Iniciar sessão ou registar-se
    • vjf
    • 24 setembro 2010 editado

     # 1

    Boa noite, antes de mais queria dizer que sou um leigo na matéria,no entanto este forum tem contribuido para para que passe do 0 ao 8 e a seguir ha-de vir o 80 lol...
    Agora que chegou a minha vez de construir(finalmente) gostava de ter opiniões(tanto mas e boas desde que seja para ajudar do pessoal do forum...
    Ora bem pretendo contruir num terreno de 1900 m2, com uma frente de 24 metros, uma casa térrea t3, de arquitectura moderna e sem telhas, a seguir anexo o projecto para critica, sem no entanto anexar a parte da garagem e churrasqueira
    Umas das propostas que fiz ao arquitecto foi que a casa tivesse bastante luz natural, dai a existência, no meio da casa para quem não se aperceber, ad existência de um jardim interior..
    Muito obrigado por as opinioes que haõ-de vir...
    • vjf
    • 24 setembro 2010

     # 2

    Mais informo que a casa possui cerca de 170 m2...
  1.  # 3

    É minha impressão ou a porta da IS social quando abre bate na sanita?
    Não sei qual a envolvente do terreno mas 1900mts2 não me parece muito para ter tanta janela(vão??).Ganha luz e claridade mas perde privacidade. É só a minha opinião.
    Tb não colocava lavatórios duplos.
    As áreas dos compartimentos não se vêm muito bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vjf
  2.  # 4

    está muito simpatica, embora desconheça como se relaciona com a envolvente assim como a formalização volumetrica da casa.
    Há um ou dois aspectos que .... a solução do envidraçado da sala podia ser algo mais contido e agregado a uma zona exterior coberta; para quê a mesa na cozinha? podia muito bem já que ela se abre para a sala, fazer um balcão alto que serviria para as tais refeições rápidas do dia a dia. Acho que estes casos como o que apresenta é sempre uma duplicação da zona de refeições desnecessária ( "cheira" muito a solução tipica de apartamento)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vjf
  3.  # 5

    A pipocas4 acertou em cheio nos meus 2 primeiros comentários.

    Na c.b. social uma pessoa um pouco mais avantajada não consegue entrar.
    Os lavatórios duplos são pouco práticos e quase nunca são utilizados em simultâneo numa c.banho privativa de um quarto de casal... quanto mais numa casa de banho que dá para um hall !!

    Também não sei se a divisão (vidro?) ao lado da sanita da c.b.privativa será útil. Vai tornar o espaço mais apertado.

    Terá de ter acesso ao tal jardim interior... Por onde?

    Se algum daqueles quartos mais pequenos vai ser ocupado por (futuro) adolescente, preveja uma zona de estudo/trabalho. Com a luz do lado correcto, com as tomadas de electricidade, ited, etc. no local certo e em quantidade adequada (computador, impressora, carregador de telemóvel, etc. etc.).
    É que os miúdos de hoje «vivem» nos quartos.

    Pessoalmente não gosto muito de portas de correr (sobretudo nas casas de banho). O isolamento acústico é muito menor - por causa dos "buracos" nas folgas de cima e em baixo.

    O resto só vendo os ALÇADOS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vjf
  4.  # 6

    Eu mandava esse jardim interior ás urtigas e aproveitava o espaço para algo mais util, com tanto terreno, não lhe falta espaço para jardins no exterior, ainda poupava uns trocos nas caixilharias.
  5.  # 7

    Bom Dia

    Após análise do projecto digo-lhe que tenho algumas considerações a fazer.

    Bom, trocava a porta de abrir da I.S. Social por uma porta de correr por fora ou por dentro.

    Reparei que não existem portas a dividir a sala de jantar e área de distribuição da cozinha. Já imaginou quando estiver a cozinhar para os seus amigos. Creio que umas portas em vidro é suficiente, não perde a ideia open space.

    O jardim interno está prefeito, contacto visual com a natureza, cria mais luz natura no interior, agora tem de considerar o acesso a este.

    Também é preciso ter em atenção o Norte e relativamente ao vão das salas, estas têm muita luz e se está virada a sul, também vai ter muito calor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vjf
    • vjf
    • 26 setembro 2010

     # 8

    Muito obrigado por todas as opiniões, realmente a i.S. de serviço não vejo outra solução a não ser uma porta de correr, quanto as casas de banho estou a pensar por vidro fosco por questão de privacidade e não ferir susceptibilidades lol...essa questão do lavatório duplo é uma questão que vou falar ao arquitecto porque realmente não se justificará.Gostei tb muito da ideia do utilizador Homecare(isto sem desprezar as outras é claro) de colocar as portas em vidro na separção da cozinha e saja de jantar, assim fica mais salvaguardado os cheiros e ruidos vindo desta...
    já agora gostava tambem que me desem uma opinião, o arquitecto sugeriu a colocação de uma pequena parede com um recuperador de calor imbutido mas a dar tanto para a sala de estar como a de jantar, que acham da ideia, há algum inconveniente?
    Assim que puder ponho aqui os alçados tambem.
    Obrigado
  6.  # 9

    alguém propôs a remoção do jardim interior que é melhor da planta"", eu fazia o contrario reforçava-o"" mais.
    de resto aqui ali uns pormenores, que podiam ser melhorados.
    falta ver alçados e 3ds.
    • vjf
    • 28 setembro 2010 editado

     # 10

    Os alçados.....
      Alçado.jpg
      Alçadp 001 (1).jpg
    • vjf
    • 28 setembro 2010

     # 11

    Agradeço imenso a todos os que por aqui passarem para deixar a sua sugestão. obrigado.
  7.  # 12

    onde fica o Norte?
    • vjf
    • 28 setembro 2010

     # 13

    Boa tarde Correia, o Norte e vendo pela primeira foto da planta fica na esquina do quarto que se encontra mais a esquerda no alçado principal.
    abraços
  8.  # 14

    vjf

    o seu arquitecto não está a ser muito consequente com a solução volumétrica que adoptou, ou seja é interessante volumétricamente mas a nivel dos vãos ficou-se por soluções muito corriqueiras tirando força "á arquitectura" do objecto.
    certas opções menos convencionais do objecto arquitectónico em si , exigem uma certa mão domadora e não é fácil manter o registo, acredito que isso pode muito bem ser melhorado.
    Ex flagrante é a banalidade das janelas de sacada com a palazinha por cima.
  9.  # 15

    concordo em geral com o marco1
    não leve a mal vjf, mas esses desenhos de alçados estão pouco trabalhos, parecem de um qualquer desenhador"", não estão de acordo com a planta que funciona bem, não vejo relação de pensar entre um e outro.
    peça para reformular os alçados e estuda-los melhor, é a minha dica.
    • vjf
    • 30 setembro 2010

     # 16

    Esta é a planta do terreno e a forma onde encaixa a habitação. Obrigado pela ajuda.
      planta3.jpg
 
0.0146 seg. NEW