Iniciar sessão ou registar-se
    • bela_x
    • 25 setembro 2010 editado

     # 1

    bom dia visto haver casas de habitação ( no meu caso e uma casa ao pé da ponte de Vilarinho das azenhas valverde da gestosa )sem possibilidade de ter agua da rede publica e não tendo possibilidades de fazer um furo (não sei quanto custaria fazer um furo ) gostaria de saber se há forma de utilizar a agua do rio passando a para deposito e utiliza la para banhos casas de banho e maquinas de loiça e roupa resumindo para tudo provavelmente menos para beber e nos alimentos. alguém me pode ajudar? gosto da casa e adoro o sítio mas tenho o problema da agua e se não conseguir arranjar solução não poderei habitar a casa sendo uma vivenda de r/c e 1° andar que ficara abandonada devido a esse problema agradeço toda a informação

    BJOS ISABEL
  1.  # 2

    ja tive uma boa noticia afinal a casa tem um poco que ta vedado e com uma tampa em cimento .
    nao sei se assim preciso de usar alguma coisa para filtrar a agua nem se a usarei para consumo (comida e beber) mas ja estou mais tranquila.
    que motor usar para puchar a agua do poco para o deposito .
    como a agua ira do deposito para casa sera que posso usar um esquentador ou cilindro e quanto custam mais ou menos.
    obrigado
  2.  # 3

    Colocado por: bela_xesquentador ou cilindro e quanto custam mais ou menos

    Tenho ideia que os esquentadores andam à volta dos 200/300eur, dependendo da sua capacidade entre outras características, como por exemplo, serem ventilados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bela_x
    •  
      MRui
    • 26 setembro 2010

     # 4

    Colocado por: bela_x...a casa tem um poco ...nao sei se assim preciso de usar alguma coisa para filtrar a agua nem se a usarei para consumo (comida e beber) mas ja estou mais tranquila.

    Só saberá depois de mandar fazer uma análise completa à agua (prepare-se para cerca de 150€ mais IVA). Só depois dos resultados dessa análise é que ficará a saber se a água necessita de filtragem/tratamento para consumo doméstico.

    Colocado por: bela_xque motor usar para puchar a agua do poco para o deposito .
    como a agua ira do deposito para casa sera que posso usar um esquentador ou cilindro e quanto custam mais ou menos.

    Depende de vários factores. O meu conselho é que consulte várias empresas dessa especialidade e escolha a que lhe oferecer uma solução que lhe pareça mais credível para o seu caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bela_x
  3.  # 5

    obrigado não sei terei que ver mas assim já sei mais ou menos quanto vou gastar nisso. será que vindo a agua do deposito tem força suficiente para o esquentador? desculpem a minha ignorância
    •  
      MRui
    • 26 setembro 2010

     # 6

    Colocado por: bela_xobrigado não sei terei que ver mas assim já sei mais ou menos quanto vou gastar nisso. será que vindo a agua do deposito tem força suficiente para o esquentador? desculpem a minha ignorância

    Penso que dependerá da potência da bomba, mas em princípio acho que será possível.

    PS: Não quero ser desmancha-prazeres, mas se fosse eu não ficava para já muito satisfeito sem saber bem as características físico-químicas da água. Por exemplo, se for uma água com elevados níveis de dureza, cloreto alto e/ou outros, poderá ter de gastar até cerca de 8.000€ em equipamentos de descalcificação e/ou tratamento por osmose.
    •  
      MRui
    • 26 setembro 2010

     # 7

    Sendo água de furo ou poço, o mais provável é ela necessitar de tratamento para uso doméstico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bela_x
  4.  # 8

    Um deposito.. só se for pressurizado.
    Para uma habitação, pense num deposito pressurizado de 200l. O tratamento ( se necessário - nem que seja um sistema de filtragem) pode e deve ser efectuado após o deposito e apenas para o ramal de agua que abastecerá o interior da habitação.

    Um deposito por gravidade, necessita de ter pelo menos 4 m de coluna de agua.( ou seja ter o fundo do deposito a altura não inferior a 4 metros em relação aos pontos de consumo)

    Um termoacumulador, com 80l dá para 3/4 pessoas, custa cerca de 200€ e não é susceptivel a perdas de pressão como um esquentador a gas. Aliás consegue utilizar caudais muito baixos, poupando também agua.

    Quanto ao tratamento de agua.
    1º tem de mandar efectuar análises fisico-quimicas da agua do poço.
    O mais caro de tratar são as contaminações por nitratos e nitritos.
    Se houver contaminação por materias fecais, tem de efectuar tratamento por UV e /ou por sistema de cloragem.
    Normalmente teremos consoante a natureza quimica da agua, que efectuar a desferrização e/ ou descalcificação...

    O tratamento por osmose, só se justifica, se utilizar para consumo. Devido ao custo destes sistemas, existem equipamentos que geralmente se colocam sob a bancada de cozinha e permitem, (com caudal muito limitado) disponibilizar agua potável. custam cerca de de 1000€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bela_x
  5.  # 9

    eu vou mandar analisar a agua mas já sei que pelo menos a uns 6 anos a agua era boa para consumo melhor ate que a da rede publica .
    sobre o deposito só sei que tem 2 um não sei a que altura esta e sei que e exterior o outro esta por cima do 1º andar dentro de do sotao da casa.
    o exterior e para rega, garagem e armazéns o interior e para dentro de casa.
    o termo-acumulador parece me então o mais apropriado mas nos somos 5 pessoas , ficara no rés do chão.
    obrigado pelas vossas opiniões estão a ser uma grande ajuda.
  6.  # 10

    Pedro Barradas

    Penso que a utilização de um hidropressor, como recomendou, é mais viável. Para ser utilizado por gravidade e colocando o depósito a 4m de altura, como referiu, só consegue a pressão de cerca de 0,4kg, o que é francamente insuficiente para fazer trabalhar um esquentador. No entanto pode utilizar um termoacumulador de baixa pressão. Além disso, colocar o depósito a 4m de altura está-se a acrescentar à altura manométrica e obrigar a usar uma bomba com mais potência.
    Continuo a achar que a solução do hidropressor é a mais acertada.

    Cmps
 
0.0144 seg. NEW