Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Ando a estudar a remodelação do apartamento que comprei recentemente e estou com dúvidas em relação à extracção de fumos.
    Tendo em conta que a cozinha e a sala são relativamente pequenas pensei em partir 2 paredes e fazer uma marquise, ficando com um open space de 38m2. Um dos problemas com que fico de imediato tem a ver com a extracção de fumos. Pelo que encontrei no Google, o cálculo para a extracção adequado de fumos corresponde a:

    Volume da divisão (comprimento x largura x altura) x 20 (ciclos de ar por hora)

    Ora, no meu caso dá qualquer coisa como 1500 m3 /h!!! Tendo em conta que na Worten o extractor/chaminé com maior poder de extracção é de 880m3 (havia um de 1000 mas penso que era a capacidade do motor, não poder real de extracção) como é que me desenrasco? Não sei se esta fórmula se aplica de uma forma tão exacta a grandes áreas...alguém sabe se os fumos/gorduras/cheiros sendo extraídos perto da origem exigem uma renovação de ar de 20 ciclos para não se notar?

    Gostava também de ter o testemunho do pessoal com open spaces!
  2.  # 2

    Já que estamos a falar de exaustores, e se for útil a alguém, fica aqui uma analogia dos dB para melhor percepção do ruído que um aparelho destes faz (sendo que a maioria dos que encontrei se situa abaixo do valor a negrito):

    Weakest sound heard 0dB
    Whisper Quiet Library 30dB
    Normal conversation (3-5') 60-70dB
    Telephone dial tone 80dB
    City Traffic (inside car) 85dB
    Train whistle at 500', Truck Traffic 90dB
    Subway train at 200' 95dB
    Level at which sustained exposure may result in hearing loss 90 - 95dB
    Power mower at 3' 107dB
    Snowmobile, Motorcycle 100dB
    Power saw at 3' 110dB
    Sandblasting, Loud Rock Concert 115dB
    Pain begins 125dB
    Pneumatic riveter at 4' 125dB
    Even short term exposure can cause permanent damage - Loudest recommended exposure WITH hearing protection 140dB
    Jet engine at 100', Gun Blast 140dB
    Death of hearing tissue 180dB
    Loudest sound possible 194dB
  3.  # 3

    Boas

    Renovação horária do ar interior das habitações segundo o RCCTE.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: serginh0
  4.  # 4

    Pelo que percebo desse cálculo tenho de somar a capacidade de renovação mecânica à natural. Tendo em conta o que li no RCCTE:

    "Neste e nos restantes casos de edifícios ventilados naturalmente, o valor de Rph é determinado (...) em função da tipologia do edifício, da sua exposição ao vento, e da
    permeabilidade ao ar da sua envolvente."


    Isto tem lógica, mas na prática é difícil de calcular e ainda assim, partindo do princípio que:
    Rph = 1500 (valor que encontrei com a minha fórmula)
    Ventilação mecânica = 800
    Teria de ter uma ventilação natural na mesma ordem (700m3/h), o que deve ser quase impossível mesmo tratando-se de um último andar e com as janelas abertas :)

    Mais alguém me elucida?
  5.  # 5

    Boas

    Está a exagerar o nº de renovações horárias necessário. Verifique o quadro.

    cumps
    José Cardoso
  6.  # 6

    Vou tentar fornecer-lhe alguns dos dados da tabela, de acordo com o que encontrei aqui:
    - Região B - Rugosidade III - Altura >28m
    O que para já dá uma classe de exposição 4. Incluindo as caixilharias nas "sem classificação" e sem caixa de estore, +0,2 de factores de correcção dá um RPH = 1,25

    Agora não sei o que fazer com este número!!
  7.  # 7

    Esqueça...refazendo as contas:

    Se a ventilação mecânica for de 800m3/h e a natural de 1,25m3/h, para uma área de 38m2 com 2m de altura:

    RPH= [800/(2x38)]+[1.25/(2x38)]
    RPH= 10,5 (+ 0,016 - desprezável)

    Ou seja, com um exaustor de 400m3/h a fazer 20 ciclos por hora fico bem?
  8.  # 8

    Boas

    Acho que está a partir de um princípio errado: tem analisar a habitação no seu conjunto, ou então garantir a estanqueidade desse open space, o que não me parece viável.

    PS:

    dá um RPH = 1,25

    Agora não sei o que fazer com este número!!


    Multiplique pelo volume da zona a ventilar e terá o "caudal de" ventilação por hora.


    cumps
    José Cardoso
  9.  # 9

    De facto não é estanque mas também não estou à procura de uma solução de ventilação contínua como a que me pareceu que se fala na RCCTE.

    Apenas tentei adaptar a fórmula ao caso: pareceu-me que tratando-se de uma situação "pontual" (enquanto se cozinha) não seria necessário fazer o cálculo senão à divisão em causa. Agora é que já não percebo nada... vou aguardar por uma opinião mais "prática"!
  10.  # 10

    Olá Serginho,

    Existem duas coisas distinta uma é a ventilação das habitações, que até á pouco tempo ninguem se preocupava, e é disso que o Serginho está a falar.
    Outra coisa é a extracção de fumos, se diz que o extractor tem a capacidade de 880 m3, não se procupe que vai funcionar bem.
  11.  # 11

    Sim, eu percebi que temos de contar com os 2 componentes mas a ventilação natural pareceu-me desprezível para o caso, achei que teria importância para climatização, por perdas de calor por exemplo!

    O exaustor não faz 800m3, eu é que preciso de comprar um novo depois das obras e estou a tentar perceber qual a capacidade de extracção mais indicada. Depois disso é escolher o nível de ruído e por fim, se houver escolha, a estética e o preço! É claro que se puder usar só um de 400 não vale a pena comprar um de 800!
  12.  # 12

    Isto parece um preciosismo mas partindo do princípio que junto a sala e a cozinha é um factor importante. O mais certo é não me livrar 100% dos cheiros e gorduras mas o objectivo é eliminá-los ao máximo com o mínimo de ruído.
  13.  # 13

    Colocado por: serginh0Olá a todos,

    Ando a estudar a remodelação do apartamento que comprei recentemente e estou com dúvidas em relação à extracção de fumos.
    Tendo em conta que a cozinha e a sala são relativamente pequenas pensei em partir 2 paredes e fazer uma marquise, ficando com um open space de 38m2. Um dos problemas com que fico de imediato tem a ver com a extracção de fumos. Pelo que encontrei no Google, ocálculo para a extracção adequado de fumoscorresponde a:

    Volume da divisão (comprimento x largura x altura) x 20 (ciclos de ar por hora)

    Ora, no meu caso dá qualquer coisa como 1500 m3 /h!!! Tendo em conta que na Worten o extractor/chaminé com maior poder de extracção é de 880m3 (havia um de 1000 mas penso que era a capacidade do motor, não poder real de extracção) como é que me desenrasco? Não sei se esta fórmula se aplica de uma forma tão exacta a grandes áreas...alguém sabe se os fumos/gorduras/cheiros sendo extraídos perto da origem exigem uma renovação de ar de 20 ciclos para não se notar?

    Gostava também de ter o testemunho do pessoal com open spaces!



    Repare: o número de ciclos tem a ver com o "tempo que demora a renovar o ar". Se considera 20 ciclos, está a exigir que o ar renove a cada 3 minutos, mas se, por exemplo, considerar que 6 minutos é tempo aceitável para renovar o ar do compartimento, pode considerar 10 ciclos e aí em vez do exaustor de capacidade de extracção 1500m^3/h, basta-lhe um de 750m^3/h. [Eu sei que as coisas não são assim tão lineares, mas isto não é um trabalho académico]
    No fundo tem que pensar em termos do tempo que considera aceitável para a renovação do ar e calcular o número de ciclos a partir daí, para depois aplicar a fórmula que indicou.
 
0.0165 seg. NEW