Iniciar sessão ou registar-se
    • im123
    • 25 setembro 2010 editado

     # 1

    Boas,
    Eu tenho uma casa já com 30 anos, e estou a pensar demolir a parede esterior ( o rectângulo a verde ).
    Mas não sei o que fazer, nem se dá para fazer.
    Talvez seja preciso deixar pilares ( como pus a vermelho ).
    A parede tem cerca de 4m de comprimento por 3m de altura.
    Se puderem deixem aí orçamentos, não é preciso serem muito exactos. Obrigado.
      casaw.jpg
  1.  # 2

    Colocado por: im123Eu tenho uma casa já com 30 anos, e estou a pensar demolir a parede esterior ( o rectângulo a verde ).
    Mas não sei o que fazer, nem se dá para fazer.
    Eu sou engenheiro civil, e também não sei. :-)

    É que você só nos forneceu um boneco em que vejo um rectângulo de 10cmx5cm com mais rectângulos e quadrados lá dentro.
    Mas não nos disse em que é feita essa parede... : cartolina :-) , madeira, tijolo, betão armado,... ?
    Também não nos disse se é uma estrutura em alvenaria ou betão com pilar+vigas. Nem disse qual é a espessura da parede.

    NOTA: se é uma estrutura de pilares+vigas em betão armado, NÃO se deve acrescentar pilares (a não ser que se aumente substancialmente, e de maneira localizada, a carga no piso superior)!

    Se puderem deixem aí orçamentos,
    Já a deitei abaixo. Foi só fechar o ecran do meu «portátil». :-)

    Agora a sério.
    Suponha que eu vou aí com uns amigos daqui do Forum e com umas marretas, partimos isso tudo numa manhã, E você paga o almoço e as mines (cuidado que esta malta pode estar a almoçar até à hora do jantar!!). :-)

    E depois ?
    A casa vai ficar assim, com um buraco e o entulho todo, como se tivesse sido bombardeada ?
  2.  # 3

    im123 e de onde ?
  3.  # 4

    Precisa de licença da Câmara para fazer a demolição de uma parede exterior. Para obter a licença necessita de um projecto de arquitectura.
  4.  # 5

    A parede da casa é dupla, e de tijolo.
    E quanto a autorizações não é problema, pois é propriedade privada.
    A parede extrior que quero demolir, ao ser demolida vai deixar de ser a extrior pois quero acrescentar mais uns m2 á casa. Mas já que é assim tão confuso demolir a parede, como seria para demolir só a parte de baixo da janela para se tornar porta ?
    E já agora, peço desculpa pelo desenho.
  5.  # 6

    VocÊ não pode mexer nessa parede sem projecto, seja a propriedade privada ou não (A menos que não tenha vizinhos e a casa esteja fora das vistas).
    •  
      FD
    • 27 setembro 2010

     # 7

    Colocado por: im123E quanto a autorizações não é problema, pois é propriedade privada.

    Eheheheheheh... gostei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ribeiras
  6.  # 8

    Se ao menos a MINHA casa fosse propriedade privada e escusava de ter tido que fazer aqueles projectos todos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paciencia
  7.  # 9

    Eu sempre que tenho um cliente que necessita de fazer uma obra mas não quer estar a chatear-se com essas mariquiçes das licenças aconselho a colocação de um azulejo como este na entrada.
    Garanto-vos que a fiscalização chega ali mete o rabinho entre as pernas e dá meia volta
      malando.jpg
  8.  # 10

    Colocado por: zedasilva
    Garanto-vos que a fiscalização chega ali mete o rabinho entre as pernas e dá meia volta

    Eu costumo colocar uma pá e uma picareta.
  9.  # 11

    Boas
    já deu para eu rir-me com este pessoal, .... lol
    Sr. im123, então o senhor(a), quer fazer obras sem a respectiva autorização da CM, e ainda por cima obras exteriores... e mais ainda quer acrescentar uns metros á casa !!!!!!!!!!!
    Como é que eu digo ... poder voçê pode, não deve mas é ... é proibido, está sujeito a que a CM mande-lhe um "cheque" !!!!!!!
    Precisa de Projecto.......
    Saudações
  10.  # 12

    Por isto sou eu aqui
    para que gastar dinheiro con papeis?
    Se e da minha zona eu faso a obra sem problemas
  11.  # 13

    Colocado por: rudolfoPor isto sou eu aqui
    para que gastar dinheiro con papeis?
    Se e da minha zona eu faso a obra sem problemas


    Já está! Enquanto uns falam da legalidade e nas consequências inerentes à inesxistência de projecto e licenças... lá vem este "pé rapado" (como habitualmente) tentar contornar a lei...
    Espero que a Liga protectora desta especie em vias de extinção não venha defender mais uma vez estes "gatunos". Espero que consigam entender agora a diferença de preços na construção...
  12.  # 14

    -.-''
    O que eu queria dizer é que a casa está no mínimo a 10km de qualquer outra casa ou outra pessoa.
  13.  # 15

    Boa Tarde,

    Se fosse a minha empresa a executar este serviço diria o seguinte aos meus clientes.

    "Como técnico digo-lhe que a obra tem de ser legalizada e perante a Lei. Evitamos uma data de chatices"

    Mas como também faço obras e depois do 1º concelho digo-lhes o 2º "Querem avançar? Avancem, mas não me responsabilizem se a Câmara embargar esta obra.", pois como técnico digo-lhe que esta obra tem de ser legalizada.

    A ideia é simples a sua casa está a 10km, ninguém vê, para quê legalizar a demolição de uma parede exterior, acrescentar uns m2 etc, etc, se ainda fosse uma obra interna...

    No entanto passa por lá um "Xico esperto" e como tem dor de cotovelo, no dia a seguir vai lá ver se já chegaram os fiscais.

    Ou seja, mais vale ter os painéis de azulejo, a picareta, um saco azul, um pitbull "legalizado", qualquer coisa chega, se calhar até fórum...

    Caro im123, acho que isto fica à sua consideração. Tem "n" pessoas a dizer o que fazer, ok somos (quase) todos técnicos e queremos que o seu problema seja resolvido como deve ser. Mas se o seu consciente lhe diz para fazer da outra maneira, faça que mais lhe podemos dizer. Boa sorte.
  14.  # 16

    Não esquecer que perante a nova lei o construtor, arquitecto e dono da obra vão todos de cana...
  15.  # 17

    Colocado por: vasco tomeNão esquecer que perante a nova lei o construtor, arquitecto e dono da obra vão todos de cana...


    Boa Tarde,

    Por isso é que aconselho os meus clientes a fazer bem. Ou não gostasse eu da minha vida... fora da grades é claro.

    No entanto existem pessoas que não pensam assim. Há de tudo um pouco.
 
0.0190 seg. NEW