Iniciar sessão ou registar-se
    • PMir
    • 30 setembro 2010

# 1

Viva,

Já sigo este vosso/nosso fórum a algum tempo, sem nunca me ter registado.

Penso que seja agora a hora de pedir ajuda...

Cá vai:

Temos um pateo de uma moradia em banda (zona de Oeiras), que tem um canteiro a toda a volta (ou quase), o conateiro tem 0,42 mts de largura, 0,50 mts de profundidade e um comprimento total de 16,00 metros (aproximadamente).

O canteiro, como o nome indica, está cheio de terra (e da boa, pois tudo o que plantamos desenvolve e dá-se bem), mas além do mais tem sempre muitas ervas aninhas.

Como lá em casa não temos como hobby a floricultuura nem a horticultura, pouco ligamos aos canteiros, pelo qu se apresentam sempre com bastantes ervas daninhas e outras coisas que por lá se vão dando...

Pretendido:
    O que nós pensámos, para acabar com o trabalho de arrancar as ervas semana sim, semana não, foi de retirar toda a terra, encher com brita e pr cima colocar pedra rolada (daquelas bonitas, brancas, etc.)

Pretendemos também colocar uma churrasqueira em pedra e depois uma mesa de jardim e um chapéu de sol (embora agora ao entrar no inverno, não da´ra grande resultado).

Pensámos também, num dos muros laterais, forrar com pedra rustica (ou imitação).

O que eu aqui peço é:

Soluções diferentes
    Pontos de vista diferentes
    Ajudas
    Opiniões
    Etc.
  1.  # 2

Boas
    Em relação ao canteiro se tiver altura suficiente para colocar as pedras que pretende, apenas coloque uma tela própria para o efeito ou pode colocar um plástico preto em cima da terra e depois coloca as pedras por cima.
    Em relação ás pedras pode consultar este site aqui
    Saudações
  2.  # 3

Claro, se não colocar uma membrana geo-textil sobre a terra, antes e colocar o seixo ou brita, vai ter ervas daninhas aos MONTES!

Eu aconselho seixo c\ membrana se tiver por perto desses canteiros que referiu, árvores/arbustos/plantas que queira manter, visto que a água da chuva que cai no seixo/brita se infiltra através da membrana e fica "guardada" na terra para alimentar as raízes das árvores ao redor

NÃO use plástico preto, mas sim membrana geo-textil, pois o plástico não deixa passar a água.e vai-lhe alagar as pedras.

Se realmente não tem vegetação à volta aconselho a pôr um pavimento qq, cerâmico por exemplo talvez fique ao mesmo preço que o seixo+membrana.
    Concordam com este comentário: ffp123
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PMir
    • PMir
    • 1 outubro 2010

# 4

Viva,

Agradeço desde já as respostas dadas, aqui vai um pequeno esclarecimento:

A minha ideia era tirar a terra toda, aplicar um bom erbicida (por causa das raízes residentes nas fendas, e encher de brita, com pedra rolada por cima, mas não se se será uma solução demasiado dispendiosa...

Cumpts,
    PMir
  3.  # 5

Boas
    Além do trabalho de tirar toda a terra vai despender mais ou menos 160€ para a brita, mais o herbicida. Agora o herbicida (sistémico, a base de glifosato) vai aplicar no fim de tirar toda a terra, depois tem que aguardar 15 dias pelo menos para que o herbicida faça o respectivo efeito para depois encher com a brita e colocar as pedras que pretende.
    Agora a decidão é sua - porque se colocar a tela (membrana) poupa trabalho e dinheiro, e sempre pode aplicar o herbicida sempre que quiser.
    Saudações
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PMir
  4.  # 6

Você leu o que foi escrito acima? Já lhe explicaram q se aplicar só herbicida + brita as esvas voltam a crescer. A brita+membrana é a solução mais barata para cobrir ...
  5.  # 7

Então vou dar outra solução!

O que tenho nos meus canteiros é: Leca!!
    Bolinhas de leca a formar uma camada de 3 ou 4 centimetros( ou menos)!!
    A Leca deixa passar a agua, até ajuda a manter humida, reduzindo a evaporação.
    A Leca, não deixa passar a luz , para as ervas que queiram nascer.
    A leca, não deixa os esporos/sementes de erva daninha chegarem à terra!

5 Estrelas!!

Claro , que numa fase inicial, vai ter ervas daninhas a nascer no meio da leca.
    1º temos de limpar bem a terra de ervas daninhas, especialmente as de bolbo (trevos etc).
    Depois as que mesmo assim resistam vamos arranca-las, ou melhor ainda: pulverizar localmente com herbicida mata tudo (Roundup por exemplo).

Rapidamente, deixam de crescer mais ervas!!

Testado no meu quintal: hoje em dia, raras ervas tenho eu nos canteiros!!

Existe leca para a construção civil, que é mais feia e menos regular normalmente acinzentada e uma propria para canteiros, que é um pouco maior, mais redonda e tem cor de tijolo (e mais cara).
    Basicamante as duas funcionam, mas a ultima fica mais bonita!
  6.  # 8

E como é que isso funciona ao pisoteio?
    • PMir
    • 16 outubro 2010

# 9

viva,

Agradeço a vossa participação, decidi-me pelo herbicida, colocando a tela (membrana) e depois a pedra.

Já coloquei o herbicida, mas como temos uma terra mesmo muito boa para plantar, depois de 15 dias, leva nova aplicação de herbicida. No final de tudo pronto, coloco uma foto.

Mais uma vez, a todos muito obrigado pela ajuda.

Cumpts,
    PMir
    • PMir
    • 12 novembro 2010

# 10

Viva,

Peço desculpa por nunca mais ter actualizado este tópico, aqui vai:

Depois das sugestões dadas, e porque sou um verdadeiro desconhecedor no assunto, resolvi seguir a sugestão que me pareceu mais válida, que foi colocar herbicida, esperar alguns dias, colocar a membrana geo-textil, e colocar as pedras por cima.

O que aconteceu, é que escolhi mal a altura da aplicação do herbicida, e para meu mal, no dia seguinte choveu, o que me faz ter que efectuar nova aplicação (que acontecerá este fim de semana) e só depois, é que coloco a membrana e a pedra.

Colocarei mais fotos quando, na próxima semana proceder à colocação dos elementos definitivos.

Obrigado a todos.

Cumpts,
    PMir

0.0136 seg. NEW