Iniciar sessão ou registar-se
    • vera18
    • 27 setembro 2010 editado

# 1

ola boa noite!!
    venho aqui porque tenho uma grande duvida, dirigi.me a uma imobiliaria depois de me ter dirigido ao banco para saber a possibilidade de me emprestarem €, tive a certeza de k e emprestavam , entao fui a uma imobiliaria na qual nos mostraram varias casas, gostei de uma mas hoje o rapaz da imobiliaria veio com uma conversa de que teria que lhe pagar 5000€ para assegurar a casa. como é possivel eu pagar esse valor? quem tem k pagar nao é o proprietario da casa?se ele tem a casa na imobiliaria a comissao é paga pelo dono da casa nao é?
    agradeceia que me ajudassem
    obrigada
    •  
      MRui
    • 27 setembro 2010

# 2

Concretamente, a que título lhe pediu ele esse valor?

A comissão é da responsabilidade do vendedor (proprietário). O único motivo sério para que o agente imobiliário lhe tenha pedido os 5.000€ só pode ser o valor de sinal através do CPCV (Contrato Promessa de Compra e Venda). Se não é o caso, desconfie dele.
  1.  # 3

Colocado por: vera18ola boa noite!!
    venho aqui porque tenho uma grande duvida, dirigi.me a uma imobiliaria depois de me ter dirigido ao banco para saber a possibilidade de me emprestarem €, tive a certeza de k e emprestavam , entao fui a uma imobiliaria na qual nos mostraram varias casas, gostei de uma mas hoje o rapaz da imobiliaria veio com uma conversa de que teria que lhe pagar 5000€ para assegurar a casa. como é possivel eu pagar esse valor? quem tem k pagar nao é o proprietario da casa?se ele tem a casa na imobiliaria a comissao é paga pelo dono da casa nao é?
    agradeceia que me ajudassem
    obrigada[pub][/pub]

Esta a nova.... pedir dinheiro ao comprador... bem pode ter havido ai um mal entendido... e o vendedor estava a referir ao contracto promessa compra e venda... em que pode haver um sinal.. mas não é pago a imobiliaria mas sim ao vendedor... claro que algumas imobiliarias usam este cheque e ficam já com ele, o que é ilegal... cuidado com esta artimanha....

cumps
  2.  # 4

obrigada pela resposta
    achei estranho pedirem-me os 5000€, mas nao deixo de achar estranho ter de pagarantes de ter a certeza k vou ficar a com a casa, ele disse que era para assegurar a casa para eles nao venderem e para nao desistir-mos. que logica tem de pagar um valor tao altose nao tenho a certeza se vou ou nao ficar com a casa?
    a comçao nao é paga pelo proprietario da casa?? a imobiliaria recebe a sua comisao atraves do dono da casa pois foi ele k colocou a casa na imobiliaria nao é?? qual é a logica de ser o comprador a pagar á imobiliaria??
  3.  # 5

Sim a comissão pela venda da casa é paga pelo vendedor à imobiliária...

Quando a pagar antes da escritura, o único pagamento tem a ver com o sinal se houver contrato de promessa compra e venda ... ou seja se a senhora decidir comprar a casa... desde esse dia até a escritura vai bastante tempo. Para que nenhuma das partes desista do negocio existe um documento, o contracto promessa compra em venda na qual o comprador dá um sinal ao vendedor, este valor do sinal é variável...

caso depois alguma das partes desista do negocio, caso seja você perde o valor do sinal dado, caso seja o vendedor terá de lhe dar o sinal recebido em dobro.

Convém mencionar no contracto uma clausula que caso não obtenha financiamento bancário que o contracto fica sem efeito sendo-lhe restituído o valor do sinal.

cumps
    •  
      FD
    • 29 setembro 2010

# 6

Arrisque perder a casa mas, não arrisque perder os 5.000€.

Ou seja, diga-lhe que quer a casa mas que não a quer reservar entregando esse dinheiro.
    Entregar dinheiro, só para o sinal do CPCV e nunca para reservar uma casa. Mesmo para o sinal, nunca dê muito dinheiro, 1.000€ ou 2.000€ chegam perfeitamente.

Se pesquisar aqui no fórum por reserva vê muita informação sobre o assunto.
  4.  # 7

Colocado por: FD

Entregar dinheiro, só para o sinal do CPCV e nunca para reservar uma casa. Mesmo para o sinal, nunca dê muito dinheiro, 1.000€ ou 2.000€ chegam perfeitamente.

Palavras sábias!
    A "reserva" é ilegal até ao momento em que é assinada. Se assinada, é um contrato a cumprir pelas pelas partes contratualizadas.
    E não tenha medo porque não perde nada. A imobiliária é que pode perder um negócio.
    • macal
    • 29 setembro 2010 editado

# 8

Colocado por: costa3333Sim a comissão pela venda da casa é paga pelo vendedor à imobiliária...

Normalmente o vendedor acrescenta a comissão ao preço de venda.
    Mas é como já descrito que as coisas se devem passar, nada de adiantamentos a título de "reserva".
  5.  # 9

Esse valor que lhe pedem acaba por ser a comissão da imobiliária face ao imovél. Quem paga essa comissão é o comprador ou julga que esse valor não está já no preço final.!! Pedem um sinal para reservar a casa. não lhe vão descontar esse dinheiro. fica lá o cheque na imobiliária. tanto que o cheque fica passado ao propriétario do imovél, ou disseram-lhe que o cheque fica passado á imobiliária?
  6.  # 10

Colocado por: gunnieEsse valor que lhe pedem acaba por ser a comissão da imobiliária face ao imovél. Quem paga essa comissão é o comprador ou julga que esse valor não está já no preço final.!! Pedem um sinal para reservar a casa. não lhe vão descontar esse dinheiro. fica lá o cheque na imobiliária. tanto que o cheque fica passado ao propriétario do imovél, ou disseram-lhe que o cheque fica passado á imobiliária?

isso é ilegal... não podem fazer isso...
    •  
      FD
    • 4 outubro 2010

# 11

Colocado por: gunniePedem um sinal para reservar a casa. não lhe vão descontar esse dinheiro.

Se não vão descontar o cheque, não é preciso cheque para nada.
    Se é o sinal, faz-se o Contrato de Promessa de Compra e Venda.

0.0155 seg. NEW