Colocado por: LuB
O que é a "vida eterna" que tanto apregoam, senão uma existência para lá da morte?
Para aqueles que acreditam em Deus, existe algo que se "liberta" do corpo (alma) que continuará eternamente. Portanto pelo menos uma parte do ser não morre... existe por si só sem qq substrato em que se apoie... (Coisa estranha de entender...)
Aqueles que acreditam em Deus recusam a morte como aquilo que ela é para os não crentes: O fim do ser individual... o seu desaparecemento.
Acho que aqueles que acreditam e que professam uma fé, em certos momentos conseguem usufruir de um conforto e de um bem estar que não se aplica aos que em nada acreditam.
Fale com um cristão que conheça realmente a sua Fé, isto se não quiser falar com um padre ou outro elemento da Igreja Católica. Estas pessoas dir-lhe-ão que NÃO RECUSAM A MORTE, acreditam é que existe mais alguma coisa para além da Morte.
Eu sou Cristão e não recuso a ideia da Morte. Aliás "morro de medo de morrer" lol. Contudo não consigo evitar de acreditar que há algo mais para além da Morte.
Colocado por: LuB
NÃO RECUSAM A MORTE, essa está boa! Era bonito, recusarem a morte ... Não era a isso que me referia, como deve calcular.
Realmente o corpo morre e é tudo, pois individuo desaparece como ser físico e espiritual. (isso é o conceito dos não crentes).
Já pela teoria dos crentessomos, alma + corpo,e com a morte orgãnica, uma parte deste conjunto sobrevive... Será legítimo afirmar que morremos a 50%? A expressão vida eterna, diz tudo...
Muito curiosa, esta afirmação:"morro de medo de morrer", porque nessa área vos deixa mais aflitos que os não crentes, que tb olham a morte com algum receio. Mas só receiam "o processo de morrer". Depois disso, não há mais medos, e assim, para o não cente a morte é uma coisa desagradável mas simples.
Para o crente a coisa é mais complicada:
1.º Terão o desconforto de morrer.
2.º Tem de prestar uma data de contas e vão a julgamento
Estão em piores condições que os ateus e têm realmente motivo para andarem toda a vida à rasca...
É por isso que tenho alguma pena dos crentes: Contam com as alcavalas que nunca receberão. Vivem assustados com o que o "pai" que nunca lhes apareceu lhes possa fazer....
Não pensem que eu por assim falar sou leviana, ou não penso nestas coisas...
Porque eu PENSO!
Colocado por: LuBCerto, estou a seguir o seu raciocínio e pasmo! - Se uma coisa é vantajosa acreditamos nela? Não sei se está a ver que usa o argumento patético de que a crença em Deus é legitimada pela sua útilidade, e não pela sua verdade.
Os meninos tb ficam muito confortados com a ideia do Pai Natal.... Porém, quando atingem a idade da razão mandam o conforto às malvas, e falam a linguagem crua... o que importa é a verdade.
A minha posição sobre essa matéria relativamente ao que escrevi é irrelevante.