Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho um apartamento a arrendar, pensei que fosse dar um bom negócio, mas foi a pior coisa que fiz.
    Basicamente só pagou os primeiros meses, e desde então paga de x em x tempo, para eu não poder pedir o despejo legalmente.
    A pessoa que lá esta a morar, tem uma profissão um pouco estranha. Não trabalha num sitio fixo, e como tal, costuma estar alguns dias fora e só volta a casa de vez em quando. Parece que usa a casa como se fosse de férias.
    Chegou-me contas para pagar do condomínio, e da agência imobiliária. Tenho que pagar, e em troca não recebo nada de quem está realmente a morar lá. Ainda não sei como é que vou conseguir pagar, pois não estava preparado para esta situação. O mais provável é pedir emprestado a alguém, pois não quero ficar endividado.

Raramente o vejo, nunca atende à campainha, e mudou de número de telemóvel.
    Das raras vezes que o encontro na rua, confronto-o sobre a situação, e a resposta dele é que não tem dinheiro para pagar e recusa-se a sair. O mais provável é acabar por ir embora quando quiser e não vai pagar nada.
    Eu queria evitar isso, não só por não estar a receber o dinheiro, mas mais pela má fé dessa pessoa.
    Recusa a pagar e a sair, e ainda me fala com arrogância quando fala comigo. Parece que sou eu que lhe devo dinheiro.

A ideia que me sugeriu, é ir como proprietário pedir para cortarem a água e a luz, mas como é ele que paga, não sei se irão cortar.
    Outra ideia que me surgiu é fazer um site como este, mas a expor a minha situação: http://www.ocalote.com/
    Outra ideia que tive é ir lá todos os dias colar na porta de entrada do prédio e na porta do apartamento papeis a informar todos os moradores do prédio e quem passa na rua da situação.

Será que posso fazer isso legalmente?
    Sei que a lei protege muito os inquilinos, e parece que está sempre contra os senhorios, não entendo porque...
    •  
      FD
    • 1 outubro 2010

# 2

Colocado por: zanguiefSerá que posso fazer isso legalmente?

Duvido.

Não é melhor contratar um advogado e, em 6 meses colocá-lo de lá para fora, definitivamente?

O procedimento normal com os caloteiros é o seguinte:
    -> a partir de 8 dias de mora, envia carta registada com aviso de recepção onde exige mais 50% de renda a título de indemnização por mora no pagamento (normalmente ao dia 9 de cada mês)
    -> mantém as multas enquanto se mantiverem os atrasos no pagamento
    -> se a mora chegar aos 3 meses (dia 9), envia uma carta registada com aviso de recepção em que informa que resolve o contrato ao abrigo do n.º 3 do artigo 1083.º do Código Civil, dando um prazo de 3 meses para desocupar a casa
    -> contrata um advogado e em princípio ao fim de 6~7 meses desde o início da mora, tem a casa de volta
    -> NUNCA mas NUNCA desista de reaver as rendas em dívida, é esse comportamento que faz com que estes caloteiros continuem este modo de vida

Isto é o procedimento legal, correcto, diplomático e tudo o mais.

Se quiser ser como é o seu inquilino, há outras formas de conseguir as coisas. Diz que o inquilino está pouco tempo em casa, certo?
    Todas as pessoas precisam de água e luz nas suas habitações. Se algo acontecesse a uma dessas coisas, seria difícil habitar as mesmas.
    Se um cano entupir e não houver água na casa, e o senhorio não fizer as obras necessárias para resolver o problema, isso poderá precipitar o inquilino a abandonar a casa... por exemplo.
    É uma questão de imaginação.
  2.  # 3

O problema é que a fechadura é outra. Só consigo entrar no prédio, mas não consigo entrar no apartamento.

Ele deve ser um caloteiro profissional. Como costuma estar muito tempo fora de casa, deve ter outra ou outras casas na mesma situação. Vive como um rico, mas na verdade não tem dinheiro nenhum. Apenas se aproveita da boa bondade das pessoas, e das leis de %!$%!$$ que temos no país.

Herdei a casa, e o antigo proprietário já se queixava muito dessa situação, mas não sei ao certo os meses que ele pagou ou não pagou, por isso não sei quanto devo exigir. De certeza que vai dizer que pagou ao antigo proprietário em mãos ou algo do género e acaba por se safar sem pagar.

Eu ainda não contratei um advogado porque não tenho dinheiro absolutamente nenhum para isso. Nem sei como pagar o condomínio, quanto mais advogados. Quanto custará resolver esta situação?
  3.  # 4

tive uma situacao igual a sua ...mas eu nao gosto que gozem na minha cara o que eu fiz foi o gajo que tava na minha casa nao pagava vai para rua entao tb mudou as fechaduras mas eu fui la e arrombei a porta como a casa é minha e o gajo nao pagava dei lhe um mes paxou um mes ele nao disse nada porta abaixo pois quando entrei em casa o gajo tinha la uma plantacao de cannabis....depois chamei a policia e eles trataram do resto
  4.  # 5

Colocado por: dtandretive uma situacao igual a sua ...mas eu nao gosto que gozem na minha cara o que eu fiz foi o gajo que tava na minha casa nao pagava vai para rua entao tb mudou as fechaduras mas eu fui la e arrombei a porta como a casa é minha e o gajo nao pagava dei lhe um mes paxou um mes ele nao disse nada porta abaixo pois quando entrei em casa o gajo tinha la uma plantacao de cannabis....depois chamei a policia e eles trataram do resto

LOL Muito bom!!! Espero que o meu inquilino seja traficante então..lol

Já agora, e arrombar a porta é legal?
  5.  # 6

é assim nao sei se é legal mas eu dei um mes para para ele sair ja que nao pagava la devia de estar a espera da colheita para fazer dinheiro....eu avisei o ele disse que ia sair mas nao saiu paxou um mes e nada paxou se mas uns dias e fui la minha casa logo de manha bati a porta mas ninguem atendeu nervoso com situacao do gajo andar a gozar meti a porta baixo...
  6.  # 7

Colocado por: dtandreé assim nao sei se é legal mas eu dei um mes para para ele sair ja que nao pagava la devia de estar a espera da colheita para fazer dinheiro....eu avisei o ele disse que ia sair mas nao saiu paxou um mes e nada paxou se mas uns dias e fui la minha casa logo de manha bati a porta mas ninguem atendeu nervoso com situacao do gajo andar a gozar meti a porta baixo...

LOLOL E quanto dinheiro pedes para fazeres assim um serviço de cobranças difíceis? lol
  7.  # 8

conclusao o a gajo alugou me casa so para fazer a plantacao...eu se fosse a si fazia igual dava lhe 1mes para ele sair ja que nao paga nao pode ficar la..e se for presiso va policia ou xame policia
  8.  # 9

eu nao faço conbrancas dificies lol. mas ah quem faça ..mas luto por o que é meu ...se voce tem algum receio xame a policia
  9.  # 10

Colocado por: dtandreeu nao faço conbrancas dificies lol. mas ah quem faça ..mas luto por o que é meu ...se voce tem algum receio xame a policia

Mas a polícia n faz nada. Estes gajos estão protegidos. Tem mais direitos na casa do que os próprios senhorios. E eu não tenho dinheiro para ir para tribunal.
    Além disso o país está a ser roubado por ladrões, roubam aos pobres para dar aos ricos. Por isso é normal que protejam os outros ladrões.
  10.  # 11

Colocado por: zanguief
    Mas a polícia n faz nada. Estes gajos estão protegidos. Tem mais direitos na casa do que os próprios senhorios. E eu não tenho dinheiro para ir para tribunal.
    Além disso o país está a ser roubado por ladrões, roubam aos pobres para dar aos ricos. Por isso é normal que protejam os outros ladrões.

Tem uma solução, é drástica mas já vi resultar em algumas situações.
    Marreta na porta e tudo o que é do tipo na rua, fechaduras mudadas de imediato.
    depois que seja o tipo a queixar-se.
    como vê inverte as posições.
    PS:antes desta solução, avise o tipo o que vai fazer.
  11.  # 12

amigo avisio que o nao quer la e que lhe da um mes para ele sair ja que ele nao paga o contrato fica anulado e fica assim com um contrato verbalmente que o avisou a sair de da sua casa por ele nao pagar a renda e que ainda lhe deu um mes para ele se fazer a vida para arranjar outro sitio..se ele nao o fizer va la e arrombe as fexaduras e meta la umas novas...era bom que ele nao tivesse la claro..depois avisava o que mudou as fexaduras para ir la buscar as suas coisas..
  12.  # 13

Colocado por: dtandreamigo avisio que o nao quer la e que lhe da um mes para ele sair ja que ele nao paga o contrato fica anulado e fica assim com um contrato verbalmente que o avisou a sair de da sua casa por ele nao pagar a renda e que ainda lhe deu um mes para ele se fazer a vida para arranjar outro sitio..se ele nao o fizer va la e arrombe as fexaduras e meta la umas novas...era bom que ele nao tivesse la claro..depois avisava o que mudou as fexaduras para ir la buscar as suas coisas..

se lá estiver ainda melhor
    faz barulho dá umas tacadas na porta sem a abrir, e obriga o tipo a chamar a policia
    ou a fazer o que ele quiser claro que tem que ter força para o enfrentar ou levar ajuda

Meta medo no corpo do sujeito, quanto mais melhor.
  13.  # 14

Voces são mais ciganos que eu..LOL

Mas é um caso a pensar, tenho é que levar as pessoas certas, porque aquele gajo não é de brincadeiras.
  14.  # 15

Colocado por: zanguiefVoces são mais ciganos que eu..LOL

Mas é um caso a pensar, tenho é que levar as pessoas certas, porque aquele gajo não é de brincadeiras.

Ciganos!!!!
    antes pondere bem as razões e motivos
    já aqui disseram também como fazer as coisa legalmente

se os contadores de agua e luz estiverem em seu nome
    não á nada que o impeça de os mandar cortar ou mesmo retira-los
    com o gás a mesma coisa
    se a razão está do seu lado terá sempre solução.
  15.  # 16

Colocado por: king25
    Ciganos!!!!
    antes pondere bem as razões e motivos
    já aqui disseram também como fazer as coisa legalmente

se os contadores de agua e luz estiverem em seu nome
    não á nada que o impeça de os mandar cortar ou mesmo retira-los
    com o gás a mesma coisa
    se a razão está do seu lado terá sempre solução.

Exacto, eu só não quero é perder a razão legalmente, mas a minha situação está complicada, pois andam a aparecer contas para pagar, e o dinheiro não o vejo.
    A luz, água e gás esta no nome dele. Mas agr lembrei-me que posso entrar no prédio e partir qualquer coisa no contador, para ele ter que arranjar.

Outra ideia que me surgiu, foi entrar no prédio a meio da noite e cravar um machado na porta e deixava um papel por baixo da porta a ameaçá-lo de morte. A dizer que sabia bem o que ele tinha feito e que já sabia onde ele morava para o poder matar. Juntamente dizia no papel o nome dele, ou metia umas fotos dele, para ele ver que era mesmo a ele que o querem matar.
    Pode ser que ele fique com medo e fuja da cidade.

O meu medo é ser apanhado a fazer isso. Visto que o apartamento fica no 3º andar e não tem elevador.lol
  16.  # 17

Colocado por: zanguief

Exacto, eu só não quero é perder a razão legalmente, mas a minha situação está complicada, pois andam a aparecer contas para pagar, e o dinheiro não o vejo.
    A luz, água e gás esta no nome dele. Mas agr lembrei-me que posso entrar no prédio e partir qualquer coisa no contador, para ele ter que arranjar.

Outra ideia que me surgiu, foi entrar no prédio a meio da noite e cravar um machado na porta e deixava um papel por baixo da porta a ameaçá-lo de morte. A dizer que sabia bem o que ele tinha feito e que já sabia onde ele morava para o poder matar. Juntamente dizia no papel o nome dele, ou metia umas fotos dele, para ele ver que era mesmo a ele que o querem matar.
    Pode ser que ele fique com medo e fuja da cidade.

O meu medo é ser apanhado a fazer isso. Visto que o apartamento fica no 3º andar e não tem elevador.lol

É Pá não se meta nisso.
  17.  # 18

ja andas a ver muitos filmes de terror
  18.  # 19

Essa ideia do machado é um pouco... drástica. Para não falar no facto de o poder meter em sarilhos, ele pode chamar a polícia e acusá-lo de ameaças à integridade física (é crime, sabia?)! Ainda o prendem a si!
    O ideal seria enveredar pela solução legal, de forma a não perder a razão, mas se não tem disponibilidade financeira ou de tempo há outras hipóteses mais subtis (e que deixam menos provas do que um machado cravado na porta!)
    Por exemplo, pode pedir a dois amigos seus assim grandotes e com ar de maus que interpelem o sujeito na rua e que, de forma educada, lhe mandem umas quantas indirectas acerca de como é errado não pagar as rendas e acerca de como existem coisas mais importantes na vida, como a saúde.. Certifique-se que eles são educados e que não fazem nada ao caloteiro.
    Pode ser que ele perceba a dica.. Se não esses amigos grandotes podem ir fazendo umas aparições (sempre subtis) na vizinhança..

Volto a frisar que deve optar pela solução legal. E se optar por outras vias lembre-se sempre que se perder a cabeça e fizer algo drástico (como ameaças de morte) pode ter de sofrer as consequências e passar de vítima a arguido..
  19.  # 20

Ouçam lá...
    Isto é um Forum para ajudar as pessoas a solucionar problemas, ou um Forum para ajudar as pessoas a ARRANJAR problemas?!?

Arrombar portas, invadir a casa, ameaçar de morte, cortar os abastecimentos de água, etc.,?!? Está tudo maluco?

Leiam o que o FD escreveu lá em cima !!
    E, se precisarem de um advogado para se aconselharem, lembrem-se que uma consulta custa uns 75euros.
    E caso não os tenham há muitas Juntas de Freguesia que têm apoio jurídico gratuito.

0.0181 seg. NEW