Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      anselmo
    • 29 setembro 2010 editado

# 1

Caros companheiros boa tarde
    Tenho uma casa térrea no Minho com cerca de 90m2 toda em pedra por fora e uma das paredes interiores também, paredes estas com cerca de 60cm de espessura, a casa esta habitável mas é minha intenção efectuar uma remodelação com uma mistura de rústico com arquitectura moderna, esta remodelação será total ou seja só pretendo aproveitar as paredes de pedra. Mas tenho algumas duvidas que vou mencionar em baixo e fico a aguardar esclarecimento se possível.
    1) Será necessário efectuar um projecto ou apenas uma licença camarária para remodelação é suficiente?
    2) As paredes em pedra depois de terem as suas juntas fechadas aplicando cimento, com os tais 60cm de espessura serão o suficiente para efectuar uma boa impermeabilização, um bom isolamento térmico e acústico?
    3) Tendo em conta a eficácia e qualidade preço qual seria a melhor opção para o telhado?
    -uma laje como usam as casas modernas (Arquitectura contemporânea) com os respectivos isolamentos de impermeabilização e térmico.
    -um telhado tradicional com telha cerâmica aplicada sobre uma laje inclinada

Gostava de ficar mais ao menos com uma ideia de quanto poderia gastar nesta intervenção.

Espero ter-me feito entender, e agradeço desde já a atenção de todos, os melhores cumprimentos
    Anselmo
  1.  # 2

boa noite

respondendo as suas perguntas

1- Pelo que descreveu, se só vai aproveitar as paredes, e certamente deve alterar alguma estética exterior, pois numa obra dessa natureza vai querer uma janela aqui... outro coisa qualquer ali... vai precisar de projecto. só se mantivesse a casa exactamente como está, com a mesma estética exterior, materiais, cotas etc e que a câmara o poderia dispensar de projecto... mas nisto tipo de obra é muito complicado .

2 - não, caso tenho projecto para ele comprir as exigências actuais, vai ter de colocar isolamento pelo interior e depois pode fechar com pladur ou reboco...

3 - normalmente neste tipo de restauro, mantendo o rústico, fica na maioria dos casos melhor telhado com telha tradicional, mas só vendo o local e layout é que se pode defenir isso...

quanto a ideia de preços depende do que fizer lá, mas fazendo uma media poderá gastar cerca de 50000€, mas isto tudo depende do que quiser fazer lá, local etc etc...

cumps
  2.  # 3

A casa não vai sofrer qualquer alteração estética exterior, nos locais onde precisar de meter mais uma ou outra janela coloco veluz pois abrir janelas naquelas paredes seria muito complicado.
    A Minha intenção é fazer algo económico, não quero levantar os pés do chão, pois será uma casa apenas para passar ferias.
    vou tentar entre hoje e amanha inserir um rascunho do que a casa é do que eu quero fazer
    A casa é em Monção e eu moro no Seixal.
  3.  # 4

pelo que diz, serão necessários projectos.
    atenção a coberturas planas(modernas) em recuperações.
  4.  # 5

Caro anselmo,

caso queira ver um caso muito idêntico, procure o meu tópico "A concretização de um sonho".

Tem lá muitas das soluções que pretende, e se precisar de valores também os dou. Também é uma casa no norte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anselmo
  5.  # 6

Cá ficam os desenhos o primeiro é como esta na actualidade e o segundo é o que eu pretendo fazer, os compartimentos que não tem janelas pretendo colocar veluz, que são um Quarto e um WC que se vai situar no espaço que agora não esta habitável.
    Agradeço comentários ou possíveis alterações.
  6.  # 7

Alguem me podera esclarecer qual o vãoi maximo que uma vigota de cinco ou seis ferros podera ter?
    Cumprimentos
    Anselmo Sousa
  7.  # 8

Anselmo,
    Depende da carga que vão suportar.

0.0115 seg. NEW