Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Estou a comprar um terreno para construção, por isso agora reparo em todos os pormenores em casas que vou para tirar ideias pois quero que a casa seja totalmente ao meu gosto mas também com soluções óptimas e modernas.

    Já há algum tempo que tenho reparado que em muitas habitações recentes, o forno está mesmo ao lado do frigorífico, o que sempre me pareceu uma asneira em termos energéticos. Penso que quem projecta esses dois elementos juntos não deve fazer assados pois, e já presenciei 2 situações em 2 cozinhas diferentes, após 1 ou 2 horas com o forno ligado, o frigorífico ao lado começa obrigatoriamente também a aquecer e por muito bem isolado que seja, se pusermos a mão no interior também se sente o calor do lado do forno. Para além de um completo desperdício de energia, não me parece que seja bom para os alimentos que acabam por subir ligeiramente a temperatura para voltar a estabilizar após o frigorífico voltar a arrefecer.

    Existe alguma razão para esta disposição que é agora tão frequente? A única razão válida que consigo imaginar é que tanto o frigorífico como o móvel do forno são colunas altas e é preferível (logisticamente) juntá-los. Mas penso que há sempre uma alternativa.

    Cumprimentos.
    • eu
    • 28 setembro 2010

     # 2

    Pois tem toda a razão!

    Eu também cheguei a essa conclusão e na minha cozinha vou colocar um espaço entre o forno e o frigorífico.
  2.  # 3

    pode sempre por o forno debaixo da placa...tbm lhe dou razao,mais uns tempos e vai se eskecer esta moda de por forno e microondas no mesmo bloco
  3.  # 4

    Eu tenho essa situação...por questões estéticas, confesso, e apenas essas, pois sei que não faz muito sentido. Se conseguir evitá-lo, tanto melhor!
  4.  # 5

    Eu tenho os dois aparelhos lado a lado, faço utilização do forno, não tive qualquer problema com a emissão de calor para o Frigorifico.
    Já la vão 7 anos.
    Supostamente os fornos de encastrar são isolados termicamente e efectuam ventilação forçada para o exterior (frente do aparelho).
    Por cima do forno, tenho um micro-ondas dentro de porta decorativa basculante e também não noto aumento da temperatura.

    Eu concluo que não passará de um mito... ou havendo esse problema, tem a haver com o equipamento instalado.
    Os frigorificos apresentam sempre a superficie exterior "morna".
  5.  # 6

    Actualmente estes episódios dos fornos de encastrar ao lado do frigoríficos ainda acontecem?

    Estava a pensar colocar frigorífico (Bosch KDV 33VL30) ao lado do forno (Balay 3HB557XM) somente por motivos estéticos e práticos.
  6.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasEu tenho os dois aparelhos lado a lado, faço utilização do forno, não tive qualquer problema com a emissão de calor para o Frigorifico.
    Já la vão 7 anos.
    Supostamente os fornos de encastrar são isolados termicamente e efectuam ventilação forçada para o exterior (frente do aparelho).
    Por cima do forno, tenho um micro-ondas dentro de porta decorativa basculante e também não noto aumento da temperatura.

    Eu concluo que não passará de um mito... ou havendo esse problema, tem a haver com o equipamento instalado.
    Os frigorificos apresentam sempre a superficie exterior "morna".


    Tenho a mesma situação cá em casa. É verdade que me faz alguma confusão, mas o que é certo é que com o forno a funcionar, a temperatura no interior do frigorífico não se altera. Sei disso porque tenho um termómetro no seu interior e verifiquei a temperatura uma vez ou outra para tirar as dúvidas. Normalmente evito abrir a porta do frigorífico quando o forno está ligado porque o ar à sua volta está naturalmente mais quente. Para o caso de acharem relevante, é tudo marca Bosch.
  7.  # 8

    Ora a nossa também ia ter essa disposição, ou seja, frigorífico seguido de forno e o microondas por cima deste.

    No projeto final preferi por na seguinte disposição frigorífico, microondas e forno todos lado a lado, isto para evitar o aquecimento do frigorífico devido ao forno e porque ao estar a assar algo no forno, não dar jeito nenhum utilizar o microondas ao mesmo tempo, devido às temperaturas do forno.
    E como agora elea até dazem gavetas em inox para pôr debaixo do microondas, acaba por esteticamente ficar bem um ao lado do outro

    Esta é a minha cozinha:

  8.  # 9

    Há outra coisa nas casas que me faz confusão.

    Essa do frigorífico ao lado do forno é pertinente.

    A que me faz confusão tem a ver com os estores electricos.

    Em todas as casas que tenho visto com esta tecnologia, todas, sem excepção, têm um interruptor para subir um estores e outro para descer.

    Ora se num quarto isto não faz muita confusão, por haver apenas uma só janela/porta, em certas salas isso já não é totalmente verdade, pois podem existir vários estores numa só porta (por terem dimensões maiores) o que pode levar a ficar-se com um comboio de interruptores apenas para subir e descer os estores.

    Agora pergunto eu, não há forma de o subir e descer dos estores ficar um interruptor com 3 posições? Sempre centrado (posição de stop), pra baixo descem os estores, pra cima sobem, e caso se queira descer/subir apenas um pouco um leve toque na posição contrária para parar.

    Isto que falei é possível, ou é apenas imaginação minha?
  9.  # 10

    Nesse caso o mais pratico é ter um sistema por comando remoto. Que tem um botão que permite fechar/ abrir todos os estores de uma só vez.
  10.  # 11

    Na minha casa is estores são assim, ou seja, na parede junto a cada portada tem interruptor para ligar o foco exterior mais um para subir e outro para descer o estore.
 
0.0149 seg. NEW