Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Exmos. Senhores,

Estou neste momento a fazer a minha dissertação de mestrado em Engenharia Civil na Universidade do Minho na área de Térmica das Construções. Um dos pontos que estou a analisar são as diferenças que existem entre o sistema construtivo ETICS e o sistema tradicional (parede dupla). Para além de uma análise em termos das características térmicas estou também a efectuar uma análise económica.

Tenho lido várias discussões neste fórum que me têm tirado diversas dúvidas que têm surgido.

Uma vez mais, gostaria de ter a ajuda dos participantes deste fórum no sentido de me puderem elucidar acerca dos preços que se praticam actualmente no mercado para as seguintes soluções contrutivas:

- Parede dupla com tijolo furado de 15+11 com 3cm de XPS, 4cm de XPS e 8cm de XPS;
    - Parede dupla de tijolo furado de 22+22 com 8 cm de XPS;
    - Parede simples de tijolo furado de 15 com isolamento pelo exterior, isolamento XPS com 4cm, e com 8cm,
    - Parede simples de tijolo furado de 22 com isolamento pelo exterior, isolamento XPS com 8cm;

A habitação que estou a estudar situa-se em Ponte de Lima.

Ficaria extremamente grata se me pudessem ajudar.
  2.  # 2

Cara catarina, independentemente do impacto económico da execução da parede... Penso que também é importante contabilizar o impacto do rácio area bruta/ area util, que determinada solução construtiva (espessura de parede no perímetro exterior) vai ter na construção.

Esqueceu-se das alvenarias simples, por exemplo o MEGATERMICO ou o TERMOACUSTICO da artebel?!
    Outra tipologia de parede, que também tem vindo a ser utilizada é a utilização de alvenaria simples, com a correcção de pontes termicas pelo interior (gesso cartonado + Lãs minerais)

Para preços, veja aqui se ajuda...
    http://www.orcamentos.eu/

PS: Quem é que projecta em envolventes exteriores, alvenaria de 15 + ETICS?!?
    • eu
    • 26 setembro 2010

# 3

Colocado por: Pedro BarradasPS: Quem é que projecta em envolventes exteriores, alvenaria de 15 + ETICS?!?

E qual é o problema?
  3.  # 4

O "problema" ...
    utilizando tijolo cerâmico vazado de 15cm + EPS ou XPS, dúvido que cumpra com os requisitos acústicos da envolvente exterior.
    Utilizando alvenaria de 15... os elementos estruturais, nomeadamente pilares e vigas, sairão do alinhamento do paramento, pois raramente é possivel os elementos anteriores terem secções inferiores a 20cm.
    ...
    • eu
    • 26 setembro 2010

# 5

Colocado por: Pedro Barradasutilizando tijolo cerâmico vazado de 15cm + EPS ou XPS, dúvido que cumpra com os requisitos acústicos da envolvente exterior.

É uma pergunta interessante. Mas se as vivendas de arquitectura moderna, com vãos gigantescos cumprem esses requisitos, penso que uma parede de 15 cm de tijolo + EPS também cumprirá...

Colocado por: Pedro BarradasUtilizando alvenaria de 15... os elementos estruturais, nomeadamente pilares e vigas, sairão do alinhamento do paramento, pois raramente é possivel os elementos anteriores terem secções inferiores a 20cm.

Penso que é perfeitamente possível projectar estruturas com pilares rectangulares de 15 cm (exemplo 15 x 60), é preciso é jogar bem com as orientações desses pilares.
  4.  # 6

caro eu...
    Continuando com a acústica.
    Os requisitos para os envidraçados, são diferentes dos das zonas opacas. Na arquitectura "moderna", os grandes vãos, normalmente preenchem zonas envolvidas com elementos em betão (com muita massa= bom isolamento sonoro) O calculo dessa parede é efectuda pela média ponderada entre essas envolvente opaca e a solução para o envidraçado(caixilho + vidro), este terá que cumprir um requisito minimo definido pelos Projectos de acustica + RCCTE)

... nunca projectaria uma parede de envolvente exterior, para habitação, com 15cm no tosco (alvenaria de tijolo furado). Outro problema com alvenarias exactamente com a mesma largura dos elementos estruturais, é o problema que ocorre na passagem de instalações de canalização ( pois não é possivel atravessar os elementos estruturais sem roçar os mesmos)
    • eu
    • 27 setembro 2010

# 7

Colocado por: Pedro BarradasOutro problema com alvenarias exactamente com a mesma largura dos elementos estruturais, é o problema que ocorre na passagem de instalações de canalização ( pois não é possivel atravessar os elementos estruturais sem roçar os mesmos)

Isso é bem verdade. Na minha casa, a maior parte das tubagens teve que ser passada pelo chão, para evitar furar pilares.

PS: tenho pilares com 20 x 40 com parede simples de tijolo 22 e EPS de 8 cm no exterior.
  5.  # 8

Caros Senhores,

Antes de mais obrigada pelas respostas.

Quanto à questão de a parede de 15 não respeitar os requisitos acústicos, é de facto verdade. Não tinha pensado nisso uma vez que o meu estudo se centra apenas na térmica.
    No entanto é um parâmetro a ter em conta, uma vez que não vale a pena estudar soluções que não sejam viáveis em todos os sentidos.

Não incluí na minha análise o EPS, porque pretendia estudar soluções tradicionais e ETICS com características semelhantes (o mesmo tipo e isolamento e a mesma espessura para uma das alvenarias, daí a parede de 15).

Relativamente ao site http://www.orcamentos.eu/ já pesquisei lá bastante, e tem sido uma grande ajuda com outros parâmetros. No entanto especificamente no que se refere ao ETICS ainda não têm lá tabelas de rendimentos.
    Assim, gostaria novamente de perguntar, se algum dos senhores sabe quais os preços em média que se praticam para este sistema na zona Norte. Já tenho um orçamento, mas gostaria de ter mais, porque tendo só um fico sem saber se é caro ou barato, e precisava de preços médios para poder comparar com os preços que tenho para os sistema tradicional.

Uma vez mais grata pela atenção.
  6.  # 9

Bom dia,

A minha casa tem já 30 anos. Ela foi feita com 2 tijolos de 11 e caixa de ar. Mas posteriormente foi feita uma cozinha ao lado com forno a lenha e essa foi feita só com tijolo de 15.

Eu pretendo por isolamento por fora, e queria saber se é necessário fazer outra parede na cozinha antes ou posso deixar só com o tijolo 15 e o isolamento?
  7.  # 10

Colocado por: Pedro BarradasO "problema" ...
    utilizando tijolo cerâmico vazado de 15cm + EPS ou XPS, dúvido que cumpra com os requisitos acústicos da envolvente exterior.
    Utilizando alvenaria de 15... os elementos estruturais, nomeadamente pilares e vigas, sairão do alinhamento do paramento, pois raramente é possivel os elementos anteriores terem secções inferiores a 20cm.
    ...

Boas,

Mas consegue apresentar prova, um estudo, uma simulação, etc, que comprove que a envolvente exterior com tijolo de 15cm + EPS ou XPS não cumpre os requisitos acústicos?

Ou simplesmente apeteceu-lhe largar uma lebre neste assunto?

Cumprimentos.

Nuno Neiva
  8.  # 11

Boas,

Como não trabalho na construção não faço a mínima ideia de estudos e simulações existentes.

Apenas quero poupar na reconstrução e se pudesse evitar ter que fazer outras 3 paredes a tijolo porque não? Como agora existe certificados para tudo, queria saber se pode ficar só com o isolamento ou precisa de outra parede porque sei lá, o tijolo não é o que é preparado para levar só isolamento.

Visto que o quarto em questão vai ser a cozinha, no inverno está sempre mais quente pois tem o fogão a funcionar diário e vou lá instalar um recuperador com caldeira.

Ainda não decidi qual o isolamento a aplicar.

0.0174 seg. NEW