuldade em obterem crédito é porque os bancos consideram-vos grupo de risco.
    Será que não estão a tentar comprar um apartamento num valor superior ao que realmente podem pagar?
    Como escreveu o FD, os bancos estão a ser mais exigentes devido a quantidade de créditos mal-parados estão a defender-se o melhor possível.
    Há uma conta bastante simples que pode fazer:
    A) - Some os valores do vossos IRS de 2009 e divida o total por 12 (meses de 1 ano);
    B) - Some o valor mensal do crédito automóvel + o valor previsto da prestação da casa;
    C) - B não deverá ser superior a 1/3 de A.

    Pode sempre reduzir o valor encontrado em B) se conseguir amortizar totalmente o crédito automóvel. Se mesmo assim não conseguir satisfazer C) então terá que tentar arranjar um bom fiador.

    Outra coisa que pode ajudar a obter 100% do crédito é que a avaliação seja muito boa. Isto é, que o preço de venda do apartamento não ultrapasse 80% do valor obtido pela avaliação.
 
0.0087 seg. NEW