Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos! Em Junho do ano passado adquiri madeira de pinho tratado a uma empresa para fazer um deck, que foi depois aplicado pelo carpinteiro que trabalhou na vivenda (trabalho à parte, pago directamente por mim). Como infelizmente (quase sempre) o barato sai caro, a madeira revelou-se de má qualidade...tábuas que encolheram imenso, tábuas levantadas, tábuas todas tortas...enfim, eu sei que a madeira "trabalha", mas aquilo é mesmo um exagero.
    Acontece que o carpinteiro esteve lá a reparar uns defeitos na casa mas não mexeu no deck, porque alega que a culpa é da madeira e não da aplicação. Se fosse só reparar algumas fixações (o sistema usado foi fixação oculta), tudo bem, mas aquilo implica muitas horas de trabalho e substituição de tábuas (que até tenho de sobra). Ele e o construtor aconselharam-me a reclamar para a empresa que me vendeu a madeira.
    Conclusão: vou reclamar, mas que hipóteses terei (realisticamente) de a empresa me ressarcir do valor gasto? Que medidas tomar? O que é legítimo exigir ao carpinteiro que aplicou o deck?
    •  
      FD
    • 28 setembro 2010

     # 2

    Há fotos?
  2.  # 3

    Vou tirar umas quantas logo (se ainda houver luz)...
  3.  # 4

    tenha calma quando começar a chover elas encostam umas as outras..........
    desculpe mas foi um mau investimento, pinho so para confragem
  4.  # 5

    Colocado por: becasAcontece que o carpinteiro (...) não mexeu no deck, porque alega que a culpa é da madeira e não da aplicação.
    E com razão.

    As madeiras utilizadas para Deck são muitíssimo melhores (e MAIS CARAS) que o pinho. E mesmo estas (ipê, massaranduba, ...), têm de ser tratadas todos os anos.

    Pesquise outros tópicos aqui no Forum sobre «deck».
    (exemplo: https://forumdacasa.com/discussion/9618/deck-ipe-versus-massaranduba/)
  5.  # 6

    Bom Dia.

    Cara Becas, lamento informá-la mas fez um péssimo investimento: como bem referiu suissas, o pinho não serve para pavimentos de deck. Como regra geral, quanto mais pesada for a madeira, mais apta é para decks e utilizações em exterior: ipe, cumaru, massaranduba e, claro, a teca (para mim a rainha das madeiras de exterior). Mas mesmo estas madeiras não dispensam o tratamento anual com óleo.
  6.  # 7

    Lamento discordar, mas o pinho SERVE perfeitamente para Deck. não pode é ser um qualquer.
    No entanto é verdade que qualquer deck em madeira necessita de tratamento, aconselho produtos à base de oleo e sempre colorido por forma a haver protecção aos UV.
    Como bons exemplos de duas situações de tratamento distintas, temos:
    NaCARMO, deck de pinho auto-clavado, CARMODECK.
    Na BANEMA, deck de pinho termo-modificado, LUNAWOOD.
  7.  # 8

    O pedor barradas tem razão, sim senhor.
    Tem de ser mas é bem tratado.
    O melhor deck que vi até hoje foi em pinho nacional tratado, e não levou nenhum óleo, ou coisa parecida. só modificou do esverdeado para um cinzento, e para mim ficou espectacular.

    Basta ir às praias de Portugal para verem o pinho aplicado aos montes (mas algum tb é uma vergonha).
    Tem se definir em fase de projecto o que se quer, ou comprar produtos de qualidade, e o no caso do pinho definir o tipo de tratamento, produtos para o tratamento, a qualidade de madeira,...

    Já vi muito deck de ipê a ter se trocado, até partia os parafusos.....
  8.  # 9

    Antes de mais, obrigado a todos pelas respostas. Já tirei as fotos, mas tenho estado sem net em casa e não as trouxe comigo.
    Eu sabia que o pinho não era a melhor madeira, mas os orçamentos que tinha para ipê ou massaranduba eram exorbitantes (no final de uma obra,com os extras que se foram somando, tudo parece demasiado...). Penso que o problema tem mesmo a ver com a qualidade do pinho, porque o vizinho tem pinho (comprado ao carpinteiro) e segundo me diz o eng. está muito razoável, com 4 ou 5 anos de uso.
    A questão é mesmo saber o que posso exigir da empresa que vendeu a madeira, mas será mais fácil avaliarem a situação quando virem as fotos.
  9.  # 10

    Comprou pinho normal, pinho tratado em auto-clave ou pinho termo-modificado (Banema), o ultimo parece-me o melhor, o tratamento de autoclave também é bom se foi normal foi uma má escolha e não sendo enganada pela empresa é claro que o prejuizo é seu porque arriscou no barato. Mas há outra coisa, o tratamento em auto-clave é um tratamento anti fungos e não de propriedade da madeira, a madeira que comprou deveria ter +/- 14º humidade para uso exterior (excepto o termo-modificado), normalmente é feita a secagem em estufa. Comprovou se amadeira era seca?
  10.  # 11

    O que é legítimo exigir ao carpinteiro que aplicou o deck? Eu também sou carpinteiro, com a explicação que dá do problema e como assume que o barato sai caro, faço outra pergunta.
    Acha que é legítimo exigir-lhe seja o que fôr?
  11.  # 12

    Caro Bertoferreira
    Eu assumo que fiz uma má escolha, mas se me asseguraram que o pinho tinha o tratamento adequado (autoclave, de facto) para o uso a que se destinava, alguma garantia tenho que ter do material, não acha? Foi mais barato,não foi ao preço da chuva!
    Quanto ao carpinteiro, a pergunta é uma pergunta. Eu ainda não lhe exigi nada.
 
0.0177 seg. NEW