Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas

Para não perturbar outra discussão, respondo aqui

colocado por Itsme:

Não vejo qualquer motivo, para se associar o princípio da incerteza, à certeza (ou incerteza), da existência de Deus...

Nem eu, mas compreendo que quer a aleatoriedade introduzida pelo Princípio da Incerteza, quer a teoria do Big Bang se prestam com perfeição a serem usados pela igreja em seu favor. Para um crente será fácil de acreditar que o Big Bang é o instante da Criação.

cumps
    José Cardoso
  2.  # 2

Colocado por: j cardoso...Para um crente será fácil de acreditar que o Big Bang é o instante da Criação....

«FIAT LUX» ! KA-BUUuuuuum !
    Sim... estou a ver.
    Mais um bocadinho e torno-me ... não sei bem no quê, mas "crente". ;-)
    • Itsme
    • 28 setembro 2010 editado

# 3

«
    FIAT LUX» ! KA-BUUuuuuum !
    Sim... estou a ver.
    Mais um bocadinho e torno-me ... não sei bem no quê, mas "crente". ;-)

LOLOLOL
    O que este agora me fez rir....
    • Itsme

# 4

E vai daí são tudo motivos para acreditarmos...

Até as partículas coitadas, que não sabem a quantas andam, nem por onde andam, podem servir para provar que temos PATRÃO... Como o patrão é caprichoso, criou a matéria à sua imagem e semelhança...

- Sabe-se que "o acto de observar altera a observação das partículas..."
    hummm... Não se deixam observar! Aí está mais um motivo para compreendermos o comportamento do seu mentor que também não se deixa observar.

Se não ficar com fé, depois de pensar nisto, é bem provável que acabe com uma "fezada"....

FINALMENTE, CABRUM!... ET LUX IN TENEBRIS LUCET
    • Itsme

# 5

Mas a sério:
    Ponho o problema a outro nível, não procurando basear os argumentos no conhecimento científico, mas apenas em aspectos racionais.

1.º - Como pode Deus "exigir que nele acreditemos" se faz questão de não se mostrar?
    (Se um pai não aparece, se se está nas tintas para um filho, achamos que está a abusar...
    Perde até o direito paternal. E Deus como fica nesta foto? Que direitos tem então sobre nós?)

2.º - Deus pode ser cruel? É que, ao observar a sua obra, fico na dúvida. Isto mesmo sem me lembrar dos infernos,
    etc... com que os padres nos acenam por vezes.

3.º - Quem o criou? De onde vem? Qual o objectivo que teve quando decidiu criar o universo?

4.º - Como acreditar que se importa com aquilo que criou, se faz questão de nunca interferir. Deixou, para que isto funcione, umas leis universais, que aos poucos fomos descobrindo. Portanto, tudo o que sabemos é que: "as mesmas causas produzem os mesmos efeitos nas mesmas circunstâncias..."
    É caso para perguntar se "deixou a coisa a funcionar e desapareceu, depois de ter ligado o piloto automático?"

Quantas dúvidas...
  3.  # 6

Estão a falar de quem? Alguém que eu conheça?
    • becas
    • 29 setembro 2010 editado

# 7

Acho uma certa piada à insistência com o que os não crentes procuram argumentos para "provar" a inexistência de Deus...não vos devia ser um assunto ab-so-lu-ta-men-te irrelevante? Sim, sou crente, e depois? Sou mais burra por isso? Paciência, estou bem acompanhada LOL!
  4.  # 8

"Felizes daqueles que acreditam sem ver"
    •  
      MRui

# 9

Normalmente, sempre que sou crente levo uma banhada.
  5.  # 10

Colocado por: becas Sim, sou crente, e depois? Sou mais burra por isso?

Depende em que é que é crente...

O que eu admiro nos «crentes» (religião) é o ódio que eles têm a outros «crentes» , que até acreditam «no mesmo» deus, só porque o adoram de forma diversa.

Eu não me estou a ver a andar à pancada com outro incréu só porque ele NÃO acredita em Deus da mesma maneira que eu (*).

(*) esta é uma adaptação de um pensamento do grande filósofo-sociólogo-antropologista Ricardo Araújo Pereira.
  6.  # 11

Boas

... à insistência com o que os não crentes procuram argumentos para "provar" a inexistência de Deus...

É semelhante à insistência com que a igreja aproveita os mesmos (ou outros argumentos) para "provar" o contrário. Uma desvantagem para o lado da igreja: quem não acredita não "ameaça" os crentes com o fogo do inferno ... ou qualquer outro.
    Torno a dizer que, sendo uma questão de fé, não é passível de provas materiais. Por mim, limito-me a não acreditar e espero de qualquer um respeite a minha posição da mesma forma que respeito posições diferentes.

cumps
    José Cardoso
  7.  # 12

Colocado por: becasAcho uma certa piada à insistência com o que os não crentes procuram argumentos para "provar" a inexistência de Deus...não vos devia ser um assunto ab-so-lu-ta-men-te irrelevante? Sim, sou crente, e depois? Sou mais burra por isso? Paciência, estou bem acompanhada LOL!

Claro que é irrelevante. Nunca comecei uma discussão sobre tal tema nem sequer falo disso mas não custa responder quando abrem uma discussão sobre o assunto. Se uma pessoa não é crente, nem devia ligar nenhuma a isso, como a becas diz. Prefiro ocupar a minha cabeça com outras coisas em vez de estar a justificar a sua inexistência. Até porque provar a existência é muito mais complicado.
    •  
      MRui
    • 29 setembro 2010

# 13

Colocado por: MartaDAté porque provar a existência é muito mais complicado.

Nem por isso, basta apresentar o BI.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MartaD
  8.  # 14

Colocado por: MRui
    Nem por isso, basta apresentar o BI.

Estas pessoas agradeceram este comentário:MartaD

Tinha-me esquecido disso !!
    Então é fácil. Ele que se chegue à frente.
  9.  # 15

Boas

Se uma pessoa não é crente, nem devia ligar nenhuma a isso

Também não é bem assim. Porque motivo a RTP transmite cerimónias religiosas com o dinheiro de todos, crentes ou não crentes? Porque motivo a sala de aulas do meu filho tinha símbolos religiosos na parede? Tantas perguntas se podiam fazer num país que se diz laico.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aprendiz2
    • JdSoMo

# 16

Colocado por: j cardosoBoas

Também não é bem assim. Porque motivo a RTP transmite cerimónias religiosas com o dinheiro de todos, crentes ou não crentes? Porque motivo a sala de aulas do meu filho tinha símbolos religiosos na parede? Tantas perguntas se podiam fazer num país que se diz laico.

cumps
    José Cardoso

Neste tema, qualquer discussão será desnecessária! Cada um tem a sua razão. Os crentes e os não-crentes estao ambos correctos, porque a crer é uma questão de fé e só faz sentido para quem vive essa fé.

Quero apenas ressalvar que a transmissão de cerimónias e a presença de símbolos religiosos em "locais estatais" se deve com o factor histórico e cultural. AGORA Portugal pode ser um país laico, mas foi ao longo da sua história um país cristão. A religião cristã tem por esse motivo esta relevância.

São muitos os idosos que agradecem a transmissão de celebrações no canal público (e se não houvesse audiências a TVI não teria "copiado o formato).

As escolas e até mesmo algumas faculdades, lares, orfanatos e hospitais, procuram manter os simbolos religiosos, não por uma questão de imposição de religião mas pela importância que a mesma teve na sua criação. Lembro que os primeiros a preocuparam-se com a educação e a saúde foram as ordens religiosas.

A religião não é nenhum bicho papão. Seja ela qual for, terá sempre sentido para quem acredita. Por isso a Fé é o factor importante de qualquer religião. E quem não tem Fé também tem razão em dizer que Deus não existe, porque se não acredita como poderá afirmar o contrário?
    •  
      MRui
    • 29 setembro 2010

# 17

Colocado por: j cardosoPorque motivo a sala de aulas do meu filho tinha símbolos religiosos na parede?

Porque se calhar quiseram decorar as paredes e não sabiam que existem os calendários da Pirelli.
  10.  # 18

Colocado por: j cardosoBoas

cumps
    José Cardoso

Bem... eu estava a falar enquanto pessoa singular. Quem não é crente, não deve ocupar a cabeça com coisas sem importância nenhuma. Eu só fico chateada quando me tentam impor a mim ou ao meu filho, alguma coisa relativa a religião. E já aconteceu. Nesses casos apetece-me ser mesmo mal educada e olhe que para mim é bem difícil ser assim.
    Os crentes que deixem os não crentes em paz, que eu faço o mesmo.
  11.  # 19

Colocado por: Luis K. W.
    Depende em que é que é crente...

O que eu admiro nos «crentes» (religião) é o ódio que eles têm a outros «crentes» , que até acreditam «no mesmo» deus, só porque o adoram de forma diversa.

Eu não me estou a ver a andar à pancada com outro incréu só porque ele NÃO acredita em Deus da mesma maneira que eu (*).

(*) esta é uma adaptação de um pensamento do grande filósofo-sociólogo-antropologista Ricardo Araújo Pereira.

Sou cristã e católica, por esta ordem. Crente, sem aspas.
    Não tenho ódio nenhum a outros crentes e como eu, milhões de crentes, de todas as religiões, se respeitam mutuamente.
    Estas acusações cegas e indiscriminadas aos crentes (como um todo) roçam a intolerância e o desrespeito. Ignoram os valores humanistas que todas as grandes religiões defendem. Mas será sempre "giro" e "inteligente" atacar os crentes, enquanto que afirmar-se cristão, ou muçulmano, ou judeu, hoje em dia, é sujeitar-se a ser considerado burro, atrasado, ou coisa pior. Tenho pena.
  12.  # 20

Boas

São muitos os idosos que agradecem a transmissão de celebrações no canal público (e se não houvesse audiências a TVI não teria "copiado o formato).

A mim não me incomoda, posso sempre mudar de canal. Por outro lado, porque terei eu de pagar isso? E os idosos muçulmanos ou judeus, não têm o mesmo direito?

cumps
    José Cardoso

0.0245 seg. NEW