Iniciar sessão ou registar-se
    • pms
    • 3 agosto 2008 editado

     # 1

    Bem sou novo aqui e não sei se sera aqui que devo abordar este assunto,tenho um terreno no qual tou a pensar construir uma casa do genero modular e ao lado deste mesmo terreno tenho a minha vizinha que tem la a casa dela,ambos os terrenos tão divididos com muro entre si,a casa que vou colocar neste terreno não tem janelas viradas para o lado da minha vizinha,a minha questão coloca-se quantos metros tenho de deixar da casa dela a minha ou da divisoria do terreno a minha ? andei a pesquisar em alguns sitios mas não achei nada conclusivo.
  1.  # 2

    Anónimo disse:
    eu tenho a ideia q se tem de deixar 3 metros do terreno do vizinho e isto tb logicamente funciona pra ele, assim sendo no final deve existir 6 metros de espaço entre as duas casas, a n ser k a da vizinha já esteja mais perto do k os 3 metros e nesse caso só a nova habitação deve obedecer a esse raciocinio.
    • pms
    • 4 agosto 2008

     # 3

    pois tinha-me falado tambem em 3 metros acho que tambem depende do tipo que construção que se fizer a que vou fazer não leva janelas po lado da vizinha não sei se fara diferença, mas ontem falaram-me em 5 metros de distancia e tipo assustei-me um pouco pois assim iria ter um grande espaço morto do terreno
    •  
      FD
    • 4 agosto 2008 editado

     # 4

    Regime Geral Edificação Urbana

    Art. 73.º

    As janelas dos compartimentos das habitações deverão ser sempre dispostas de forma que o seu afastamento de qualquer muro ou fachada fronteiros, medido perpendicularmente ao plano da janela e atendendo ao disposto no artigo 75.º, não seja inferior a metade da altura desse muro ou fachada acima do nível do pavimento do comportamento, com o mínimo de 3 metros. Além disso não deverá haver a um e outro lado do eixo vertical da janela qualquer obstáculo à iluminação a distância inferior a 2 metros, devendo garantir-se, em toda esta largura, o afastamento mínimo de 3 metros acima fixado.

    Mas atenção que esta é a distância miníma obrigatória! No Regulamento Municipal Da Urbanização e da Edificação do município em questão e consoante a localização, se não me engano, poderá existir uma disposição que obrigue a uma distância maior.
  2.  # 5

    Viva!

    Os 5 metros de afastamento devem ser cumpridos apenas se tiveres janelas, como não tens vãos nesse plano de fachada 3m é o mínimo.
  3.  # 6

    Engraçado, já tem a casa para meter no terreno e tem essas dúvidas? é mais um projecto á la carte? Fique sabendo que consoante os casos até pode encostar a sua casa á extrema, assim como deixar apenas um afastamento de 1,5 metros, assim como ter de cumprir os 3 metros, assim como ter eventualmente, consoante o PDM, cumprir 4 metros etc...
    •  
      FD
    • 4 agosto 2008 editado

     # 7

    marco1,

    Segundo o autor da discussão diz, é uma casa modular pelo que será sempre um projecto à "la carte". Depois, não tem casa, está a pensar em ter.
    São dúvidas pertinentes que qualquer pessoa poderá ter antes de existir seja o que for (um projecto por exemplo), não acha? Não seja tão incisivo... ;)
    • pms
    • 5 agosto 2008

     # 8

    obrigado a todos pelas vossas respostas, as duvidas que tenho acho que são normais em relação ao que se ta a passar sou novo nisto e visto a casa ainda n ter um projecto defenido não sei muito bem como me agarar tive a falar com um arquitecto amigo meu ele até disse que até posso fazer a casa la encostada a divisoria do terreno dese que a agua do meu telhado na va cair po lado do vizinho mas visto eu querer deixar um espaço de 3.5m do muro e não ter janelas viradas pa esse lado não a problema a casa tar a essa distançia, a questão disto tudo levanta-se porque nem na camara aqui ao pé sabem dizer que distançia é legal, pois varia de zona pa zona,ai eu pergunteilhes isto e tal zona... a resposta que me deram foi passe mais tarde vamos tentar saber, depois duma respostas destas epá um gajo perde a total confiança em lá voltar, mas la ver no que isto vai dar tou e pensar instalar a casa mesmo a 3.5 do muro, não tenho janelas pa la viradas e o meu terreno ta 85cm mais abaixo que o da vizinha.
  4.  # 9

    Acho que foi mal atendido na camara, se calhar falou com um administrativo apenas que não quis ter trabalho a verificar na planta de alinhamentos. No entanto acho que uma leitura cuidada do PDM e regulamento camarário é o suficiente para saber qual os afastamentos para essa zona e aí qq arquitecto tem obrigação de saber verificar isso.
 
0.0104 seg. NEW