Boa noite. Tenho uma parede redonda na sala que gostaria de substituir por uma direita com portas de vidro. Acontece que acharam uma viga que dizem ser estruturante e que não se pode mexer. Não sou engenheira nem tenho tais pretensões, mas vi um programa de remodelações americano em que acharam uma parede mestra e que disseram que tinham de construir outra primeiro antes de deitar a tal parede estruturante abaixo
Meta aqui uma planta. É um apartamento ou moradia? Quantos pisos tem por cima?
Subsituir paredes-mestras por vigas é o pão-nosso. Substituir uma viga é mais complicado (complicado = caro!). (E...afinal é viga ou "parede estruturante"?)
Por vezes, apesar de não ser impossível (por exemplo: inverter a viga), torna-se inviável por que teria de se partir o piso superior (e, por exemplo, o vizinho de cima não gostar da ideia)...
Isto pode até ser mais uma questão de Arquitectura (interiores) do que de Engenharia... já falou com um Arquitecto?
Acho que sem ver o projecto de estabilidade não é possível dar uma opinião concreta. Em todo o caso, pelo que afirma parece tratar-se de uma parede exterior e é natural que por cima esteja uma viga. Teóricamente (quase) tudo é possível, o problema são os encargos que isso pode trazer. O melhor será talvez consultar um técnico de estruturas, mostre-lhe o projecto e o local.